SISTEMA ONLINE DE ACOMPANHAMENTO DE CONGRESSOS, Congresso Internacional DIPROling 2018

Tamanho da fonte: 
Pessoas e línguas estrangeiras: um desafio atrativo para alunos do Ensino Fundamental
Érica Sarsur Câmara

Última alteração: 2019-07-27

Resumo


O Projeto “Ler o mundo” é desenvolvido em uma escola municipal de uma região socioeconomicamente desfavorecida de Belo Horizonte com alunos de 12-15 anos. Em 2017, quatro jovens franceses fizeram parte do cotidiano escolar durante dois meses. Com o respaldo das Abordagens Plurais, os alunos leram, em francês, a proposta do intercâmbio cultural. Antes da chegada dos jovens, os alunos temiam não conseguir se comunicar. Tinham a expectativa positiva de conhecê-los e aprender sua língua. Os jovens franceses ministraram aulas de língua e cultura francesa, em francês; os alunos ministraram aulas de língua e cultura brasileiras para os franceses. Os alunos se empenharam e realizaram satisfatoriamente todas as tarefas propostas. Eles também se esforçaram para estabelecer a comunicação com os jovens franceses. Estratégias de intercompreensão foram utilizadas nesses momentos. Houve clara transformação na autoimagem dos alunos, que se mostraram mais confiantes para interagir com os franceses.

Texto completo: PDF