Submissões online
Já possui um Login/Senha de acesso à SISTEMA ONLINE DE ACOMPANHAMENTO DE CONGRESSOS?
Acesso
Não possui Login/Senha?
Inscrições
A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Diretrizes para Autores
NORMAS
Podem ser inscritos trabalhos nas seguintes Modalidades e Eixos Temáticos:
MODALIDADES:
- Ensaio
- Relato de experiência
- Resultado de pesquisa
- Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
- Outro tipo que não se encaixa nas opções anteriores.
EIXOS TEMÁTICOS:
1- Avaliação da aprendizagem
Tendências atuais nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.
2- Flexibilidade curricular
Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular.
3- Materiais didáticos
Construção e utilização de materiais diversos – vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, etc.
4- Metodologias de ensino
Planejamento, planos e registros de ação pedagógica. Estratégias de ensino. Processos e produtos da prática docente.
5- Protagonismo do estudante
Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios, processos e produtos com foco na participação do aluno.
6- Tecnologias digitais
Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino.
Outros
Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos eixos acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.
COMO APRESENTAR:
- COMUNICAÇÃO ORAL
Dados da apresentação: Cada trabalho deverá ser apresentado em até 15 minutos. Teremos espaços diferenciados (sala de aula, saguões, espaços abertos, gramados, etc). O formato da apresentação pode também ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, pôsteres, cartazes, produtos do próprio trabalho, etc.
Nesta categoria, devem ser enviados um resumo, um texto e um vídeo de divulgação.
Resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Texto (introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações).
Até 3000 palavras; Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
- PÔSTER
Nesta categoria, devem ser enviados um resumo expandido e um vídeo de divulgação, além do pôster a ser apresentado.
Resumo expandido: até 1000 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Os resumos expandidos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
Dados da apresentação: Os pôsteres ficarão expostos em um saguão, durante todo o evento. Os pôsteres devem conter dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail, instituição) e do trabalho (Título, eixo temático, textos e imagens). Os autores podem ser convidados a apresentarem seus trabalhos (a ser confirmado previamente). Junto ao pôster podem ser apresentados outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc.
- VÍDEO / ANIMAÇÃO
Nesta categoria, devem ser enviados uma sinopse e um vídeo de divulgação, além do produto a ser apresentado.
Sinopse: até 500 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
As sinopses devem ser enviadas em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm.
Vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
Dados da apresentação: Os produtos serão exibidos em auditório. Os autores podem ser convidados a apresentarem seus trabalhos (a ser confirmado previamente).
- Outras formas de apresentação
Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.
Itens de Verificação para Submissão
- O vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos foi criado e postado pelos próprios autores no youtube, sendo informado, no campo abaixo (Comentários ao Diretor da Conferência), apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
- O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.