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Despertar para as línguas sul-americanas: as experiências do Projeto Guaranet
Fernanda Felix

Última alteração: 2019-08-23

Resumo


Este artigo apresenta as incidências e os impactos de uma experiência em intercompreensão realizada a partir do interesse em investigar as relações existentes e possíveis entre falantes de três línguas de grande relevância na América do Sul: Guarani, Português e Espanhol. O Projeto Guaranet – como fora intitulada a pesquisa foco desta comunicação – objetivou promover encontros presenciais na Escola Professor Mario Brandão Teixeira Braga, em Piraquara, ao Sul do Brasil, e encontros virtuais na extinta plataforma pedagógica Galanet, em que 14 alunos e professores, falantes de pelo menos uma das línguas em questão, buscassem refletir sobre suas próprias línguas e suas próprias habilidades linguísticas, sobre seus papéis como falantes em contato, sobre o compartilhamento lexical e cultural entre essas línguas-culturas, sobre as dinâmicas históricas entre elas e também sobre pluralidade linguística e monolinguismo no Brasil (FELIX, 2016).

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