Ensaio
Dificuldades dos alunos da Oficina de Leitura e Produção de Textos (online) da Faculdade de Letras da UFMG em desenvolver atividades em grupo | |
Eduardo Assunção Franco |
A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Eva dos Reis Araújo Barbosa |
EDUCAÇÃO EXECUTIVA: A ESPIRAL DE DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA RELACIONAL-SEMIÓTICA | |
Anderson de Souza Sant'Anna, Daniela Martins Diniz |
CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS MÓVEIS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA | |
Waleska Medeiros de Souza, Warley Anderson Oliveira |
Relato de experiência
ENSINO SUPERIOR: METODOLOGIAS ATIVAS PARA A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO | |
NAIARA SOUSA VILELA, GEOVANA FERREIRA MELO |
ATIVIDADE DE CAMPO INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS E INTERAÇÕES COM A REALIDADE COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL COM GESTÃO SOCIAL | |
ADILENE GONÇALVES QUARESMA, ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS, ÁUREA REGINA GUIMARÃES THOMAZI |
ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Amanda Nathale Soares, Vânia de Souza, Maria Flávia Gazzinelli |
PBL: O Que Muda? | |
FLAVIO BARROCA E GARCIA |
LITERATURA, DIREITO E PROSA | |
BRUNO BUBACK TEIXEIRA |
PROCESSOS E DESAFIOS DE UM ESTÁGIO DOCENTE NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG | |
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha |
Relato de experiência: fábrica de paródias | |
Magali Gláucia Fávaro de Oliveira |
A CRIAÇÃO DE UM WEBSITE: METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Silvia Cota Machado |
Percepção dos discentes quanto à implementação de uma metodologia de aprendizagem significativa: Mapas Conceituais | |
Sherindan Ayessa Ferreira de Brito, Micena Roberta Miranda Alves e Silva, Janice Henriques da Silva |
Audiência Simulada Trabalhista na disciplina de Prática Processual | |
Alessandra Patrícia Albuquerque |
Relato de Experiência: Adaptação do PBL no Ensino do Direito | |
Sayury Silva Otoni |
AUTOAVALIAÇÃO EM DISCIPLINA DE PATOLOGIA COMPARADA: CORRESPONSABILIZAÇÃO DO GRADUANDO PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
Luciana Moro, Eneida Pereira dos Santos |
OFICINA DE PROJETOS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA UFMG | |
Karla Rocha Liboreiro, Renata Simões Guimarães e Borges, Eduardo Romeiro Filho, Eduardo de Campos Valadares, Hermes Aguiar Magalhães, Marcelo Dinonísio Ferreira, Paulo Aparecido Amaral Júnior, João Gabriel Rosa |
Relato de experiência: a simulação inesperada | |
Sayury Silva Otoni |
Música e transdisciplinaridade: o caso do dispositivo Sol Musical Transdisciplinar (SMT) | |
Marcos Vinícius Lopes Albricker |
Abordando profissões em sala de aula: um relato de experiência | |
Jeander Silva, Gustavo Santos, Maria José Flores |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA | |
Fábio Brandão Vieira, Luciana Moro |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Aplicando o PBL no Ensino do Direito | |
Isabella Vieira Botelho |
DESENVOLVIMENTO DE UM PERCURSO FORMATIVO COM O FOCO EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CURRÍCULO DE FARMÁCIA DA UFMG | |
Alessandra Rezende Mesquita, Simone de Araújo Medina Mendonça, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Thaís Rolla de Caux, Agnes Fonseca Ribeiro Filardi, Isabela Viana Oliveira, Kirla Barbosa Detoni, Clarice Chemello, Djenane Ramalho de Oliveira |
Sujeito reivindicativo: inovação para as disciplinas de metodologia e sujeitos da pesquisa | |
Otavio Henrique Ferreira da Silva, Ademilson Sousa Soares |
MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO DA UFMG | |
Giordano Bruno Soares Roberto, Rafael Brandão Almeida, Gustavo Duarte Vieira |
Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música | |
Euridiana Silva Souza |
Portfólio: Diálogos Formativos | |
Carla Finkler, Vanir Peixer Lorenzini |
PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CIBORGUIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Shirlei Rezende Sales |
EXPERIÊNCIAS DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CAMPO: O PIBID DIVERSIDADE LECAMPO/UFMG | |
Ana Maria Simões Coelho, Maria de Fátima Almeida Martins, Daniela Campolina Vieira, Hueidla Maria Nunes, Álida Angélica Alves Leal |
A CONSTRUÇÃO E EXPOSIÇÃO DE APLICATIVOS NOS CURSOS DE ANÁLISE DE SISTEMAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES DE SITUAÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA ALÉM DA SALA DE AULA | |
Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Ana Paula Diniz Arruda |
VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM GOIÁS. | |
Bárbara Bianca Paixão de Sá, Aline Cerqueira Cruz |
A CONTRIBUIÇÃO DO DIÁRIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Tais Silva de Paula, Tiago Vinicius Fernandes, Ginia Cesar Bontempo, Amanda Leal Castelo Branco |
DESENVOLVIMENTO DE UM CHECK-LIST DE AUTOAVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Aline Viveiros, Rita de Cássia Marques |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O papel do monitor como partícipe no processo de aprendizagem | |
Felipe Guimarães Assis Tirado, Bárbara Almeida Duarte, Igor Moraes Santos, Frederico Marques |
O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: (RE) DESCOBRINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Luciene Farias de Melo, Vera Lúcia Teixeira Silva |
A aplicação de modelos lúdicos no processo ensino e aprendizagem da digestão bioquímica dos alimentos e alimentação saudável. | |
Nair Gyselle Ferreira Gonçalves, Gláucia Araújo Ferreira, Andreia Laura Prates Rodrigues, Amália Verônica Mendes da Silva, Ana Amélia Paolucci Almeida, Janice Henrique da Silva |
Violência escolar: É possível construir uma cultura da paz? | |
Anna Gabriella Lopes Alcântara Moreira, Érica Tarsis, Débora Moreira da Silva, Sabrina Antonieta Moreira Sasaki, Monique Costa |
Os Desafios do Estágio Docente: Teoria e Prática Interligadas no Ensino de Empreendedorismo Social | |
Cristiana Lara Cunha, Simone Evangelista Fonseca |
Prova oral como estratégia para avaliação de ensino-aprendizagem: uma experiência da disciplina de Teoria da Cor | |
Carolina Calomeno |
VIVÊNCIAS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: EXPERIÊNCIAS QUE VISAM NORTEAR AS ESCOLHAS PELO ALUNO | |
Felipe Fonseca Carmo, Lucas Neves Perillo |
A rede social Facebook no processo de aprendizagem | |
Vera lucia Teixeira Silva, Valdilene Aline Nogueira, Luciene Farias Melo, Bruno Allan Teixeira da Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva |
ESTUDO DE CASO: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO | |
Ricardo Luiz Perez Teixeira |
Mercado de Energia – Uma estratégia lúdica para introduzir o metabolismo com enfoque na Adenosina Trifosfato (ATP) | |
Andréia Laura Prates Rodrigues, Leda Quercia Vieira, Flavia Carvalho Aguiar, Ingrid Araujo Palhanhos, Ana Carolina Goulart, Luana Lorrayne de Farias Martins |
Didática do Ensino Superior: enfoques da Aprendizagem Baseada em Problemas | |
Ana Paula Campos Silva, Cibele Lima Santos, Juliana Rodrigues Bonifácio |
OPORTUNIDADES PEDAGÓGICAS FORA DA SALA DE AULA>: | |
Valéria Ruiz Souza |
CONSTRUÇÃO DE UM SUMÁRIO MÉDICO COLABORATIVO BASEADO EM EVIDÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA UFOP | |
Álisson Oliveira dos Santos, Tuian Santiago Cerqueira, Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Daniel Magalhães Nobre, Victor Hernandez Chiste Cordeiro, Gustavo Valadares Labanca Reis, Ricardo Augusto Rabelo Oliveira Morato |
Relato de experiência: Acompanhamento dos Alunos Surdos de uma Faculdade Privada | |
Cláudia Gonçalves Freitas |
CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM GEOSSINTÉTICOS: EDUCANDO EDUCADORES | |
Maria de Lourdes Coelho, Maria das Graças Gardoni Almeida |
Filosofia e Cinema no desenvolvimento da Técnica de Pensar na formação docente em Pedagogia | |
Vitor Ferreira Lino |
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A COMPLEXIDADE METODOLOGICA DO SISTEMA DE SUPERVISÃO ACADEMICA NO PROGRAMA MAIS MÉDICO DO BRASIL (PMMB), NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE (SMSA-BH). | |
Rachel Rezende campos, Denise Amador Vianna, warley aguiar simões |
Nossa história no museu e na fotografia | |
Severin Dahlmeier |
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ORGANICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DO PROTAGONISMO | |
João Batista Begnami, Maria Isabel Antunes-Rocha |
Intervenção urbana por meio de mutirão de alunos: Uma abordagem transdisciplinar para a Gestão Compartilhada de Ruas | |
Henrique Eduardo Araújo Coelho |
EXPOSIÇÃO ITINERANTE “UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS”: UM DISPOSITIVO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Lina Soares Souza, CAMILA LUIZA COSTA, ALINE CRISTINA OLIVEIRA |
A ARTE DO DISCURSO ORATÓRIA E RETÓRICA COMO FERRAMENTAS COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PLENO | |
Arthur Villela Carvalho |
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA | |
Ana Flávia Machado Botelho, Ana Luísa Soares de Miranda, Benito Soto Blanco, Marília Martins Melo |
CONTRATOS INTERNOS DE GESTÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA | |
Vanessa de Almeida, Katia Ferreira Costa Campos, Antonio Rogerio Dias Guimaraes, Rafael Mendonça Ribeiro, Rafaela Leonel de Oliveira Mata, Marco Antonio Vieira de Sousa |
ASSISTENCIA TECNICA EXTENSIONISTA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM FACULDADES DO INTERIOR | |
Luciana Patrícia Ferreira, Luciane Curi Soares, Junia Nunes de Paula, Listz Simões Araújo |
PROCESSO EDUCATIVO BASEADO EM DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ADESÃO DO COMPONENTE CURRICULAR LAI | |
Maria Eugênia Costa Machado |
TUTORIA EM EAD NO PERCURSO DOCENTE DO GIZ/UFMG | |
Otavio Henrique Ferreira da Silva |
MOBILIDADE ACADÊMICA: FORMAÇÕES TRANVERSAIS DO INTERCÂMBIO | |
Michel Conceição Souza, Vania Myrrha de Paula e Silva, Pedro Mendonça Marques |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM AÇÕES DE ELIMINAÇÃO DA HANSENÍASE EM MINAS GERAIS | |
Karine Chaves Pereira, Rayssa Nogueira Rodrigues, Gabriela de Cássia Ribeiro, Nayara Figueiredo Vieira, Fernanda Moura Lanza, Angélica da Conceição Oliveira Coelho Fabri, Fernanda Beatriz Ferreira Gomes, Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma, Maria Aparecida de Faria Grossi, Maria do Carmo Rodrigues de Miranda, Fernanda Leroy, Isabela De Caux Bueno, Francisco Carlos Félix Lana |
Prática processual simulada e avaliação continuada em processo civil: relato de experiência no curso de direito processual civil da Faculdade de Direito da UFMG | |
Fernando Gonzaga JAYME, Mayara Carvalho |
Portfólio Formação em Tutoria Arthur Villela -Reflexões sobre a tutoria em EaD à luz da experiência no VII Percurso Docente | |
Arthur Villela Carvalho |
Resultado de pesquisa
Uso do Moodle na aplicação da Metodologia de Mapas Conceituais na complementação do processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Biologia Celular | |
Iasmin Rabelo de Queiroz, Gisele Foreaux Heida, Luciana de Oliveira Andrade, Janice Henriques do Amaral, Fabiana de Oliveira Bernardo |
Uma proposta modular para o ensino e a aprendizagem dos gêneros do discurso no Ensino Superior | |
Gustavo Ximenes Cunha, Rejane Júlia Duarte |
Ensino Imagético do Direito | |
Luiza Machado Farhat Benedito, Frederico de Andrade Gabrich |
Aprender Ensinando o Suporte Básico de Vida: a Universidade Além de Seus Muros | |
Sérgio Geraldo Veloso, Nathalia Nascimento Vasconcelos, Gabriel Santos Pereira, Cibele Meneghini Figueiredo, Maria Helena Senger, Rosa Malena Delbone de Faria |
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA | |
ALESSANDRA REZENDE MESQUITA, Marina Guimarães Lima, Luiz Otávio Ribeiro Canestri, Daniela Santana Portes, Joice Luiza Jardim Reis, Cristina Marinano Ruas Brandão |
ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | |
Luma Moura de Oliveira, Jardel Francisco Bonfim Chagas, Ana Maria da Mata Almeida, Maurisete Fernando Ferreira, Emanuel Freitas de Almeida |
A percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem quanto a Atividades Complementares no Currículo de Graduação | |
Jaqueline Patricia Siqueira, Cezar Augusto da Silva Flores |
O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR ESTUDANTES DE FARMACOLOGIA DO ICB-UFMG: AMPLIAÇÃO DO ESTUDO. | |
Marcela de Oliveira Sá, Janetti Nogueira de Francischi, Regina Maria De Marco Turchetti Maia |
CURSOS UNIVERSITÁRIOS COM INTERFACE ARTÍSTICA E EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DOS ALUNOS | |
Paloma Elaine Santos Goulart, Célio Augusto Souza Pereira |
O FAZER DOCENTE: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | |
Graduanda SOUZA, Lic ESTEVES, Profa Dra ROQUE ASCENÇÃO |
Em busca da aprendizagem efetiva: avaliando eficiência de estratégias alternativas no ensino de Ecologia | |
Ana Flávia Teixeira, Carlos Frankl Sperber, Bruno Cabral Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Camila Sanches Gomes, Eucidio Pimenta Arruda |
FLEXIBILIDDE CURRÍCULAR: APRENDIZ AUTONÔNOMO E NOVO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO VETOR NA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA | |
Daniela Alves da Silveira Moura |
Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
Gimnoteca: elaboração de aplicativo de identificação de gimnospermas no Brasil e avaliação de sua utilização | |
Roberto Sant'Ana Gomes Oliveira, Gínia Cezar Bontempo, Thaís Almeida Cardoso Fernandez, Pedro Bond Schwartsburd |
De acadêmico para acadêmico: site de educação médica mediado por mapas mentais | |
Gregório Victor Rodrigues |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO | |
Cristiane Alves da Silva Menezes, Amanda Aparecida Figueiredo Carvalho, Ana Lúcia Andrade Santos, Isabela Moreira Gondim, Raphael Bruno dos Reis Jorge |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA | |
Renato Vitor Vieira, Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Vitor Martins Paulino, Hugo Henriques Alvim, Rogeli Tiburcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Patrícia Valente Araújo Jacques Gonçalves |
ESTRUTURAS EM 3D: REPRESENTAÇÃO DAS REAÇÕES DE APOIO, APOIOS E RESTRIÇÕES DE DESLOCAMENTOS | |
Isabelle Nani de Souza Castro, Fabiano Praça, Rafaela Novaes, Karolyne Barcelos, Caio Oliveira, Yann Nogueira, Alfred Campos |
REDIGIR: UM SITE PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Carla Viana Coscarelli, Ana Clara Rocha, Jônio Machado Bethônico, Maikel Fontes de Melo, Mislene Da Silva, Fernanda Silva Costa, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Lorraine Magalhães |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE ENSINO “MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL PARA ENSINO DE ODONTOLOGIA EM LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR” | |
Renato Vitor Vieira, Fernanda Tavares Moreira, Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Vitor Martins Paulino, Rogeli Tiburcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Patrícia Valente Araújo Jacques Gonçalves, Hugo Henriques Alvim |
Outro
O QUE É SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO? | |
NAIARA SOUSA VILELA, Helem Fernandes Naves Peixoto, GEOVANA FERREIRA MELO |
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
Lucas Martins Chaves, Mateus Felipe Simões Rodrigues, Rúbia Reis Guerra, Talita Santos Caixeta, Tiago Almeida Mitraud |
JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO NOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS | |
Roanjali Auxiliadora Salviano Araújo, Vagner Antônio Marques |
PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA COM INSTRUMENTO PARA A QUEBRA DO PARADIGMA TEORIA VERSUS PRÁTICA | |
EDSON QUEIROZ QUEIROZ |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .