SISTEMA ONLINE DE ACOMPANHAMENTO DE CONGRESSOS, Congresso Internacional DIPROling 2018

Tamanho da fonte: 
(Im)possibilidades existem? Explorando a produção e adaptação de materiais didáticos dentro do “Projeto UNISALE Parceria Universidade – Escola”
Isabela de Oliveira Campos, Lídia das Chagas Pedro

Última alteração: 2019-07-28

Resumo


O presente trabalho tem como propósito analisar a produção e adaptação de material didático em língua inglesa (LI) por meio do projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade – Escola”. O trabalho em questão foi desenvolvido através de uma parceria entre uma pesquisadora mestranda e uma professora de LI de uma escola da rede pública de Belo Horizonte com duração de seis meses, de abril a outubro de 2018. Buscamos compreender o processo de produção e adaptação de material didático dentro da parceria e suas (im)possibilidades. Baseamos-nos em pressupostos teóricos da parceria universidade – escola, da linguística aplicada crítica e da (re)elaboração de materiais didáticos. De cunho qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa-ação colaborativa e a coleta de dados foi feita por meio dos materiais didáticos desenvolvidos e adaptados e as análises pautadas nos pressupostos teóricos. Resultados indicam que a (re)elaboração de materiais para atender às demandas do contexto é possível e a parceria universidade – escola pode vir a ser uma grande aliada.

Texto completo: PDF