Última alteração: 2019-04-08
Resumo
Este estudo teve como objetivo acompanhar a apropriação e a elaboração das estratégias de uso das metodologias ativas vinculadas às tecnologias digitais por discentes de um curso de pedagogia na disciplina de práticas educativas com tecnologias. Trata-se de um estudo de caso, com base na observação participante e nos materiais produzidos pelos estudantes para coleta de dados. Estes foram agrupados de acordo com temas correlatos para organização de categorias de análise: aprendizagem baseada em projetos 8%, sala de aula invertida 8% e aprendizagem baseada em simulação foi empregada em 8% dos trabalhos; aprendizagem mediada por problemas foi utilizada em 17%, estratégias de jogos em 25% dos projetos e aprendizagem baseada em problema em 33%, sendo a escolha da maioria dos projetos. Observou-se que as atividades da disciplina alcançaram o objetivo ao fomentar aplicação de novas possibilidades para se trabalhar a educação mediada por tecnologias em contextos diversificados e turmas com diferentes perfis. No entanto, o ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi que, apesar das tecnologias digitais utilizadas, em sua maioria, fazerem parte do cotidiano dos estudantes, estes não relacionaram espontaneamente sua aplicação às suas práticas educativas.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino. Tecnologias digitais. Inovação pedagógica. Formação de Professores.