SISTEMA ONLINE DE ACOMPANHAMENTO DE CONGRESSOS, Congresso Internacional DIPROling 2018

Tamanho da fonte: 
Imagens da Língua Portuguesa e da Brasilidade em contextos de transmissão não-formal da Língua de Herança: o caso do dispositivo didático “Mala de Herança” em Munique
Juliane Pereira da Costa Wätzold, Silvia Melo-Pfeifer

Última alteração: 2019-07-28

Resumo


Esta contribuição analisa as imagens do português e da brasilidade de crianças, jovens e pais envolvidos na transmissão não-formal desta língua em contexto alemão, através do dispositivo didático “Mala de Herança”. Adicionalmente, analisam-se as representações visuais da língua e da cultura nos logotipos de diferentes iniciativas nacionais relacionadas com o mesmo dispositivo.  Com base em análise de conteúdo de entrevistas e de focus group com os atores envolvidos e de análise multimodal dos logotipos, comparamos as imagens da língua e da brasilidade, de forma a compreender as aproximações e os afastamentos nos discursos dos pais e dos seus filhos, por um lado, e na concepção da “Mala de Herança” como dispositivo didático de intervenção junto das comunidades brasileiras no estrangeiro, por outro.

Texto completo: PDF