Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Recursos Educacionais

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO
Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura
VISUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: O CASO DA OFICINA INTEGRADA DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO - PROBLEMAS DE PARCELAMENTO DO SOLO E ASSENTAMENTOS HABITACIONAIS
Thiago Alfenas Fialho, Roberto Eustaáquio dos Santos
VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: APRENDENDO E ENSINANDO
Agnes Kiesling Casali, Patrícia Silva Costa, Luísa Lemos Santos
VIDEOTECA VIRTUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DE TELEODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, William Soares Campos, Maria Inês Barreiros Senna, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Simone Dutra Lucas
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: AMBIENTE REALPTL
Daniervelin Renata Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Joyce Fettermann, Elaine Teixeira da Silva
INDICATRIZES ÓPTICAS: REPRESENTAÇÃO DE MODELOS DE ELIPSOIDES ÓTICOS IMPRESSOS EM 3D PARA USO NO ENSINO DE MINERALOGIA ÓPTICA
Jefferson Ferreira Silva
USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Matheus França Perazzo, Ricardo Gomez, Carolina Gomes, Isabela Pordeus, Andrea Vargas, Maria Esperanza Cortés, Maria Inês Senna, Raquel Ferreira

Trabalho completo

AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/BRASIL
Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiago, Daniela Quadros Azevedo
A AVALIAÇÃO POR PARES SOB A PERSPECTIVA DISCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leidiane Jacira de Oliveira Santos, Rafael Sikva Costa, Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, Victor Daniel de Oliveira e Silva
ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG
Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG)
Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura
A REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO AO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Thaís Horta Álvares da Silva, Leiliane Coelho André, Cristina Duarte Vianna-Soares, Priscila Alves de Vasconcelos
EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DISCUTINDO O USO DE ANIMAIS VIVOS E VIRTUAIS NO ENSINO DE PSICOLOGIA
Hebert Gonçalves Straehl
A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA
Lúcia Helena Costa Braz, Gustavo Teixeira de Castro, Roger Santos Ferreira
A SOCIDEDADE DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG): SUA ATUAÇÃO E SEU NOVO PROJETO DE EXTENSÃO
Bernardo Soares Lacchini, Larissa Martins Silva, Filipe Dias Nassar Naback, Arthur Augusto Alcântara Venturini
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR E RESGATAR ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ
Cristiane Norbiato Targa, Thais Gabrielle Serafim, Patrícia Oliveira
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR
Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas
ALUNOS E PROFESSORES COMO ATORES CENTRAIS: DISCUSSÕES E DIMENSÕES DAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO
Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva
EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS
Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes
SALA DE AULA INVERTIDA: DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Leonardo Henrique Sales, Anna Luiza Lemes Aleixo, Paula Debortoli Lages Matarelli
PARCERIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COM O DOCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Joe Campos Costa, Beatriz Cardoso Diniz, Luciene de Macedo Gomes Viana, Marcelo Wagner de Lima Souza, Gislaine do Rosario Pereira Nonato
COLETA, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Alessandra Cristine Novak Sydney
YOUTUBE APLICADO A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CANAIS EDUCATIVOS DA REDE
Rachel Bragança de Carvalho, Bárbara Aparecida Rocha, Allan Julio Santos, Ruan Soares Ribeiro
AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO
Eloa Aguiar Gazola, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Luiz Carlos Bianco, Maria Eliza Aguiar Silva, Suzana Schwerz Funghetto
APLICATIVO MOVEDO – PRÁTICA MUSICAL NA PEDAGOGIA KODÁLY
Walênia Silva, Roque Anderson Saldanha Teixeira, Fernanda Buére
ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Romulo Pereira Silva
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEMATIZAÇÃO
Rafaela Benatti Oliveira, Isabel Cristina Chagas Barbin, Henrique Salustiano Silva, Ana Carolina Castro, Márcia Cristina Aparecida Thomaz
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE FORMADORES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Suzana Gonçalves Rodrigues, Simone Benck, Wélcio de Toledo, Daniela Silva
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva
MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS
Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques
O QUIZ DO BIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Denise Sande Santos, Danilo Sande Santos
REFLEXÕES DE ORIENTADORES DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG SOBRE VIVÊNCIAS NOS TEMPOS ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR
Maria Márcia Martins Parreiras, Franciane Cristina Toledo Duarte, Ellen Vieira Santos, Leandro Antônio de Oliveira, Bruno César César de Resende
COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG
Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA
Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Brígida Dias Fernandes, Fernanda Ahnert da Silva, Yasmin Costa Barbosa Dias, Clarice Chemello
MACROLETRAMENTOS DIGITAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE INGLÊS
Elisa Mattos de Sá
ENSINO, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CIENTISTA POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
Joscimar Souza Silva
A PONTE E O CONCRETO COLORIDO COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS
Wildma Mesquita Silva, Viviane Carvalho Fernandes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Anderson Caetano Gusmão
PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO ONLINE DE MESTRADO: ALGUNS PONTOS DE DISCUSSÃO
Elisa Mattos de Sá
EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA E SEUS IMPACTOS, NA PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO.
Rodrigo Baptista Séra, Ricardo Teixeira Veiga, Filipe Sacchetto de Castro Monteiro
A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS ATIVIDADES PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Alvaro Aparecido Alves Augsten, Cláudia Staling Bosco, Grazielle Dias da Silva

Outro

PLÁGIO NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE A INTEGRIDADE NA PESQUISA E A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
zélia Pires Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Pimenta Arruda


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .