##schedConf.presentations##


Last name A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z All
##track.track##:
 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: conflitos e propostas
Ramon Paes Guimarães
BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA: do lúdico a consolidação do conhecimento através de jogos interativos
Glayson Pereira Vitor, Rafaela Reis da Silva
MINIPROJETO JÚRI SIMULADO: os discentes como protagonistas no processo de ensino utilizando gêneros diferenciados
Ana Clara Vital da Silva, Thays Santos de Faria, Taíse Cândida De Andrade Silva, VANESSA FARIA VIANA
O WORD CAFÉ COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Lissandra Lopes Coelho Rocha, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Viviane Carvalho Fernandes
JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA PATOLOGIA GERAL
John Lennon Paiva de Paiva Coimbra, Luiza Conceição Amorim Martins
TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NA UNIVERSIDADE: uma proposta de acessibilidade comunicacional
Marcelo Wagner de lima e souza, Ramon Giffoni Rodrigues, Raphael Ferreira Ribeiro
O USO DO PADLET EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: letramentos digitais, formação docente e habilidades orais e escritas em espanhol
Elisa Mattos, Micaela Echenique, Nivia Aniele-Oliveira
FORMAÇÃO DO AGIR DOCENTE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APOIADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins
JÚRI SIMULADO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Rosângela Minardi Mitre Cotta, Emily de Souza Ferreira, João Vitor Andrade
URBANIDADES - INTERVENÇÕES NA CIDADE: Entre a universidade e as ruas
Marcelo Eduardo Rocco Gasperi
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: articulação universidade-escola
Gabriela Pontes Cardoso, Divina Lúcia de Souza Medeiros Neder, Marcelo Rodrigues Batista, Adriana de Souza Medeiros Batista
O REGISTRO POÉTICO E O PROTAGONISMO DAS ESTUDANTES: experiência formativa no curso de pedagogia
Raul Cabral França, Ana Maria Falcão de Aragão
TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL EM FOCO: uma pesquisa no portal de busca La Referencia
Jonatha Maximiniano do Carmo, Andrea Peliccioni Sobreiro, Aretha Campos do Carmo
TÓPICOS IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA SURDOCEGUEIRA: uma pesquisa através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Andréa Peliccioni Sobreiro, Jonatha Maximiniano do Carmo, Aretha Campos do Carmo
IMERSIDÃO: exercício de imagens da Psicologia no Direito
Lisandra Espíndula Moreira, Julia Somberg Alves, Gabriela Souza Conrado
O PAPEL DOS ESPAÇOS INOVADORES: um relato de experiência
Aleksandra Sliwowska Bartsch, Ronaldo Curi Gismondi, Jardelino Menegat
MÉTODO TREZENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Luciane Rodrigues Portugal, Otávio Gomes de Oliveira
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: relato de experiência
Izabella Barberato Silva Antonelli, Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes, Jakeline Silva Santos
ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE ARTE-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO SÓCIO-ESPACIAL COTIDIANO
Hélio Passos, Ana Baltazar
MODIFICAÇÕES NAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SUJEITO DE UMA PESQUISA SOBRE ENSINO DE PATOLOGIA GERAL.
Reane Fonseca Martins, Luciana Moro
ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR
Eliene Nery Santana Enes, Renata Greco de Oliveira
A IMPORTÂCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
Natália Tomich Paiva Miranda, Emanuele Gama Dutra Costa, Ríudo de Paiva Ferreira, Soraia Ferreira Caetano de carvalho
PERFIL PROFISSIONAL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS/PROFUNCIONÁRIO EM MONTES CLAROS/MG
Fernanda Gomes da Silva, Meyre Caroba da Silva
ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL EM IMUNOLOGIA SOBRE O SISTEMA DO COMPLEMENTO PARA ENSINO SUPERIOR: relato da construção da sequência didática
Paula Seixas Mello, Caio Cotta Natale, Leda Quercia Vieira, Daniel Manzoni-de-Almeida
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS SOBRE A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DO PAÍS, 1998 A 2017
Bárbara Michelle Evangelista, Marcelo Oliveira, Giovanni Campos Fonseca
A FORMAÇÃO DO GRADUANDO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM EQUIPES
Vitor Buxbaum Orlandi, Mirella Moro, Juliane Corrêa
O ERRO ENQUANTO MOTOR PROPULSOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROJETO
Paula Barros
O USO DO SOFTWARE VIDEOSCRIBE PARA A ELABORAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS
Lorena Andrade Costa, Erika Abreu Pereira, Deise Kinsk Reis Silva, Durcelina Pimenta Arruda
ESCREVENDO DE FORMA INTRODUTÓRIA SOBRE O ESTUDO DO DIREITO: uma abordagem interdisciplinar alinhada à metodologia PBL
Camila Braga Correa
NINGUÉM FORMA SOZINHO: Um estudo piloto sobre causas e soluções para a alta reprovação na disciplina de Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares na Universidade Federal de Minas Gerais
Igor Pereira Gomes, Ludymilla Moreira Morais
O PERCURSO DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DA UFMG: Uma abordagem das opções de atividades acadêmicas em um curso de graduação interdisciplinar com flexibilidade curricular
Ely Bergo de Carvalho, Richard Hatakeyama, Nayara Cristine Carneiro do Carmo
VÍDEOS EDUCACIONAIS E PODCASTS COMO RECURSOS NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso
Bárbara Amaral da Silva, Danielle Cristine Fullan, Giselle Aparecida da Luz, Maria Eduarda Gama Almeida
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA AULA DO FUTURO DOCENTE: análise e reflexão sobre inclusão na grade curricular dos cursos de pós-graduação de docência no ensino em saúde
Yara Silvia Marques de Melo ISSA
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: relatos de práticas na formação para a docência em curso de especialização em Salvador.
Emilene Moraes, Stela Baiao, Ana Paula Lima
JOGO PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE PROJETO INTEGRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Miguel Pacheco
METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO SUPERIOR
Solimar Garcia, Celia Braga Dalla, Alessandro Rossini
CARACTERISTICA DE UM PROFESSOR EFICAZ NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Pablo Henrique de Oliveira Queiroz, Victor Hugo Pereira
O MÉTODO 300 E O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: Aprendizagem colaborativa
Marcelo Costa Sr., Ronaldo Brito Figueiredo, Alexsandra Machado Santos, Fabia Santos Marucci, Viviane Almeida Siqueira
USO DO PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Geane Alves Dutra, Wildma Mesquita Silva
FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA: apreensão de conteúdos a partir do Kahoot
Paula Batistello, Pedro Luiz Volkweis Filho
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA MULTIMODAIS NO CONTEXTO ACADÊMICO POR MEIO DA DISCIPLINA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marcelo de Castro, Eduardo Dias de Carvalho Filho, Marilane de Abreu Lima Miranda, Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco, Deisiane Ferreira Souza
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Whatsapp como possível ferramenta pedagógica Ensino Superior em Teatro
Cinara Xavier Batista de Oliveira Diniz, Mariana Lima Muniz
HIALOTECNIA E EXTENSÃO UNIVERSITARIA
Wladmir Teodoro SILVA
FICHA CATALOGRÁFICA DINÂMICA COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA
Graciane Silva Bruzinga Borges, Letícia dos Santos Miranda, Mariana Freitas Canielo de Carvalho, Celsiane Aline Vieira Araújo, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL: Relato de experiência sobre o envolvimento de professores e estudantes
Hernani Ciro Santana, Dayane Ferreira, Wildma Mesquita Silva
O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR ESTUDANTES DE FARMACOLOGIA DO ICB-UFMG: conclusões finais.
Ronniel Morais Albuquerque, Leandro Francisco Silva Bastos, Marcela de Oliveira Sá, Janetti Nogueira Francischi, Regina Maria De Marco Turchetti-Maia
A LINGUÍSTICA DE CORPUS NO ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA: experiências de uma disciplina de inglês para fins acadêmicos
Elisa Mattos de Sá
APRENDIZADO COOPERATIVO: Análise da percepção pelos alunos dos benefícios gerados pela Metodologia dos Trezentos
Rodrigo Linhares Lauria, Thaís Aline Lauria
ENSINO DA INTEGRAL DE CONVOLUÇÃO DE SINAIS BASEADO EM UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL
Michelle Lopes Reis, Natalia Lima de Oliveira, Daniel Felício de Novais
MÍDIAS SOCIAIS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA: Ensinando teoria e história como prática reflexiva e aplicada
Mariane Garcia Unanue, Flavia Moreira Pinheiro, Giovanni de Oliveira Vicente, Marcela Martins Cavalari Cardoso
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTÁBIL: Uma análise sob a psicologia da educação a luz das teorias de Piaget e Vygotsky
CICERO JOSÉ OLIVEIRA GUERRA, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA FRANCISCO, LEONARDO BARBOSA AMARAL
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: uma análise da produção acadêmica da UFMG
Fernanda Costa Silva, Letícia Jafar da Fonseca, Eliane Marina Palhares Guimarães, Dayane Alves Barbosa, Jordana Rabelo Soares
PROJETO APERFEIÇOAMENTO DA VOZ PROFISSIONAL: experiência de discentes do curso de Fonoaudiologia
Lucas de Oliveira Cunha, Cirley Novais Valente Júnior, Adriane Mesquita de Medeiros
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA ENGENHARIA: uma análise a partir de base de dados de acesso livre
Aretha Campos do Carmo, Edlaine Vaz de Andrade, Diego Silva Caldeira Rocha, Keyla C. N. Oliveira, Pedro Henrique Fonseca Pinto
REVISÃO DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE ESTUDOS REALIZADOS COM EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL, 1998 A 2017
Marcelo Oliveira Junior, Bárbara Michelle Pereira Evangelista, Giovanni Campos Fonseca
AUTONOMIA, CRIATIVIDADE E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO POR ESTUDANTES DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE: um relato de experiência
Glauce Dias da Costa, Cíntia Pereira Donateli, Rosângela Minardi Mitre Cotta
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: dificuldades, acertos e considerações
Sandson Barbosa Azevedo
AULAS DINÂMICAS PARA O ENSINO INTERATIVO: método e resultados de uma experiência de formação docente
Carlos Alberto Danon, Astério Ribeiro Pessoa Neto, Alzimária Ramos Pessoa, Heitor Cordeiro Fragoso, Suzeli Mauro
O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE POLÍTICAS DE SAÚDE E PLANEJAMENTO PARA O CURSO DE MEDICINA
Mariana Araújo Pena Bastos, Daniela Pena Moreira, Mariangela Leal Cherchiglia
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios e experiências para (re)inclusão de um aluno deficiente físico em uma instituição de ensino superior
Shirlei Moreira da Costa Faria, Sara Moura Martins, Sonia Maria Nunes Viana, Elizabeth Cristina Pereira Morbeck, Karla Rona da Silva
A FERRAMENTA FÓRUM NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE CRIATIVA E INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR: um relato de experiência
Árllon Chaves Lima, Andreza Jackson de Vasconcelos
APRENDIZAGEM BASEADA EM FILMES COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
Emily de Souza Ferreira, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Glauce Dias da Costa
SEMINÁRIO E AS INTERFACES COM A ARTE: estratégia de avaliação na formação do enfermeiro
Valquíria Dos Santos Pinto, Hérica Pinheiro Corrêa, Carla Aparecida Spagnol
A TRAJETÓRIA DO PROJETO DESMISTIFICANDO O MEU CORPO: NAS INTERFACES DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Camila Fortes Dossi, Patrício Santos Freitas, Fabiana Aparecida da Silva
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: divulgação e análise documental
Marcelo Pereira Rizzi, Keli Cristina Conti, Vanília Soares Santos
VÍDEOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO: Estações de tratamento de esgoto
Daniel Henrique Carneiro Salim, Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Ayana Lemos Emrich, Livia Cristina Silva Lobato, Izabel Cristina Chiodi de Freitas, Carlos Augusto Chernicharo
RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL ILUSTRADO COM HIPERLINKS PARA O ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS VOLTADO A PRÁTICA DA FONOAUDIOLOGIA
Lin Shr Uen, Caroline Fernandes-Santos
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NÃO NUTRICIONISTAS: coordenação de grupos educativos com conteúdo de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde
Ana Maria Cervato-Mancuso, Fernanda Werbicky de Carvalho-Gebran, Kellem Vincha
A TELENFERMAGEM NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTERATIVAS
Aline Karla de Araújo Batista, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Eliane Marina Palhares Guimarães, Luiz Felipe da silva, Raphael Magalhães
SISTEMATIZANDO AS HABILIDADES DO ENGENHEIRO: Aulas práticas com roteiro único
Antônio Carlos de Andrade, Júlio Cesar Costa Campos, Valter José Alves da Rocha
MODELO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO HUMANO: Didática em ação
Letícia Carla Fernandes Cunha, Jessica Luiza Pereira Santos, Renan Alves Resende, Daniela Virgínia Vaz, Susan Martins Lage
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O USO DO EDMODO NA DISCIPLINA DE NEUROCIÊNCIAS
Caroline Fernandes-Santos
O DIREITO DO TRABALHO PELA LENTE E MENTE DOS ESTUDANTES: acesso à justiça e novos recursos educacionais na formação jurídica e acadêmica
Adriana Goulart de Sena Orsini, Elaine Cristina da Silva, Lucas Jerônimo Ribeiro da Silva, Pedro Doshikazu Pianchão Aihara, Priscila Frances Uedlih Rios
APRENDIZAGEM ATIVA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES: Ensino da Construção Enxuta
Luane Assunção Paiva Melo, Weslley Eunathan Fernandes Lima, Reymard Sávio Sampaio de MElo
O ENSINO EXITOSO DA LIBRAS COMO L2 ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: uma forma confortável, metodológica e acessível de aprendizado
Antônio Marcondes Araújo
A METODOLOGIA ATIVA WORLD CAFÉ NO CURSO DE GRADUAÇÃO E MEDICINA: fomentando as discussões em Políticas de Saúde
Thais Piazza, Stephanie Marques M. F. Belga, Lidyane Camelo, Luciana Braga
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO SIMULADO NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR
Kisna Yasmin Andrade Alves, Angélica Teresa Nascimento de Medeiros, Fernanda Julyanna Silva dos Santos, Sheyla Gomes Pereira de Almeida
O USO DO PORTFÓLIO COMO COMPONENTE CONSTITUTIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CAMPEONATO DE ROBÓTICA: estimulando um olhar crítico e reflexivo dos discentes
Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Ana Paula Diniz Arruda, Agnaldo Lopes Martins, André Luiz Moura Júnior
ESTRELANDO PROTAGONISMO DISCENTE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi, Rafaela Carolina Lopez Silva
LINGUAGEM DO AFETO: a troca de mensagens e reforços positivos nas atividades de estágio supervisionado de Fonoaudiologia
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA MULTIDIMENSIONAL: a elaboração da trilha de aprendizagem
Fernanda Moura Vargas Dias, Patrícia Pio Fernandes Bregonsi, Thainan Pabro Badaró Sarmento
QUANDO SE APRENDE AO ENSINAR: uma experiência de alunos do curso de fisioterapia
Valéria Andrade Pinto, Igor Urbano, Ricardo Takahashi, Daniela Vaz
1000 FUTUROS CIENTISTAS: experimentando ciências nos laboratórios do Departamento de Química da UFMG
Mirra Angelina Neres da Silva, Juliana Alves dos Santos Oliveira, Rita de Cássia Oliveira Sebastião, Karen Monique Nunes
Memorial de um amigo
Camila Ribeiro de Almeida Rezende