Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Ensaio

Dificuldades dos alunos da Oficina de Leitura e Produção de Textos (online) da Faculdade de Letras da UFMG em desenvolver atividades em grupo
Eduardo Assunção Franco
A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Eva dos Reis Araújo Barbosa
EDUCAÇÃO EXECUTIVA: A ESPIRAL DE DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA RELACIONAL-SEMIÓTICA
Anderson de Souza Sant'Anna, Daniela Martins Diniz
CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS MÓVEIS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA
Waleska Medeiros de Souza, Warley Anderson Oliveira

Relato de experiência

ENSINO SUPERIOR: METODOLOGIAS ATIVAS PARA A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO
NAIARA SOUSA VILELA, GEOVANA FERREIRA MELO
ATIVIDADE DE CAMPO INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS E INTERAÇÕES COM A REALIDADE COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL COM GESTÃO SOCIAL
ADILENE GONÇALVES QUARESMA, ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS, ÁUREA REGINA GUIMARÃES THOMAZI
ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Nathale Soares, Vânia de Souza, Maria Flávia Gazzinelli
PBL: O Que Muda?
FLAVIO BARROCA E GARCIA
LITERATURA, DIREITO E PROSA
BRUNO BUBACK TEIXEIRA
PROCESSOS E DESAFIOS DE UM ESTÁGIO DOCENTE NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha
Relato de experiência: fábrica de paródias
Magali Gláucia Fávaro de Oliveira
A CRIAÇÃO DE UM WEBSITE: METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Silvia Cota Machado
Percepção dos discentes quanto à implementação de uma metodologia de aprendizagem significativa: Mapas Conceituais
Sherindan Ayessa Ferreira de Brito, Micena Roberta Miranda Alves e Silva, Janice Henriques da Silva
Audiência Simulada Trabalhista na disciplina de Prática Processual
Alessandra Patrícia Albuquerque
Relato de Experiência: Adaptação do PBL no Ensino do Direito
Sayury Silva Otoni
AUTOAVALIAÇÃO EM DISCIPLINA DE PATOLOGIA COMPARADA: CORRESPONSABILIZAÇÃO DO GRADUANDO PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Luciana Moro, Eneida Pereira dos Santos
OFICINA DE PROJETOS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA UFMG
Karla Rocha Liboreiro, Renata Simões Guimarães e Borges, Eduardo Romeiro Filho, Eduardo de Campos Valadares, Hermes Aguiar Magalhães, Marcelo Dinonísio Ferreira, Paulo Aparecido Amaral Júnior, João Gabriel Rosa
Relato de experiência: a simulação inesperada
Sayury Silva Otoni
Música e transdisciplinaridade: o caso do dispositivo Sol Musical Transdisciplinar (SMT)
Marcos Vinícius Lopes Albricker
Abordando profissões em sala de aula: um relato de experiência
Jeander Silva, Gustavo Santos, Maria José Flores
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
Fábio Brandão Vieira, Luciana Moro
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Aplicando o PBL no Ensino do Direito
Isabella Vieira Botelho
DESENVOLVIMENTO DE UM PERCURSO FORMATIVO COM O FOCO EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CURRÍCULO DE FARMÁCIA DA UFMG
Alessandra Rezende Mesquita, Simone de Araújo Medina Mendonça, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Thaís Rolla de Caux, Agnes Fonseca Ribeiro Filardi, Isabela Viana Oliveira, Kirla Barbosa Detoni, Clarice Chemello, Djenane Ramalho de Oliveira
Sujeito reivindicativo: inovação para as disciplinas de metodologia e sujeitos da pesquisa
Otavio Henrique Ferreira da Silva, Ademilson Sousa Soares
MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO DA UFMG
Giordano Bruno Soares Roberto, Rafael Brandão Almeida, Gustavo Duarte Vieira
Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música
Euridiana Silva Souza
Portfólio: Diálogos Formativos
Carla Finkler, Vanir Peixer Lorenzini
PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CIBORGUIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Shirlei Rezende Sales
EXPERIÊNCIAS DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CAMPO: O PIBID DIVERSIDADE LECAMPO/UFMG
Ana Maria Simões Coelho, Maria de Fátima Almeida Martins, Daniela Campolina Vieira, Hueidla Maria Nunes, Álida Angélica Alves Leal
A CONSTRUÇÃO E EXPOSIÇÃO DE APLICATIVOS NOS CURSOS DE ANÁLISE DE SISTEMAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES DE SITUAÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Ana Paula Diniz Arruda
VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM GOIÁS.
Bárbara Bianca Paixão de Sá, Aline Cerqueira Cruz
A CONTRIBUIÇÃO DO DIÁRIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Tais Silva de Paula, Tiago Vinicius Fernandes, Ginia Cesar Bontempo, Amanda Leal Castelo Branco
DESENVOLVIMENTO DE UM CHECK-LIST DE AUTOAVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Aline Viveiros, Rita de Cássia Marques
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O papel do monitor como partícipe no processo de aprendizagem
Felipe Guimarães Assis Tirado, Bárbara Almeida Duarte, Igor Moraes Santos, Frederico Marques
O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: (RE) DESCOBRINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Luciene Farias de Melo, Vera Lúcia Teixeira Silva
A aplicação de modelos lúdicos no processo ensino e aprendizagem da digestão bioquímica dos alimentos e alimentação saudável.
Nair Gyselle Ferreira Gonçalves, Gláucia Araújo Ferreira, Andreia Laura Prates Rodrigues, Amália Verônica Mendes da Silva, Ana Amélia Paolucci Almeida, Janice Henrique da Silva
Violência escolar: É possível construir uma cultura da paz?
Anna Gabriella Lopes Alcântara Moreira, Érica Tarsis, Débora Moreira da Silva, Sabrina Antonieta Moreira Sasaki, Monique Costa
Os Desafios do Estágio Docente: Teoria e Prática Interligadas no Ensino de Empreendedorismo Social
Cristiana Lara Cunha, Simone Evangelista Fonseca
Prova oral como estratégia para avaliação de ensino-aprendizagem: uma experiência da disciplina de Teoria da Cor
Carolina Calomeno
VIVÊNCIAS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: EXPERIÊNCIAS QUE VISAM NORTEAR AS ESCOLHAS PELO ALUNO
Felipe Fonseca Carmo, Lucas Neves Perillo
A rede social Facebook no processo de aprendizagem
Vera lucia Teixeira Silva, Valdilene Aline Nogueira, Luciene Farias Melo, Bruno Allan Teixeira da Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
ESTUDO DE CASO: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Ricardo Luiz Perez Teixeira
Mercado de Energia – Uma estratégia lúdica para introduzir o metabolismo com enfoque na Adenosina Trifosfato (ATP)
Andréia Laura Prates Rodrigues, Leda Quercia Vieira, Flavia Carvalho Aguiar, Ingrid Araujo Palhanhos, Ana Carolina Goulart, Luana Lorrayne de Farias Martins
Didática do Ensino Superior: enfoques da Aprendizagem Baseada em Problemas
Ana Paula Campos Silva, Cibele Lima Santos, Juliana Rodrigues Bonifácio
OPORTUNIDADES PEDAGÓGICAS FORA DA SALA DE AULA>:
Valéria Ruiz Souza
CONSTRUÇÃO DE UM SUMÁRIO MÉDICO COLABORATIVO BASEADO EM EVIDÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA UFOP
Álisson Oliveira dos Santos, Tuian Santiago Cerqueira, Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Daniel Magalhães Nobre, Victor Hernandez Chiste Cordeiro, Gustavo Valadares Labanca Reis, Ricardo Augusto Rabelo Oliveira Morato
Relato de experiência: Acompanhamento dos Alunos Surdos de uma Faculdade Privada
Cláudia Gonçalves Freitas
CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM GEOSSINTÉTICOS: EDUCANDO EDUCADORES
Maria de Lourdes Coelho, Maria das Graças Gardoni Almeida
Filosofia e Cinema no desenvolvimento da Técnica de Pensar na formação docente em Pedagogia
Vitor Ferreira Lino
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E A COMPLEXIDADE METODOLOGICA DO SISTEMA DE SUPERVISÃO ACADEMICA NO PROGRAMA MAIS MÉDICO DO BRASIL (PMMB), NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE (SMSA-BH).
Rachel Rezende campos, Denise Amador Vianna, warley aguiar simões
Nossa história no museu e na fotografia
Severin Dahlmeier
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ORGANICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DO PROTAGONISMO
João Batista Begnami, Maria Isabel Antunes-Rocha
Intervenção urbana por meio de mutirão de alunos: Uma abordagem transdisciplinar para a Gestão Compartilhada de Ruas
Henrique Eduardo Araújo Coelho
EXPOSIÇÃO ITINERANTE “UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBRAS”: UM DISPOSITIVO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Lina Soares Souza, CAMILA LUIZA COSTA, ALINE CRISTINA OLIVEIRA
A ARTE DO DISCURSO ORATÓRIA E RETÓRICA COMO FERRAMENTAS COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PLENO
Arthur Villela Carvalho
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA
Ana Flávia Machado Botelho, Ana Luísa Soares de Miranda, Benito Soto Blanco, Marília Martins Melo
CONTRATOS INTERNOS DE GESTÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Vanessa de Almeida, Katia Ferreira Costa Campos, Antonio Rogerio Dias Guimaraes, Rafael Mendonça Ribeiro, Rafaela Leonel de Oliveira Mata, Marco Antonio Vieira de Sousa
ASSISTENCIA TECNICA EXTENSIONISTA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM FACULDADES DO INTERIOR
Luciana Patrícia Ferreira, Luciane Curi Soares, Junia Nunes de Paula, Listz Simões Araújo
PROCESSO EDUCATIVO BASEADO EM DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ADESÃO DO COMPONENTE CURRICULAR LAI
Maria Eugênia Costa Machado
TUTORIA EM EAD NO PERCURSO DOCENTE DO GIZ/UFMG
Otavio Henrique Ferreira da Silva
MOBILIDADE ACADÊMICA: FORMAÇÕES TRANVERSAIS DO INTERCÂMBIO
Michel Conceição Souza, Vania Myrrha de Paula e Silva, Pedro Mendonça Marques
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM AÇÕES DE ELIMINAÇÃO DA HANSENÍASE EM MINAS GERAIS
Karine Chaves Pereira, Rayssa Nogueira Rodrigues, Gabriela de Cássia Ribeiro, Nayara Figueiredo Vieira, Fernanda Moura Lanza, Angélica da Conceição Oliveira Coelho Fabri, Fernanda Beatriz Ferreira Gomes, Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma, Maria Aparecida de Faria Grossi, Maria do Carmo Rodrigues de Miranda, Fernanda Leroy, Isabela De Caux Bueno, Francisco Carlos Félix Lana
Prática processual simulada e avaliação continuada em processo civil: relato de experiência no curso de direito processual civil da Faculdade de Direito da UFMG
Fernando Gonzaga JAYME, Mayara Carvalho
Portfólio Formação em Tutoria Arthur Villela -Reflexões sobre a tutoria em EaD à luz da experiência no VII Percurso Docente
Arthur Villela Carvalho

Resultado de pesquisa

Uso do Moodle na aplicação da Metodologia de Mapas Conceituais na complementação do processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Biologia Celular
Iasmin Rabelo de Queiroz, Gisele Foreaux Heida, Luciana de Oliveira Andrade, Janice Henriques do Amaral, Fabiana de Oliveira Bernardo
Uma proposta modular para o ensino e a aprendizagem dos gêneros do discurso no Ensino Superior
Gustavo Ximenes Cunha, Rejane Júlia Duarte
Ensino Imagético do Direito
Luiza Machado Farhat Benedito, Frederico de Andrade Gabrich
Aprender Ensinando o Suporte Básico de Vida: a Universidade Além de Seus Muros
Sérgio Geraldo Veloso, Nathalia Nascimento Vasconcelos, Gabriel Santos Pereira, Cibele Meneghini Figueiredo, Maria Helena Senger, Rosa Malena Delbone de Faria
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA
ALESSANDRA REZENDE MESQUITA, Marina Guimarães Lima, Luiz Otávio Ribeiro Canestri, Daniela Santana Portes, Joice Luiza Jardim Reis, Cristina Marinano Ruas Brandão
ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Luma Moura de Oliveira, Jardel Francisco Bonfim Chagas, Ana Maria da Mata Almeida, Maurisete Fernando Ferreira, Emanuel Freitas de Almeida
A percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem quanto a Atividades Complementares no Currículo de Graduação
Jaqueline Patricia Siqueira, Cezar Augusto da Silva Flores
O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR ESTUDANTES DE FARMACOLOGIA DO ICB-UFMG: AMPLIAÇÃO DO ESTUDO.
Marcela de Oliveira Sá, Janetti Nogueira de Francischi, Regina Maria De Marco Turchetti Maia
CURSOS UNIVERSITÁRIOS COM INTERFACE ARTÍSTICA E EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DOS ALUNOS
Paloma Elaine Santos Goulart, Célio Augusto Souza Pereira
O FAZER DOCENTE: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Graduanda SOUZA, Lic ESTEVES, Profa Dra ROQUE ASCENÇÃO
Em busca da aprendizagem efetiva: avaliando eficiência de estratégias alternativas no ensino de Ecologia
Ana Flávia Teixeira, Carlos Frankl Sperber, Bruno Cabral Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Camila Sanches Gomes, Eucidio Pimenta Arruda
FLEXIBILIDDE CURRÍCULAR: APRENDIZ AUTONÔNOMO E NOVO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO VETOR NA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA
Daniela Alves da Silveira Moura

Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)

Gimnoteca: elaboração de aplicativo de identificação de gimnospermas no Brasil e avaliação de sua utilização
Roberto Sant'Ana Gomes Oliveira, Gínia Cezar Bontempo, Thaís Almeida Cardoso Fernandez, Pedro Bond Schwartsburd
De acadêmico para acadêmico: site de educação médica mediado por mapas mentais
Gregório Victor Rodrigues
CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO
Cristiane Alves da Silva Menezes, Amanda Aparecida Figueiredo Carvalho, Ana Lúcia Andrade Santos, Isabela Moreira Gondim, Raphael Bruno dos Reis Jorge
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
Renato Vitor Vieira, Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Vitor Martins Paulino, Hugo Henriques Alvim, Rogeli Tiburcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Patrícia Valente Araújo Jacques Gonçalves
ESTRUTURAS EM 3D: REPRESENTAÇÃO DAS REAÇÕES DE APOIO, APOIOS E RESTRIÇÕES DE DESLOCAMENTOS
Isabelle Nani de Souza Castro, Fabiano Praça, Rafaela Novaes, Karolyne Barcelos, Caio Oliveira, Yann Nogueira, Alfred Campos
REDIGIR: UM SITE PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Carla Viana Coscarelli, Ana Clara Rocha, Jônio Machado Bethônico, Maikel Fontes de Melo, Mislene Da Silva, Fernanda Silva Costa, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Lorraine Magalhães
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE ENSINO “MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL PARA ENSINO DE ODONTOLOGIA EM LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR”
Renato Vitor Vieira, Fernanda Tavares Moreira, Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Vitor Martins Paulino, Rogeli Tiburcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Patrícia Valente Araújo Jacques Gonçalves, Hugo Henriques Alvim

Outro

O QUE É SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?
NAIARA SOUSA VILELA, Helem Fernandes Naves Peixoto, GEOVANA FERREIRA MELO
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Lucas Martins Chaves, Mateus Felipe Simões Rodrigues, Rúbia Reis Guerra, Talita Santos Caixeta, Tiago Almeida Mitraud
JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO NOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
Roanjali Auxiliadora Salviano Araújo, Vagner Antônio Marques
PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA COM INSTRUMENTO PARA A QUEBRA DO PARADIGMA TEORIA VERSUS PRÁTICA
EDSON QUEIROZ QUEIROZ


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .