##schedConf.presentations##


Last name A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z All
##track.track##:
 
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO
Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura
AS CARTAS DE TSUJI: UM ROMANCE PARA INSPIRAR O EMPREENDEDORISMO
Rochel Montero Lago, Lílian Barros Pereira Campos
A RADIOFUSÃO COMO ELEMENTO DE AVALIAÇÃO EM DISCIPLINA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Bruna Antonia Melchiades Bretz, Bruna Ferreira Pereira, Ranier Chaves Figueiredo, Matheus Anchieta Ramirez
ELABORAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO SUPERIOR SOBRE MATEMÁTICA E ARTE
Edilson dos Passos Neri Junior, Cristina Lúcia Dias Vaz
ESCAMBO DE HABILIDADES
Renata Loyola
METALINGUAGEM GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ON-LINE "OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS"
Ana Paula Cordeiro Pereira, Francine Souza Andrade, Luana Lopes Amaral, Marilane de Abreu Lima Miranda, Shirlene Ferreira Coelho
VISUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: O CASO DA OFICINA INTEGRADA DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO - PROBLEMAS DE PARCELAMENTO DO SOLO E ASSENTAMENTOS HABITACIONAIS
Thiago Alfenas Fialho, Roberto Eustaáquio dos Santos
VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: APRENDENDO E ENSINANDO
Agnes Kiesling Casali, Patrícia Silva Costa, Luísa Lemos Santos
VIDEOTECA VIRTUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DE TELEODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, William Soares Campos, Maria Inês Barreiros Senna, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Simone Dutra Lucas
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: AMBIENTE REALPTL
Daniervelin Renata Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Joyce Fettermann, Elaine Teixeira da Silva
INDICATRIZES ÓPTICAS: REPRESENTAÇÃO DE MODELOS DE ELIPSOIDES ÓTICOS IMPRESSOS EM 3D PARA USO NO ENSINO DE MINERALOGIA ÓPTICA
Jefferson Ferreira Silva
PROPOSTA DE UMA DISCIPLINA DINÂMICA OPTATIVA “PRATICANDO CIÊNCIAS” PARA OS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA UFMG
Renata Labanca
INTERAÇÕES DIDÁTICAS E MULTIDISCIPLINARES NA AUTOMAÇÃO DE PLANTAS DIDÁTICAS COMO ENGAJAMENTO DE ALUNOS NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Márcio Luiz Assunção, Matheus Bonavite dos Reis Cardoso, Mateus Talouis Braga
APRENDIZAGEM POR DESAFIOS
Maick Heris Amaral Ferreira, Isabel Cristiane Kuniyoshi, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Eloá Aguiar Gazola
USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Matheus França Perazzo, Ricardo Gomez, Carolina Gomes, Isabela Pordeus, Andrea Vargas, Maria Esperanza Cortés, Maria Inês Senna, Raquel Ferreira
KIT ÁGUAS NA CIDADE: GUIA PARA INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA ÁGUA NUMA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE SEU RELEVO
Roberto Eustaaquio dos Santos, Juliana de Barros Alves, Marina Moraes Fusco Nogueira
ENSINANDO PARA APRENDER: PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE
Pollyana Ruggio Tristão Borges, Carolina Marques Andrade, Daniela Virgínia Vaz
METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: INOVAÇÃO NAS MONITORIAS
Caíque Constancio Miranda, Renato Guimarães Varges, Tânia Afonso Chaves, Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa, Natália Lopes Pontes Póvoa Iorio
UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA
André Demambre Bacchi
UTILIZAÇÃO DE ENIGMAS DE RACIOCÍNIO LATERAL NO ENSINO DE FARMACOLOGIA
André Demambre Bacchi
PRÁTICAS DECLARADAS INOVADORAS POR PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Rayanne Angela Albuquerque dos Santos
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EM NUVEM: UMA EXPERIÊNCIA COM NUVENS DE PALAVRAS NO ESTUDO DO DIREITO AMBIENTAL
Arthur Emanuel Leal Abreu, Flávia de Sousa Marchezini
INOVAÇÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMG: RELATOS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
Durcelina Ereni ereni arruda, Márcia dos Santos Pereira
O ENTUSIASMO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Sonia Carvalho Leme Moura Véras, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Simone Maria Araújo Monteiro
AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/BRASIL
Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiago, Daniela Quadros Azevedo
POSSIBILIDADES DE USO DAS TDICs NO ENSINO SUPERIOR: DOCENTE É SÓ IMIGRANTE DIGITAL E ESTUDANTE É SÓ NATIVO DIGITAL?
Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni, Simone Torres de Lima Bernardino, Maria José Batista Pinto Flores
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Nathalia Monique Mesquita Mendes, Claudia Naves David Amorim
JOGO DO MAPA METABÓLICO: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOQÚIMICA
Natália Tomich Paiva Miranda, Roberta Mendes von Randow, Andréia Almeida Mendes
A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DO DIRETÓRIO CIENTÍFICO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DENTRO DO CAMPO ACADÊMICO
Yuri de Castro Machado, Bernardo Soares Lacchini, Pedro Henrique Rocha Caldeira, Carmem Lage Vieira
NEUROCIÊNCIAS NA ESCOLA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM
Raphael Júnio De Carvalho Ferraz, Juliana Carvalho Tavares
A AVALIAÇÃO POR PARES SOB A PERSPECTIVA DISCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leidiane Jacira de Oliveira Santos, Rafael Sikva Costa, Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, Victor Daniel de Oliveira e Silva
EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO PRESENCIAL DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL.
Alessandro Caldeira Alves
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR SOBRE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Daniel Zonzini Voltan
O ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
Karina de Oliveira Santos Cordeiro
CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto, Mariana Lima Vilela
CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO TÓPICOS EM EPILEPSIA PARA A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EPILEPSIA
Juliana Carvalho Tavares, Maura Regina Vilela, Lediane de Almeida Costa
METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA
Elizandra Cananéa Elias, Ana Lúcia Guimarães, Vinicius Machado de Oliveira
ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG
Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG)
Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura
A REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO AO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Thaís Horta Álvares da Silva, Leiliane Coelho André, Cristina Duarte Vianna-Soares, Priscila Alves de Vasconcelos
EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DISCUTINDO O USO DE ANIMAIS VIVOS E VIRTUAIS NO ENSINO DE PSICOLOGIA
Hebert Gonçalves Straehl
CONHECIMENTO, COGNIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES ONTOLÓGICAS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO CIENTÍFICO
Túlio Silva de Paula
VIVÊNCIA DE GRADUANDOS DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE E SUAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA ATUAR NA SAÚDE
André Luiz Almeida Damaso, Pedro Henrique Paschoal dos Santos, Maíra Pinto Laporte, Juliana do Carmo Reis, Pricila Cristina Correa Ribeiro
A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA
Lúcia Helena Costa Braz, Gustavo Teixeira de Castro, Roger Santos Ferreira
LITERATURA SOB A INTERFACE DIGITAL: EBOOK LITERÁRIO
Luciano Magno Rocha, Leticia da Silva Zarbietti, Lidia Maria Nazare Alves
CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR ALIADA À SALA DE AULA INVERTIDA E AO PBL
Bruna Lyra Duque, Arthur Emanuel Leal Abreu
A SOCIDEDADE DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG): SUA ATUAÇÃO E SEU NOVO PROJETO DE EXTENSÃO
Bernardo Soares Lacchini, Larissa Martins Silva, Filipe Dias Nassar Naback, Arthur Augusto Alcântara Venturini
A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS COM 100% DAS ATIVIDADES EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thales Reis Hannas, Anandy Kassis de Faria Alvim Hannas
Feira GastroUna - Metodologias Inovadoras no Ensino Superior
Rosilene Lima Campolina, Maria Marta Amancio Amorim
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR E RESGATAR ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ
Cristiane Norbiato Targa, Thais Gabrielle Serafim, Patrícia Oliveira
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR
Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO DA UFMG
Giordano Bruno Soares Roberto, Gustavo Duarte Vieira, Rafael Gonçalves Brandão de Almeida
SERELEPE: BRINQEDORIAS SONORAS E CÊNICAS
Eugênio Tadeu Pereira
O PAPEL DO PROFESSOR E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO
Ana Paula Gonçalves da Silva, Raquel Carvalho Menezes de Castro, Letícia da Silva Almeida, Michele Rocha Cortes Hazar, Tatiane Albuquerque de Oliveira Ferreira
PROPOSTA DE INOVAÇÕES E MELHORIAS DE ENSINO AO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta
ALUNOS E PROFESSORES COMO ATORES CENTRAIS: DISCUSSÕES E DIMENSÕES DAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO
Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Construção e apresentação do gênero artigo acadêmico para o ensino de gêneros textuais no ensino-aprendizagem
Cristina Mara França Pinto Fonseca, Vanessa Faria Viana, Ana Clara Vital da Silva
ENSINO EM PESQUISA: COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DE ENGENHARIA MECÂNICA
Fernando Coelho, Gilberto de Magalhães Bento Gonçalves
AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE DIREITO: UM ESTUDO À LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA E DA TAXONOMIA DE BLOOM
Priscila Frances Rios, Adriana Goulart de Sena Orsini
GLICODOMINANDO: MEMORIZANDO A GLICÓLISE BRINCANDO
Gabriella Candian Felix Teixeira, Silvia Carvalho, Paula Caputo Dutra de Oliveira, Igor Visconte Gonçalves, Andréia Laura Prates Rodrigues
EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS
Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes
SALA DE AULA INVERTIDA: DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Leonardo Henrique Sales, Anna Luiza Lemes Aleixo, Paula Debortoli Lages Matarelli
A FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO CURSO DE PÓS EM MÍDIAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DO CAMPUS IFTM UBERLANDIA CENTRO
Mara Rubia Aparecida da Silva
ENTRE LÍNGUA E CULTURA DE UM POVO ÉTNICO: O ENSINO DE YORUBÁ E UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Luana Carla Martins Campos Akinruli, Samuel Ayobami Akinruli
INTERFACES ENTRE O PROJETAR E O ENSINAR-APRENDER
Paula Barros
METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE COMPONENTES PARA FINS FILANTRÓPICOS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SOLDADORES LECIONADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta
FILOSOFIAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS: procedimentos de avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem
Fernanda Cilene Moreira de Meira
PARCERIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COM O DOCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Joe Campos Costa, Beatriz Cardoso Diniz, Luciene de Macedo Gomes Viana, Marcelo Wagner de Lima Souza, Gislaine do Rosario Pereira Nonato
CARTOGRAFIAS (AUTO)ETNOGRÁFICAS: MAPAS E MEMÓRIA(S) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO
Vinicius da Silva Lirio
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS GESTORES
Corina Alves Farinha
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE SALAS VIRTUAIS
Maria Auxiliadora Soares Padilha
CURTA O MINUTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO E INCLUSÃO CULTURAL ATRAVÉS DO CINEMA NA UNIVERSIDADE NOTURNA
Rodolfo Nazareth Junqueira Fonseca
COLETA, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Alessandra Cristine Novak Sydney
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA OFICINA INTEGRADORA DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS COM A CIÊNCIA DE ALIMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFMG
Renata Labanca
YOUTUBE APLICADO A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CANAIS EDUCATIVOS DA REDE
Rachel Bragança de Carvalho, Bárbara Aparecida Rocha, Allan Julio Santos, Ruan Soares Ribeiro
EXPERIÊNCIAS, RELAÇÕES: UMA ARTICULAÇÃO ENSINO-PESQUISA NA DISCIPLINA 'EDUCAÇÃO SUPERIOR' EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Igor Vinicius Lima Valentim, Simone Torres Evangelista
ENSINO, DIDÁTICA E DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO EXTENSIONISTA NO DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA
Karina Regalio Campagnoli, Denise Puglia Zanon, Viviane Aparecida Bagio
A LEITURA, A ESCRITA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NAS CIÊNCIAS EXATAS
Mário Fernandes Rodrigues, Jordan Wellington Rodrigues dos Santos, Rafaella Azevedo Aguiar, Ana Flávia Santos da Costa, Bianca Magalhães Benevides
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG
Nathany Kassia Morais, Natália Lelis Bittencourt, Gínia Cesar Bontempo, Isabela Berbert da Guia
INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOHISTÓRIA: O USO DO OBJETO GERADOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO EM SALA DE AULA
Gláucia Soares Barbosa, Luisa Teixeira Andrade Pinho
AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO
Eloa Aguiar Gazola, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Luiz Carlos Bianco, Maria Eliza Aguiar Silva, Suzana Schwerz Funghetto
APLICATIVO MOVEDO – PRÁTICA MUSICAL NA PEDAGOGIA KODÁLY
Walênia Silva, Roque Anderson Saldanha Teixeira, Fernanda Buére
A PARTICIPAÇÃO NO PIBID COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO
Karina de Oliveira Santos CORDEIRO
DA SALA À PRAÇA: A MOTIVAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Cláudio Márcio Magalhães
A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCIPLINA PESQUISA DE MERCADO
Marcos Silva Araújo, Akemi Alessi Ishihara, Júlio Alessi
ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Romulo Pereira Silva
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEMATIZAÇÃO
Rafaela Benatti Oliveira, Isabel Cristina Chagas Barbin, Henrique Salustiano Silva, Ana Carolina Castro, Márcia Cristina Aparecida Thomaz
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE: A FEIRA AGROECOLÓGICA RAÍZES DO CAMPO
Matheus Rodrigues Moreira, Vírginia de Lima Palhares
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS/AS ESTUDANTES
Vanessa Cappelle, Symaira Poliana Nonato, Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Emanuelle Arruda Narcizo
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE FORMADORES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Suzana Gonçalves Rodrigues, Simone Benck, Wélcio de Toledo, Daniela Silva
JOGOS METABÓLICOS
Andreia Laura Prates Rodrigues, Ana Paula Moreira, Paula Rhana, Jader dos Santos Cruz, Andrea Mara Macedo
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva
MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS
Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MODELO DE ENSINO
Silvia Cota Machado, Ivo Ramos
A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Loyane Cristine Cafieiro Monteiro, Weslei Antonio Vilela
O QUIZ DO BIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Denise Sande Santos, Danilo Sande Santos
REFLEXÕES DE ORIENTADORES DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG SOBRE VIVÊNCIAS NOS TEMPOS ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR
Maria Márcia Martins Parreiras, Franciane Cristina Toledo Duarte, Ellen Vieira Santos, Leandro Antônio de Oliveira, Bruno César César de Resende
COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG
Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
MUDANÇA NO PERFIL DOS ESTUDANTES DE CURSOS SELETIVOS DA UFMG E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: INDICAÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA
Cláudio Marques Martins Nogueira, Bréscia França Nonato, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni
PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA
Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Brígida Dias Fernandes, Fernanda Ahnert da Silva, Yasmin Costa Barbosa Dias, Clarice Chemello
NORTEANDO PERCURSOS DE APRENDIZAGEM COM GUIAS DIDÁTICOS PARA EAD: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Rayanne Angela Albuquerque dos Santos, Patricia Carvalho Matias, Haíra Menezes Lopes, Maria Auxiliadora Soares Padilha
USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS DISCIPLINAS CDD E CDU DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Celsiane Aline Vieira Araújo, Maria de Fátima Ferreira Alves, Cíntia de Azevedo Lourenço, Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
O APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO MULTIMODAL NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DOS ALUNOS SURDOS EM UM CURSO EAD
Eva dos Reis Araújo Barbosa
QUO VADIS? OS DILEMAS DO ENSINO E DA PESQUISA RETRATADOS PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG
Bruna Pereira, Matheus Ramirez, Cláudio Paixão Anastácio de Paula
“NÃO ME PREOCUPA A NOTA, MAS O QUE APRENDO!!” ESTRATÉGIA COLABORATIVA DE VALORIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Carolina Calomeno
MACROLETRAMENTOS DIGITAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE INGLÊS
Elisa Mattos de Sá
ENSINO, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CIENTISTA POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
Joscimar Souza Silva
A PONTE E O CONCRETO COLORIDO COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS
Wildma Mesquita Silva, Viviane Carvalho Fernandes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Anderson Caetano Gusmão
PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO ONLINE DE MESTRADO: ALGUNS PONTOS DE DISCUSSÃO
Elisa Mattos de Sá
ENSINO DE LÓGICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL
Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage, Ana Paula Diniz Arruda, André Luiz Moura Júnior
EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA E SEUS IMPACTOS, NA PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO.
Rodrigo Baptista Séra, Ricardo Teixeira Veiga, Filipe Sacchetto de Castro Monteiro
A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO (A), NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
Humberto Rocha de Souza
O MAPA CONCEITUAL COMO UMA ATIVIDADE DIDÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Graciane Silva Bruzinga Borges, Eliúde Oliveira Leal, Célia da Consolação Dias, Gercina Ângela de Lima
FONOAUDICIONÁRIO: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO DE VOCÁBULOS TÉCNICOS PARA A FONOAUDIOLOGIA
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi
A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS ATIVIDADES PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Alvaro Aparecido Alves Augsten, Cláudia Staling Bosco, Grazielle Dias da Silva
PLÁGIO NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE A INTEGRIDADE NA PESQUISA E A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
zélia Pires Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Pimenta Arruda
O GRUPO DE PESQUISA LATACI®: PESQUISA-EXTENSÃO-ENSINO
Max Cirino de Mattos, Mário Sérgio Teixeira Marques, Íris Barbosa Goulart, Rafael Oliveira de Ávila
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MONITORIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG: RELATÓRIO PRELIMINAR E PROPOSTA DE TRABALHO
André Almeida Gonçalves, Lucas Martins da Silva, Luiz Filipe da Silva, Victória Veloso Faraco