Diretrizes para Autores
NORMAS
Podem ser inscritos trabalhos nas seguintes Modalidades e Eixos Temáticos:
MODALIDADES:
- Ensaio
- Relato de experiência
- Resultado de pesquisa
- Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
- Outro tipo que não se encaixa nas opções anteriores.
EIXOS TEMÁTICOS:
1- Avaliação da aprendizagem
Tendências atuais nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.
2- Flexibilidade curricular
Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular.
3- Materiais didáticos
Construção e utilização de materiais diversos – vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, etc.
4- Metodologias de ensino
Planejamento, planos e registros de ação pedagógica. Estratégias de ensino. Processos e produtos da prática docente.
5- Protagonismo do estudante
Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios, processos e produtos com foco na participação do aluno.
6- Tecnologias digitais
Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino.
Outros
Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos eixos acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.
COMO APRESENTAR:
Dados da apresentação: Cada trabalho deverá ser apresentado em até 15 minutos. Teremos espaços diferenciados (sala de aula, saguões, espaços abertos, gramados, etc). O formato da apresentação pode também ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, pôsteres, cartazes, produtos do próprio trabalho, etc.
Nesta categoria, devem ser enviados um resumo, um texto e um vídeo de divulgação.
Resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Texto (introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações).
Até 3000 palavras; Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
Nesta categoria, devem ser enviados um resumo expandido e um vídeo de divulgação, além do pôster a ser apresentado.
Resumo expandido: até 1000 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Os resumos expandidos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
Dados da apresentação: Os pôsteres ficarão expostos em um saguão, durante todo o evento. Os pôsteres devem conter dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail, instituição) e do trabalho (Título, eixo temático, textos e imagens). Os autores podem ser convidados a apresentarem seus trabalhos (a ser confirmado previamente). Junto ao pôster podem ser apresentados outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc.
Nesta categoria, devem ser enviados uma sinopse e um vídeo de divulgação, além do produto a ser apresentado.
Sinopse: até 500 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
As sinopses devem ser enviadas em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
Dados da apresentação: Os produtos serão exibidos em auditório. Os autores podem ser convidados a apresentarem seus trabalhos (a ser confirmado previamente).
- Outras formas de apresentação
Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.