##schedConf.presentations##


Last name A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z All
##track.track##:
 
PODE-SE EDUCAR HOJE A GERAÇÃO POLEGARZINHA? percepções dos professores do ensino superior sobre o uso das tecnologias pelos alunos na construção do conhecimento em sala de aula
Amanda Aparecida Sacramento
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO À REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA UNIVERSIDADE
Paula Pereira de Alvarenga, Nathália de Fátima Joaquim
VIVENCIANDO A PESQUISA E A COMUNICAÇÃO ACADÊMICA: Congresso como evento promotor de conhecimento
Déborah Maria de Oliveira, Cristina de Oliveira Maia
O QUE NÃO FAZER COMO PROFESSOR?
Raissa Moreira Barreira, Francine dos Santos Macedo, Leydianne Ferreira Gonçalves, Caroline Fernandes-Santos
DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Reflexões a partir do Estágio Supervisionado
Marllon Moreti de Souza Rosa, Marina Battistetti Festozo
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Wesley Sander Teixeira, Bianca Moreira de Souza Pimenta, Patrícia Aparecida Ferreira
MÁQUINA DE SÓLIDO DE REVOLUÇÃO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL
Gabriel Márcio Gonçalves, Daniel Martins Nunes, Adenise Vieira de Souza
Evasão estudantil no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia
SUZANE ELIZE PETRUCI, Aline Lourenço Oliveira, Edna de Oliveira
POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO, A EVASÃO E O RENDIMENTO ACADÊMICO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO
Ronei Ximenes Martins, Ana Carla Marques Pinheiro, Francine de Paulo Martins Lima, Adriano Higino Freire
Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino e Aprendizagem em Engenharia de Produção
Larissa Mendes Soares, Laura Rodrigues Januzi, Isabela Carvalho de Morais
PROJETO CUIDAR: Práticas Integrativas e Complementares como estratégia de Promoção da Saúde no ambiente de trabalho
Vanessa de Almeida Guerra, Elaine Santana de Souza Ferreira, Tatiane Soares Campos, Nathalia de Souza Portugal, Ana Paula de Lima Bezerra
UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFMG
Ana Paula de Lima Bezerra, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Luciana Mara Nogueira Costa, Amanda Menezes Oliveira, Vanessa de Almeida Guerra
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Gustavo Maciel, Fernanda Nunes Maciel, José Augusto Oliveira
COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE AULA ATIVA VERSUS EXPOSITIVA NO ENSINO DE ECOLOGIA BÁSICA
Lucas Ferreira Paiva, Júlia Diniz Silva, Yago Pereira de Souza, Letícia Lourenço Ferreira, Frederico Fernandes Ferreira
CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HIV/AIDS: uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Fabio Augusto Rodrigues e Silva
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Paula Christina Figueira Cardoso, Paulo Afonso Parreira Junior, Janderson Rodrigo de Oliveira, Heitor Augustus Xavier Costa
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: da teoria à prática
Ayla Norma Ferreira Matos, Elaine Toledo Pitanga Fernandes, Wildma Mesquita Silva
RACISMO AMBIENTAL COMO QUESTÃO BIOÉTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A LUZ DA TEORIA ATOR-REDE
Ingriddy Nathaly Santos Moreira, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
RESIDÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Larissa Ferreira Rezende, Gustavo Costa de Souza
ESTRATÉGIA PARA RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS EM DISCIPLINAS COM ELEVADO PERCENTUAL DE REPROVAÇÃO: Relato de experiência com Cálculo 1
Ronei Ximenes Martins, Iraziet da Cunha Charret, Márcio Fialho Chaves, Warlley Ferreira Sahb, Ana Carla Marques Pinheiro
HISTOLOGIA ONLINE, UMA ABORDAGEM QUE PODE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
John Lennon Paiva de Paiva Coimbra, Fernanda Guimaraes Vieira
METODOLOGIAS CENTRADAS NO ALUNO: por que sim ou por que não?
Rosana Almeida Nascimento, Márcio André Fernandes Martins, Raony Maia Fontes
ENSAIO SOBRE UMA PROPOSTA DE DEFINIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INOVADORA
Ana Flavia Leao, Taciany Cristina Oliveira, Felipe Gonzaga Batista Rodrigues
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO SUL DE MINAS GERAIS
Tatiane Carvalhes Araujo, Alessandra Freitas de Souza Reis, Nathalia Djenane Assis
PROJETO INTERDISCIPLINAR: Pluralidade Crítica na Diversidade
Elaine das Graças Frade
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS ABORDAGENS BASEADA EM PROBLEMA E TRADICIONAL NO ENSINO PRÁTICO DA PATOLOGIA PARA O CURSO DE MEDICINA
Fernanda Aranha Marques, Marcelo Pascoal
PROJETO DESVENDANDO O CORPO HUMANO: papel do Laboratório de Anatomia como espaço para a formação do profissional de saúde
Thereza Bargut, Samir José Resende, Mariane Rentes Mafort, Elias Nascimento Lima
CICLO DE DEBATES DE POLÍTICAS PÚBLICAS: aproximando universidade e sociedade
Ethel Louise Pereira dos Santos, Maria Virgínia Martins Mattar, Larissa Antunes Zanotti, Nathália Gonçalves Ferreira, Gustavo Costa de Souza
INOVAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROANATOMIA: um relato de experiência
Dayenne Godoy Pellucci Maciel, Iasmin Rabelo de Queiroz
ATUAÇÃO DO PROJETO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE EM UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA: desafios da proposta de um currículo com foco na educação interprofissional
Thereza Bargut, Beatriz Vellasco Duarte Silva, Danielle Moraes, Nelber Oliveira Vasconcelos, Vanessa Morales Torres
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PEDAGÓGICA: um relato de experiência
Iasmin Rabelo de Queiroz, Dayenne Godoy Pellucci Maciel, Marcely Borges Matoso, Janice Henriques da Silva Amaral
CONSTRUINDO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO PROCESSO FARMACOCINÉTICO NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA VETERINÁRIA
Marcos Ferrante, Paulo Henrrique Arcas
ANÁLISE DAS OBRAS NEO-REALISTAS DE ROBERTO ROSSELLINI: Potencialidades do Cinema na Formação de Professores
Larissa Cardoso Oliveira, Marllon Moreti de Souza Rosa, Luciana Azevedo Rodrigues
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: Blogs Educativos
Alessandro Garcia Paulino
PROTAGONISMO DISCENTE NEGRO, POLÍTICAS E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: empoderamento, vozes e disputas nos sistemas público e privado
Joscimar Souza Silva, Ramone Grazielle Lima Santos, Panmelie Chárlete da Paixão Brito Cardoso
WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA UFLA
Débora Racy Soares
ENSINAR SOBRE LITERATURA E CULTURA NA SOCIEDADE ATUAL – ARTE E EDUCAÇÃO POR MEIO DE PODCAST
Marcus Vinícius de Freitas da Silva, Joelma Santana Siqueira, Patricia Pereira de Sousa, Maria Fernanda Silva de Assis, Victor Augusto da Costa Passos
PEER INSTRUCTION: uma prática metodológica ativa no ensino superior
Wildma Mesquita Silva, Karine Keily Rangel Teixeira, Maria das Graças Oliveira Cabral
1001 FUTUROS CIENTISTAS: Laboratório de experimentação para a educação básica; e um Laboratório de docência para graduação e pós-graduação
JANAINA de PAULA SILVA, WLADMIR TEODORO SILVA, THALES do VALLE MOREIRA, KAREN MONIQUE NUNES, RITA OLIVEIRA SEBASTIÃO
LAB.MAPS: Elo entre sociedade, academia e gestores públicos
Larissa Ferreira Rezende, Nathália Gonçalves Ferreira, Giovanna Carvalho de Almeida Avelar, Renato Silvério Campos, Gustavo Costa de Souza
O USO DO JURI SIMULADO COMO METODOLOGIA ATIVA NA MEDICINA VETERINÁRIA: eficiência do ensino na reprodução animal
Melissa Sanches Mongelli, Marcos Ferrante, Paulo Henrique Arcas
REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: inovação, participação ativa e tecnologias digitais
Siquele R. de Carvalho Campêlo
ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES COM DIFICULDADES NO PERCURSO ACADÊMICO: Curso Terapia Ocupacional
Adriana de França Drummond, Rosangela Souza
ENSINO JURÍDICO, APRENDIZAGEM DE ADULTOS E AVALIAÇÃO POR ESCOLHA
Pedro Henrique Borges Viana
COM-PARTILHANDO E PROFESSORANDO ONLINE: relatos da construção e mediação de uma disciplina em um curso de Pedagogia Ead
Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares, Liliane Henriques Torres
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NÃO UNIFORMIZADAS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS: relato de experiência de um laboratório de Física A
Pollyana Cristina Alves Cardoso, Karen Luz Burgoa Rosso, José Alberto Casto Nogales Vera
NÚCLEO DE ALTERNATIVAS DIDÁTICAS (NAD+/UFLA): produção de materiais didáticos alternativos, multidisciplinares e contextualizados
Chrystian Araujo Pereira, Luciana Lopes Silva Pereira, Sérgio Scherrer Thomasi, Anna Luiza Alves Miranda
GEDAE - Grupo de Estudos e Discussão de Aprendizagem em Ecologia
Letícia Lourenço Ferreira, Júlia Diniz Silva, Raphael Henrique Novaes Saldanha Ruy de Almeida, Lucas Ferreira Paiva, Carlos Frankl Sperber
SensibilizaSUS - Giz, diálogo e inspiração para ativar o cuidado em saúde
Caroline Conceição Corrêa, Verônica Aparecida Alves, Karine de Oliveira Gomes