Recursos Educacionais
| METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO | |
| Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
| AS CARTAS DE TSUJI: UM ROMANCE PARA INSPIRAR O EMPREENDEDORISMO | |
| Rochel Montero Lago, Lílian Barros Pereira Campos |
| A RADIOFUSÃO COMO ELEMENTO DE AVALIAÇÃO EM DISCIPLINA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Bruna Antonia Melchiades Bretz, Bruna Ferreira Pereira, Ranier Chaves Figueiredo, Matheus Anchieta Ramirez |
| ELABORAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO SUPERIOR SOBRE MATEMÁTICA E ARTE | |
| Edilson dos Passos Neri Junior, Cristina Lúcia Dias Vaz |
| ESCAMBO DE HABILIDADES | |
| Renata Loyola |
| METALINGUAGEM GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ON-LINE "OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS" | |
| Ana Paula Cordeiro Pereira, Francine Souza Andrade, Luana Lopes Amaral, Marilane de Abreu Lima Miranda, Shirlene Ferreira Coelho |
| VISUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: O CASO DA OFICINA INTEGRADA DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO - PROBLEMAS DE PARCELAMENTO DO SOLO E ASSENTAMENTOS HABITACIONAIS | |
| Thiago Alfenas Fialho, Roberto Eustaáquio dos Santos |
| VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: APRENDENDO E ENSINANDO | |
| Agnes Kiesling Casali, Patrícia Silva Costa, Luísa Lemos Santos |
| VIDEOTECA VIRTUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DE TELEODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, William Soares Campos, Maria Inês Barreiros Senna, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Simone Dutra Lucas |
| RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: AMBIENTE REALPTL | |
| Daniervelin Renata Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Joyce Fettermann, Elaine Teixeira da Silva |
| INDICATRIZES ÓPTICAS: REPRESENTAÇÃO DE MODELOS DE ELIPSOIDES ÓTICOS IMPRESSOS EM 3D PARA USO NO ENSINO DE MINERALOGIA ÓPTICA | |
| Jefferson Ferreira Silva |
| PROPOSTA DE UMA DISCIPLINA DINÂMICA OPTATIVA “PRATICANDO CIÊNCIAS” PARA OS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA UFMG | |
| Renata Labanca |
| INTERAÇÕES DIDÁTICAS E MULTIDISCIPLINARES NA AUTOMAÇÃO DE PLANTAS DIDÁTICAS COMO ENGAJAMENTO DE ALUNOS NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO | |
| Márcio Luiz Assunção, Matheus Bonavite dos Reis Cardoso, Mateus Talouis Braga |
| APRENDIZAGEM POR DESAFIOS | |
| Maick Heris Amaral Ferreira, Isabel Cristiane Kuniyoshi, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Eloá Aguiar Gazola |
| USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | |
| Matheus França Perazzo, Ricardo Gomez, Carolina Gomes, Isabela Pordeus, Andrea Vargas, Maria Esperanza Cortés, Maria Inês Senna, Raquel Ferreira |
| KIT ÁGUAS NA CIDADE: GUIA PARA INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA ÁGUA NUMA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE SEU RELEVO | |
| Roberto Eustaaquio dos Santos, Juliana de Barros Alves, Marina Moraes Fusco Nogueira |
| ENSINANDO PARA APRENDER: PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Pollyana Ruggio Tristão Borges, Carolina Marques Andrade, Daniela Virgínia Vaz |
| METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: INOVAÇÃO NAS MONITORIAS | |
| Caíque Constancio Miranda, Renato Guimarães Varges, Tânia Afonso Chaves, Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa, Natália Lopes Pontes Póvoa Iorio |
| UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA | |
| André Demambre Bacchi |
| UTILIZAÇÃO DE ENIGMAS DE RACIOCÍNIO LATERAL NO ENSINO DE FARMACOLOGIA | |
| André Demambre Bacchi |
Trabalho completo
| PRÁTICAS DECLARADAS INOVADORAS POR PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
| Rayanne Angela Albuquerque dos Santos |
| LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EM NUVEM: UMA EXPERIÊNCIA COM NUVENS DE PALAVRAS NO ESTUDO DO DIREITO AMBIENTAL | |
| Arthur Emanuel Leal Abreu, Flávia de Sousa Marchezini |
| INOVAÇÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMG: RELATOS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA | |
| Durcelina Ereni ereni arruda, Márcia dos Santos Pereira |
| O ENTUSIASMO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS | |
| Sonia Carvalho Leme Moura Véras, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Simone Maria Araújo Monteiro |
| AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/BRASIL | |
| Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiago, Daniela Quadros Azevedo |
| POSSIBILIDADES DE USO DAS TDICs NO ENSINO SUPERIOR: DOCENTE É SÓ IMIGRANTE DIGITAL E ESTUDANTE É SÓ NATIVO DIGITAL? | |
| Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni, Simone Torres de Lima Bernardino, Maria José Batista Pinto Flores |
| PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA | |
| Nathalia Monique Mesquita Mendes, Claudia Naves David Amorim |
| JOGO DO MAPA METABÓLICO: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOQÚIMICA | |
| Natália Tomich Paiva Miranda, Roberta Mendes von Randow, Andréia Almeida Mendes |
| A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DO DIRETÓRIO CIENTÍFICO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DENTRO DO CAMPO ACADÊMICO | |
| Yuri de Castro Machado, Bernardo Soares Lacchini, Pedro Henrique Rocha Caldeira, Carmem Lage Vieira |
| NEUROCIÊNCIAS NA ESCOLA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | |
| Raphael Júnio De Carvalho Ferraz, Juliana Carvalho Tavares |
| A AVALIAÇÃO POR PARES SOB A PERSPECTIVA DISCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Leidiane Jacira de Oliveira Santos, Rafael Sikva Costa, Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, Victor Daniel de Oliveira e Silva |
| EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO PRESENCIAL DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. | |
| Alessandro Caldeira Alves |
| PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR SOBRE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Daniel Zonzini Voltan |
| O ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE | |
| Karina de Oliveira Santos Cordeiro |
| CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto, Mariana Lima Vilela |
| CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO TÓPICOS EM EPILEPSIA PARA A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EPILEPSIA | |
| Juliana Carvalho Tavares, Maura Regina Vilela, Lediane de Almeida Costa |
| METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA | |
| Elizandra Cananéa Elias, Ana Lúcia Guimarães, Vinicius Machado de Oliveira |
| ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG | |
| Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins |
| ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG) | |
| Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
| A REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO AO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Thaís Horta Álvares da Silva, Leiliane Coelho André, Cristina Duarte Vianna-Soares, Priscila Alves de Vasconcelos |
| EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DISCUTINDO O USO DE ANIMAIS VIVOS E VIRTUAIS NO ENSINO DE PSICOLOGIA | |
| Hebert Gonçalves Straehl |
| CONHECIMENTO, COGNIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES ONTOLÓGICAS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO CIENTÍFICO | |
| Túlio Silva de Paula |
| VIVÊNCIA DE GRADUANDOS DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE E SUAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA ATUAR NA SAÚDE | |
| André Luiz Almeida Damaso, Pedro Henrique Paschoal dos Santos, Maíra Pinto Laporte, Juliana do Carmo Reis, Pricila Cristina Correa Ribeiro |
| A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA | |
| Lúcia Helena Costa Braz, Gustavo Teixeira de Castro, Roger Santos Ferreira |
| LITERATURA SOB A INTERFACE DIGITAL: EBOOK LITERÁRIO | |
| Luciano Magno Rocha, Leticia da Silva Zarbietti, Lidia Maria Nazare Alves |
| CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR ALIADA À SALA DE AULA INVERTIDA E AO PBL | |
| Bruna Lyra Duque, Arthur Emanuel Leal Abreu |
| A SOCIDEDADE DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG): SUA ATUAÇÃO E SEU NOVO PROJETO DE EXTENSÃO | |
| Bernardo Soares Lacchini, Larissa Martins Silva, Filipe Dias Nassar Naback, Arthur Augusto Alcântara Venturini |
| A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS COM 100% DAS ATIVIDADES EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Thales Reis Hannas, Anandy Kassis de Faria Alvim Hannas |
| Feira GastroUna - Metodologias Inovadoras no Ensino Superior | |
| Rosilene Lima Campolina, Maria Marta Amancio Amorim |
| UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR E RESGATAR ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ | |
| Cristiane Norbiato Targa, Thais Gabrielle Serafim, Patrícia Oliveira |
| METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
| Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas |
| DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO DA UFMG | |
| Giordano Bruno Soares Roberto, Gustavo Duarte Vieira, Rafael Gonçalves Brandão de Almeida |
| SERELEPE: BRINQEDORIAS SONORAS E CÊNICAS | |
| Eugênio Tadeu Pereira |
| O PAPEL DO PROFESSOR E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO | |
| Ana Paula Gonçalves da Silva, Raquel Carvalho Menezes de Castro, Letícia da Silva Almeida, Michele Rocha Cortes Hazar, Tatiane Albuquerque de Oliveira Ferreira |
| PROPOSTA DE INOVAÇÕES E MELHORIAS DE ENSINO AO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
| ALUNOS E PROFESSORES COMO ATORES CENTRAIS: DISCUSSÕES E DIMENSÕES DAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO | |
| Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: Construção e apresentação do gênero artigo acadêmico para o ensino de gêneros textuais no ensino-aprendizagem | |
| Cristina Mara França Pinto Fonseca, Vanessa Faria Viana, Ana Clara Vital da Silva |
| ENSINO EM PESQUISA: COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DE ENGENHARIA MECÂNICA | |
| Fernando Coelho, Gilberto de Magalhães Bento Gonçalves |
| AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE DIREITO: UM ESTUDO À LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA E DA TAXONOMIA DE BLOOM | |
| Priscila Frances Rios, Adriana Goulart de Sena Orsini |
| GLICODOMINANDO: MEMORIZANDO A GLICÓLISE BRINCANDO | |
| Gabriella Candian Felix Teixeira, Silvia Carvalho, Paula Caputo Dutra de Oliveira, Igor Visconte Gonçalves, Andréia Laura Prates Rodrigues |
| EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS | |
| Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes |
| SALA DE AULA INVERTIDA: DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | |
| Leonardo Henrique Sales, Anna Luiza Lemes Aleixo, Paula Debortoli Lages Matarelli |
| A FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO CURSO DE PÓS EM MÍDIAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DO CAMPUS IFTM UBERLANDIA CENTRO | |
| Mara Rubia Aparecida da Silva |
| ENTRE LÍNGUA E CULTURA DE UM POVO ÉTNICO: O ENSINO DE YORUBÁ E UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
| Luana Carla Martins Campos Akinruli, Samuel Ayobami Akinruli |
| INTERFACES ENTRE O PROJETAR E O ENSINAR-APRENDER | |
| Paula Barros |
| METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE COMPONENTES PARA FINS FILANTRÓPICOS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SOLDADORES LECIONADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO | |
| Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
| FILOSOFIAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS: procedimentos de avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem | |
| Fernanda Cilene Moreira de Meira |
| PARCERIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COM O DOCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Joe Campos Costa, Beatriz Cardoso Diniz, Luciene de Macedo Gomes Viana, Marcelo Wagner de Lima Souza, Gislaine do Rosario Pereira Nonato |
| CARTOGRAFIAS (AUTO)ETNOGRÁFICAS: MAPAS E MEMÓRIA(S) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO | |
| Vinicius da Silva Lirio |
| METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS GESTORES | |
| Corina Alves Farinha |
| INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE SALAS VIRTUAIS | |
| Maria Auxiliadora Soares Padilha |
| CURTA O MINUTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO E INCLUSÃO CULTURAL ATRAVÉS DO CINEMA NA UNIVERSIDADE NOTURNA | |
| Rodolfo Nazareth Junqueira Fonseca |
| COLETA, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA | |
| Alessandra Cristine Novak Sydney |
| APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA OFICINA INTEGRADORA DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS COM A CIÊNCIA DE ALIMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFMG | |
| Renata Labanca |
| YOUTUBE APLICADO A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CANAIS EDUCATIVOS DA REDE | |
| Rachel Bragança de Carvalho, Bárbara Aparecida Rocha, Allan Julio Santos, Ruan Soares Ribeiro |
| EXPERIÊNCIAS, RELAÇÕES: UMA ARTICULAÇÃO ENSINO-PESQUISA NA DISCIPLINA 'EDUCAÇÃO SUPERIOR' EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA | |
| Igor Vinicius Lima Valentim, Simone Torres Evangelista |
| ENSINO, DIDÁTICA E DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO EXTENSIONISTA NO DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA | |
| Karina Regalio Campagnoli, Denise Puglia Zanon, Viviane Aparecida Bagio |
| A LEITURA, A ESCRITA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NAS CIÊNCIAS EXATAS | |
| Mário Fernandes Rodrigues, Jordan Wellington Rodrigues dos Santos, Rafaella Azevedo Aguiar, Ana Flávia Santos da Costa, Bianca Magalhães Benevides |
| ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG | |
| Nathany Kassia Morais, Natália Lelis Bittencourt, Gínia Cesar Bontempo, Isabela Berbert da Guia |
| INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOHISTÓRIA: O USO DO OBJETO GERADOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO EM SALA DE AULA | |
| Gláucia Soares Barbosa, Luisa Teixeira Andrade Pinho |
| AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO | |
| Eloa Aguiar Gazola, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Luiz Carlos Bianco, Maria Eliza Aguiar Silva, Suzana Schwerz Funghetto |
| APLICATIVO MOVEDO – PRÁTICA MUSICAL NA PEDAGOGIA KODÁLY | |
| Walênia Silva, Roque Anderson Saldanha Teixeira, Fernanda Buére |
| A PARTICIPAÇÃO NO PIBID COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO | |
| Karina de Oliveira Santos CORDEIRO |
| DA SALA À PRAÇA: A MOTIVAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | |
| Cláudio Márcio Magalhães |
| A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCIPLINA PESQUISA DE MERCADO | |
| Marcos Silva Araújo, Akemi Alessi Ishihara, Júlio Alessi |
| ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES | |
| Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Romulo Pereira Silva |
| METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEMATIZAÇÃO | |
| Rafaela Benatti Oliveira, Isabel Cristina Chagas Barbin, Henrique Salustiano Silva, Ana Carolina Castro, Márcia Cristina Aparecida Thomaz |
| O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE: A FEIRA AGROECOLÓGICA RAÍZES DO CAMPO | |
| Matheus Rodrigues Moreira, Vírginia de Lima Palhares |
| CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS/AS ESTUDANTES | |
| Vanessa Cappelle, Symaira Poliana Nonato, Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Emanuelle Arruda Narcizo |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE FORMADORES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | |
| Suzana Gonçalves Rodrigues, Simone Benck, Wélcio de Toledo, Daniela Silva |
| JOGOS METABÓLICOS | |
| Andreia Laura Prates Rodrigues, Ana Paula Moreira, Paula Rhana, Jader dos Santos Cruz, Andrea Mara Macedo |
| METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | |
| Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva |
| MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS | |
| Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques |
| USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MODELO DE ENSINO | |
| Silvia Cota Machado, Ivo Ramos |
| A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
| Loyane Cristine Cafieiro Monteiro, Weslei Antonio Vilela |
| O QUIZ DO BIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | |
| Denise Sande Santos, Danilo Sande Santos |
| REFLEXÕES DE ORIENTADORES DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG SOBRE VIVÊNCIAS NOS TEMPOS ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR | |
| Maria Márcia Martins Parreiras, Franciane Cristina Toledo Duarte, Ellen Vieira Santos, Leandro Antônio de Oliveira, Bruno César César de Resende |
| COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG | |
| Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten |
| MUDANÇA NO PERFIL DOS ESTUDANTES DE CURSOS SELETIVOS DA UFMG E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: INDICAÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA | |
| Cláudio Marques Martins Nogueira, Bréscia França Nonato, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni |
| PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA | |
| Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Brígida Dias Fernandes, Fernanda Ahnert da Silva, Yasmin Costa Barbosa Dias, Clarice Chemello |
| NORTEANDO PERCURSOS DE APRENDIZAGEM COM GUIAS DIDÁTICOS PARA EAD: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Rayanne Angela Albuquerque dos Santos, Patricia Carvalho Matias, Haíra Menezes Lopes, Maria Auxiliadora Soares Padilha |
| USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS DISCIPLINAS CDD E CDU DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA | |
| Celsiane Aline Vieira Araújo, Maria de Fátima Ferreira Alves, Cíntia de Azevedo Lourenço, Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
| O APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO MULTIMODAL NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DOS ALUNOS SURDOS EM UM CURSO EAD | |
| Eva dos Reis Araújo Barbosa |
| QUO VADIS? OS DILEMAS DO ENSINO E DA PESQUISA RETRATADOS PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG | |
| Bruna Pereira, Matheus Ramirez, Cláudio Paixão Anastácio de Paula |
| “NÃO ME PREOCUPA A NOTA, MAS O QUE APRENDO!!” ESTRATÉGIA COLABORATIVA DE VALORIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Carolina Calomeno |
| MACROLETRAMENTOS DIGITAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE INGLÊS | |
| Elisa Mattos de Sá |
| ENSINO, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CIENTISTA POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS | |
| Joscimar Souza Silva |
| A PONTE E O CONCRETO COLORIDO COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS | |
| Wildma Mesquita Silva, Viviane Carvalho Fernandes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Anderson Caetano Gusmão |
| PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos |
| AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO ONLINE DE MESTRADO: ALGUNS PONTOS DE DISCUSSÃO | |
| Elisa Mattos de Sá |
| ENSINO DE LÓGICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
| Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage, Ana Paula Diniz Arruda, André Luiz Moura Júnior |
| EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA E SEUS IMPACTOS, NA PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO. | |
| Rodrigo Baptista Séra, Ricardo Teixeira Veiga, Filipe Sacchetto de Castro Monteiro |
| O MAPA CONCEITUAL COMO UMA ATIVIDADE DIDÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Graciane Silva Bruzinga Borges, Eliúde Oliveira Leal, Célia da Consolação Dias, Gercina Ângela de Lima |
| FONOAUDICIONÁRIO: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO DE VOCÁBULOS TÉCNICOS PARA A FONOAUDIOLOGIA | |
| Márcia Emília da Rocha Assis Eloi |
| A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS ATIVIDADES PARA ALÉM DA SALA DE AULA | |
| Alvaro Aparecido Alves Augsten, Cláudia Staling Bosco, Grazielle Dias da Silva |
Outro
| PLÁGIO NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE A INTEGRIDADE NA PESQUISA E A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE | |
| zélia Pires Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Pimenta Arruda |
| O GRUPO DE PESQUISA LATACI®: PESQUISA-EXTENSÃO-ENSINO | |
| Max Cirino de Mattos, Mário Sérgio Teixeira Marques, Íris Barbosa Goulart, Rafael Oliveira de Ávila |
| AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MONITORIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG: RELATÓRIO PRELIMINAR E PROPOSTA DE TRABALHO | |
| André Almeida Gonçalves, Lucas Martins da Silva, Luiz Filipe da Silva, Victória Veloso Faraco |