Diretrizes para Autores
Normas de submissão de trabalhos
II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino: o estudante como agente de mudanças em comunidade
Podem ser inscritos os seguintes tipos de trabalhos:
- Ensaio
- Relato de experiência
- Resultado de pesquisa
- Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
- Outro:
Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos tipos de trabalho acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta de um novo tipo de trabalho.
Os trabalhos serão submetidos de acordo com o Eixo Temático que o autor/a considerar mais pertinente:
EIXOS TEMÁTICOS:
1- Avaliação da aprendizagem
Tendências atuais nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.
2- Flexibilidade curricular
Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.
3- Recursos Educacionais
Construção e/ou apropriação de materiais diversos – vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, curadoria e etc.
4- Metodologias de ensino-aprendizagem
Planejamento, planos e registros de ação pedagógica. Estratégias de ensino. Processos e produtos da prática docente.
5- Protagonismo do estudante
Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios, processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno.
6- Tecnologias digitais
Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem.
7. Gamificação
Diferentes princípios de jogos na prática educativa do ensino superior.
8. Educação inclusiva
Inclusão no ensino superior de grupos historicamente excluídos: sexo, etnia, gênero, condição social, deficiência e etc.
Outros
Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos eixos acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.
FORMATO DO TEXTO
Sugestão de formato do texto para todos os tipos de trabalhos:
Resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Palavras-chave: até 5 palavras separadas por ponto.
Texto (introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações).
Até 3000 palavras, incluindo as referências bibliográficas; Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, ; usar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Devem ser escritos de acordo com a norma culta e nova ortografia de Língua Portuguesa.
Além da formatação indicada acima, os trabalhos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do autor.
NÃO DEVE HAVER IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES NO CORPO DO TRABALHO
O EIXO TEMÁTICO DEVE SER EXPLICITADO
Os trabalhos poderão ser enviados na plataforma junto a um vídeo de apresentação/divulgação com o seguinte formato:
Vídeo de apresentação/divulgação ou outros recursos audiovisuais de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e divulgue seu trabalho em 2 minutos!
Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube ou Vimeo, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.
FORMATO DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Socialização nos Grupos de Colaboração
Cada trabalho deverá ser apresentado em um Grupo de Colaboração (GC) de acordo com o eixo temático escolhido pelos autores. O GC tem como objetivo favorecer reflexões e ações em torno das inovações pedagógicas no ensino de graduação, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes na construção de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior.
O formato da apresentação pode também ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, pôsteres, cartazes, produtos do próprio trabalho, etc. Independente do formato, os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 5 (cinco) minutos.
- PECHAKUCHA
PechaKucha 15x20 é um formato de apresentação simples, em que o autor mostra 15 imagens e cada uma é mostrada durante 20 segundos. As imagens avançam automaticamente e autor fala junto a elas, garantindo uma apresentação de 5 minutos.
A apresentação deve ser feita como se estivesse contando uma história. Nos slides de apresentação há a predominância de imagens (fotos e figuras). As palavras devem se limitar a palavras-chaves. Evita-se o uso de frases e citações, que se forem importantes devem ser datas pelo autor, mas não devem ser citadas no slide.
- PÔSTER
Nesta categoria deve ser apresentado o pôster no seguinte formato:
O pôster deverá ter 1,20 m de altura por 0,90 m de largura e conter:
Títulos – Deve constar nomes dos autores suas respectivas instituições de origem e email.
Texto: Introdução / Objetivos / Metodologia / Resultados / Conclusões. Podem ser utilizados gráficos, imagens, tabelas, etc. O texto deverá ser lido por pelo menos 1,5m de distancia. Os pôsteres devem conter dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail, instituição) e do trabalho (Título, eixo temático, textos e imagens). Os autores apresentarão os pôsteres nos Grupos de Colaboração. Junto ao pôster podem ser apresentados outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc. A apresentação do pôster não poderá exceder a 5 minutos no Grupo de Colaboração.
Os pôsteres ficarão expostos em um saguão, logo após as apresentações no GC.
- VÍDEO / ANIMAÇÃO
Nesta categoria, deve ser apresentado um vídeo ou animação de até 05 minutos que apresente o resultado do trabalho.
Os autores serão responsáveis por levar o arquivo do vídeo ou postá-lo no Youtube ou Vimeo e acessá-lo para apresentação no Grupo de Colaboração.
- ILUSTRAÇÃO PLÁSTICA-MUSICAL
A ilustração plástica musical refere-se à forma artística de apresentar o resultado do trabalho, por meio de: esquetes, cenas, teatro, músicas, paródias, poesias e etc.
A apresentação deverá ocorrer em 5 minutos no Grupo de Colaboração. Os recursos necessários são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
- MIDIAS E/OU TECNOLOGIAS DIGITAIS
Neste formato procura-se incentivar que os autores apresentem os recursos que utilizam como suporte a seus cursos como páginas na web, redes sociais, páginas no Moodle ou LMS equivalente, blogs, etc.
Os produtos serão socializados nos Grupos de Colaboração em até 05 minutos.
- Outras formas de apresentação
Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.
Submissões a esta conferência fecharam em 2016-07-11.