AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: conflitos e propostas | |
Ramon Paes Guimarães |
BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA: do lúdico a consolidação do conhecimento através de jogos interativos | |
Glayson Pereira Vitor, Rafaela Reis da Silva |
MINIPROJETO JÚRI SIMULADO: os discentes como protagonistas no processo de ensino utilizando gêneros diferenciados | |
Ana Clara Vital da Silva, Thays Santos de Faria, Taíse Cândida De Andrade Silva, VANESSA FARIA VIANA |
O WORD CAFÉ COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL | |
Lissandra Lopes Coelho Rocha, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Viviane Carvalho Fernandes |
JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA PATOLOGIA GERAL | |
John Lennon Paiva de Paiva Coimbra, Luiza Conceição Amorim Martins |
TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NA UNIVERSIDADE: uma proposta de acessibilidade comunicacional | |
Marcelo Wagner de lima e souza, Ramon Giffoni Rodrigues, Raphael Ferreira Ribeiro |
O USO DO PADLET EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: letramentos digitais, formação docente e habilidades orais e escritas em espanhol | |
Elisa Mattos, Micaela Echenique, Nivia Aniele-Oliveira |
FORMAÇÃO DO AGIR DOCENTE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APOIADAS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Estela Aparecida Oliveira Vieira, Ronei Ximenes Martins |
JÚRI SIMULADO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO | |
Rosângela Minardi Mitre Cotta, Emily de Souza Ferreira, João Vitor Andrade |
URBANIDADES - INTERVENÇÕES NA CIDADE: Entre a universidade e as ruas | |
Marcelo Eduardo Rocco Gasperi |
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: articulação universidade-escola | |
Gabriela Pontes Cardoso, Divina Lúcia de Souza Medeiros Neder, Marcelo Rodrigues Batista, Adriana de Souza Medeiros Batista |
O REGISTRO POÉTICO E O PROTAGONISMO DAS ESTUDANTES: experiência formativa no curso de pedagogia | |
Raul Cabral França, Ana Maria Falcão de Aragão |
TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL EM FOCO: uma pesquisa no portal de busca La Referencia | |
Jonatha Maximiniano do Carmo, Andrea Peliccioni Sobreiro, Aretha Campos do Carmo |
TÓPICOS IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA SURDOCEGUEIRA: uma pesquisa através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações | |
Andréa Peliccioni Sobreiro, Jonatha Maximiniano do Carmo, Aretha Campos do Carmo |
IMERSIDÃO: exercício de imagens da Psicologia no Direito | |
Lisandra Espíndula Moreira, Julia Somberg Alves, Gabriela Souza Conrado |
O PAPEL DOS ESPAÇOS INOVADORES: um relato de experiência | |
Aleksandra Sliwowska Bartsch, Ronaldo Curi Gismondi, Jardelino Menegat |
MÉTODO TREZENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Luciane Rodrigues Portugal, Otávio Gomes de Oliveira |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: relato de experiência | |
Izabella Barberato Silva Antonelli, Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes, Jakeline Silva Santos |
ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE ARTE-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO SÓCIO-ESPACIAL COTIDIANO | |
Hélio Passos, Ana Baltazar |
MODIFICAÇÕES NAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SUJEITO DE UMA PESQUISA SOBRE ENSINO DE PATOLOGIA GERAL. | |
Reane Fonseca Martins, Luciana Moro |
ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR | |
Eliene Nery Santana Enes, Renata Greco de Oliveira |
A IMPORTÂCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS | |
Natália Tomich Paiva Miranda, Emanuele Gama Dutra Costa, Ríudo de Paiva Ferreira, Soraia Ferreira Caetano de carvalho |
PERFIL PROFISSIONAL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS/PROFUNCIONÁRIO EM MONTES CLAROS/MG | |
Fernanda Gomes da Silva, Meyre Caroba da Silva |
ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA EXPERIMENTAL EM IMUNOLOGIA SOBRE O SISTEMA DO COMPLEMENTO PARA ENSINO SUPERIOR: relato da construção da sequência didática | |
Paula Seixas Mello, Caio Cotta Natale, Leda Quercia Vieira, Daniel Manzoni-de-Almeida |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS SOBRE A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DO PAÍS, 1998 A 2017 | |
Bárbara Michelle Evangelista, Marcelo Oliveira, Giovanni Campos Fonseca |
A FORMAÇÃO DO GRADUANDO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM EQUIPES | |
Vitor Buxbaum Orlandi, Mirella Moro, Juliane Corrêa |
O ERRO ENQUANTO MOTOR PROPULSOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROJETO | |
Paula Barros |
O USO DO SOFTWARE VIDEOSCRIBE PARA A ELABORAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS | |
Lorena Andrade Costa, Erika Abreu Pereira, Deise Kinsk Reis Silva, Durcelina Pimenta Arruda |
ESCREVENDO DE FORMA INTRODUTÓRIA SOBRE O ESTUDO DO DIREITO: uma abordagem interdisciplinar alinhada à metodologia PBL | |
Camila Braga Correa |
O PERCURSO DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DA UFMG: Uma abordagem das opções de atividades acadêmicas em um curso de graduação interdisciplinar com flexibilidade curricular | |
Ely Bergo de Carvalho, Richard Hatakeyama, Nayara Cristine Carneiro do Carmo |
VÍDEOS EDUCACIONAIS E PODCASTS COMO RECURSOS NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso | |
Bárbara Amaral da Silva, Danielle Cristine Fullan, Giselle Aparecida da Luz, Maria Eduarda Gama Almeida |
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA AULA DO FUTURO DOCENTE: análise e reflexão sobre inclusão na grade curricular dos cursos de pós-graduação de docência no ensino em saúde | |
Yara Silvia Marques de Melo ISSA |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: relatos de práticas na formação para a docência em curso de especialização em Salvador. | |
Emilene Moraes, Stela Baiao, Ana Paula Lima |
JOGO PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE PROJETO INTEGRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO | |
Miguel Pacheco |
METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO SUPERIOR | |
Solimar Garcia, Celia Braga Dalla, Alessandro Rossini |
CARACTERISTICA DE UM PROFESSOR EFICAZ NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR | |
Pablo Henrique de Oliveira Queiroz, Victor Hugo Pereira |
O MÉTODO 300 E O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: Aprendizagem colaborativa | |
Marcelo Costa Sr., Ronaldo Brito Figueiredo, Alexsandra Machado Santos, Fabia Santos Marucci, Viviane Almeida Siqueira |
USO DO PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR | |
Geane Alves Dutra, Wildma Mesquita Silva |
FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA: apreensão de conteúdos a partir do Kahoot | |
Paula Batistello, Pedro Luiz Volkweis Filho |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA MULTIMODAIS NO CONTEXTO ACADÊMICO POR MEIO DA DISCIPLINA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Marcelo de Castro, Eduardo Dias de Carvalho Filho, Marilane de Abreu Lima Miranda, Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco, Deisiane Ferreira Souza |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Whatsapp como possível ferramenta pedagógica Ensino Superior em Teatro | |
Cinara Xavier Batista de Oliveira Diniz, Mariana Lima Muniz |
HIALOTECNIA E EXTENSÃO UNIVERSITARIA | |
Wladmir Teodoro SILVA |
FICHA CATALOGRÁFICA DINÂMICA COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA | |
Graciane Silva Bruzinga Borges, Letícia dos Santos Miranda, Mariana Freitas Canielo de Carvalho, Celsiane Aline Vieira Araújo, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL: Relato de experiência sobre o envolvimento de professores e estudantes | |
Hernani Ciro Santana, Dayane Ferreira, Wildma Mesquita Silva |
O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR ESTUDANTES DE FARMACOLOGIA DO ICB-UFMG: conclusões finais. | |
Ronniel Morais Albuquerque, Leandro Francisco Silva Bastos, Marcela de Oliveira Sá, Janetti Nogueira Francischi, Regina Maria De Marco Turchetti-Maia |
A LINGUÍSTICA DE CORPUS NO ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA: experiências de uma disciplina de inglês para fins acadêmicos | |
Elisa Mattos de Sá |
APRENDIZADO COOPERATIVO: Análise da percepção pelos alunos dos benefícios gerados pela Metodologia dos Trezentos | |
Rodrigo Linhares Lauria, Thaís Aline Lauria |
ENSINO DA INTEGRAL DE CONVOLUÇÃO DE SINAIS BASEADO EM UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL | |
Michelle Lopes Reis, Natalia Lima de Oliveira, Daniel Felício de Novais |
MÍDIAS SOCIAIS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA: Ensinando teoria e história como prática reflexiva e aplicada | |
Mariane Garcia Unanue, Flavia Moreira Pinheiro, Giovanni de Oliveira Vicente, Marcela Martins Cavalari Cardoso |
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTÁBIL: Uma análise sob a psicologia da educação a luz das teorias de Piaget e Vygotsky | |
CICERO JOSÉ OLIVEIRA GUERRA, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA FRANCISCO, LEONARDO BARBOSA AMARAL |
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: uma análise da produção acadêmica da UFMG | |
Fernanda Costa Silva, Letícia Jafar da Fonseca, Eliane Marina Palhares Guimarães, Dayane Alves Barbosa, Jordana Rabelo Soares |
PROJETO APERFEIÇOAMENTO DA VOZ PROFISSIONAL: experiência de discentes do curso de Fonoaudiologia | |
Lucas de Oliveira Cunha, Cirley Novais Valente Júnior, Adriane Mesquita de Medeiros |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA ENGENHARIA: uma análise a partir de base de dados de acesso livre | |
Aretha Campos do Carmo, Edlaine Vaz de Andrade, Diego Silva Caldeira Rocha, Keyla C. N. Oliveira, Pedro Henrique Fonseca Pinto |
REVISÃO DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE ESTUDOS REALIZADOS COM EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL, 1998 A 2017 | |
Marcelo Oliveira Junior, Bárbara Michelle Pereira Evangelista, Giovanni Campos Fonseca |
AUTONOMIA, CRIATIVIDADE E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO POR ESTUDANTES DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE: um relato de experiência | |
Glauce Dias da Costa, Cíntia Pereira Donateli, Rosângela Minardi Mitre Cotta |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: dificuldades, acertos e considerações | |
Sandson Barbosa Azevedo |
AULAS DINÂMICAS PARA O ENSINO INTERATIVO: método e resultados de uma experiência de formação docente | |
Carlos Alberto Danon, Astério Ribeiro Pessoa Neto, Alzimária Ramos Pessoa, Heitor Cordeiro Fragoso, Suzeli Mauro |
O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE POLÍTICAS DE SAÚDE E PLANEJAMENTO PARA O CURSO DE MEDICINA | |
Mariana Araújo Pena Bastos, Daniela Pena Moreira, Mariangela Leal Cherchiglia |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios e experiências para (re)inclusão de um aluno deficiente físico em uma instituição de ensino superior | |
Shirlei Moreira da Costa Faria, Sara Moura Martins, Sonia Maria Nunes Viana, Elizabeth Cristina Pereira Morbeck, Karla Rona da Silva |
A FERRAMENTA FÓRUM NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE CRIATIVA E INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR: um relato de experiência | |
Árllon Chaves Lima, Andreza Jackson de Vasconcelos |
APRENDIZAGEM BASEADA EM FILMES COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE | |
Emily de Souza Ferreira, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Glauce Dias da Costa |
SEMINÁRIO E AS INTERFACES COM A ARTE: estratégia de avaliação na formação do enfermeiro | |
Valquíria Dos Santos Pinto, Hérica Pinheiro Corrêa, Carla Aparecida Spagnol |
A TRAJETÓRIA DO PROJETO DESMISTIFICANDO O MEU CORPO: NAS INTERFACES DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
Camila Fortes Dossi, Patrício Santos Freitas, Fabiana Aparecida da Silva |
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: divulgação e análise documental | |
Marcelo Pereira Rizzi, Keli Cristina Conti, Vanília Soares Santos |
VÍDEOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO: Estações de tratamento de esgoto | |
Daniel Henrique Carneiro Salim, Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Ayana Lemos Emrich, Livia Cristina Silva Lobato, Izabel Cristina Chiodi de Freitas, Carlos Augusto Chernicharo |
RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL ILUSTRADO COM HIPERLINKS PARA O ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS VOLTADO A PRÁTICA DA FONOAUDIOLOGIA | |
Lin Shr Uen, Caroline Fernandes-Santos |
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NÃO NUTRICIONISTAS: coordenação de grupos educativos com conteúdo de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde | |
Ana Maria Cervato-Mancuso, Fernanda Werbicky de Carvalho-Gebran, Kellem Vincha |
A TELENFERMAGEM NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTERATIVAS | |
Aline Karla de Araújo Batista, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Eliane Marina Palhares Guimarães, Luiz Felipe da silva, Raphael Magalhães |
SISTEMATIZANDO AS HABILIDADES DO ENGENHEIRO: Aulas práticas com roteiro único | |
Antônio Carlos de Andrade, Júlio Cesar Costa Campos, Valter José Alves da Rocha |
MODELO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO HUMANO: Didática em ação | |
Letícia Carla Fernandes Cunha, Jessica Luiza Pereira Santos, Renan Alves Resende, Daniela Virgínia Vaz, Susan Martins Lage |
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O USO DO EDMODO NA DISCIPLINA DE NEUROCIÊNCIAS | |
Caroline Fernandes-Santos |
O DIREITO DO TRABALHO PELA LENTE E MENTE DOS ESTUDANTES: acesso à justiça e novos recursos educacionais na formação jurídica e acadêmica | |
Adriana Goulart de Sena Orsini, Elaine Cristina da Silva, Lucas Jerônimo Ribeiro da Silva, Pedro Doshikazu Pianchão Aihara, Priscila Frances Uedlih Rios |
APRENDIZAGEM ATIVA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES: Ensino da Construção Enxuta | |
Luane Assunção Paiva Melo, Weslley Eunathan Fernandes Lima, Reymard Sávio Sampaio de MElo |
O ENSINO EXITOSO DA LIBRAS COMO L2 ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: uma forma confortável, metodológica e acessível de aprendizado | |
Antônio Marcondes Araújo |
A METODOLOGIA ATIVA WORLD CAFÉ NO CURSO DE GRADUAÇÃO E MEDICINA: fomentando as discussões em Políticas de Saúde | |
Thais Piazza, Stephanie Marques M. F. Belga, Lidyane Camelo, Luciana Braga |
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO SIMULADO NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR | |
Kisna Yasmin Andrade Alves, Angélica Teresa Nascimento de Medeiros, Fernanda Julyanna Silva dos Santos, Sheyla Gomes Pereira de Almeida |
O USO DO PORTFÓLIO COMO COMPONENTE CONSTITUTIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CAMPEONATO DE ROBÓTICA: estimulando um olhar crítico e reflexivo dos discentes | |
Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Ana Paula Diniz Arruda, Agnaldo Lopes Martins, André Luiz Moura Júnior |
ESTRELANDO PROTAGONISMO DISCENTE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE | |
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi, Rafaela Carolina Lopez Silva |
LINGUAGEM DO AFETO: a troca de mensagens e reforços positivos nas atividades de estágio supervisionado de Fonoaudiologia | |
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA MULTIDIMENSIONAL: a elaboração da trilha de aprendizagem | |
Fernanda Moura Vargas Dias, Patrícia Pio Fernandes Bregonsi, Thainan Pabro Badaró Sarmento |
QUANDO SE APRENDE AO ENSINAR: uma experiência de alunos do curso de fisioterapia | |
Valéria Andrade Pinto, Igor Urbano, Ricardo Takahashi, Daniela Vaz |
1000 FUTUROS CIENTISTAS: experimentando ciências nos laboratórios do Departamento de Química da UFMG | |
Mirra Angelina Neres da Silva, Juliana Alves dos Santos Oliveira, Rita de Cássia Oliveira Sebastião, Karen Monique Nunes |
Memorial de um amigo | |
Camila Ribeiro de Almeida Rezende |