Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Ensaio

WIKIPÉDIA. Uma ferramenta contemporânea de ensino?
Amanda Tolomelli Brescia, Sérgio Dias Cirino, Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição, Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos
Plágio Acadêmico e a Qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior
Alessandra Junho Gama Belo
IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL A DISTÂNCIA PARA O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAB/UFMG
Caroline Mendes de Oliveira
Simulação e modelagem computacional de museus históricos orientados ao visitante: perspectivas para o ensino e a formação de professores
Douglas Sales Silva, Eucidio Pimenta Arruda
POSSIBILIDADES PERFORMATIVAS NO ENSINO TEATRAL
Marcelo Eduardo RoccoGasperi, Glênio Araujo Villela
Cinco Ideias para a Reforma da Educação Jurídica na UFMG
Giordano Bruno Soares Roberto
A mediação como modo pedagógico no uso didático voltado ao público deficiente visual e vidente
Matheus Rocha Moreira, Vinícius Soares Garcia

Relato de Experiência

Utilização do texto colaborativo (Wiki) em uma disciplina do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais: Relato de experiência.
Rayane Oliveira Vitoria, Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Portfólio como ferramenta de avaliação: contribuindo para a formação de acadêmicos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia – um relato de experiência
Tania Afonso Chaves, Angela Scarparo, Priscila Starosky
PERCEPÇÕES ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES SEMIPRESENCIAIS USANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA
Inge Renate Frose Suhr
Aplicação do Planejamento Estratégico Situacional no Laboratório de Planejamento e Gestão “LAPLANGE”: Um relato de Experiência de ensino-aprendizagem
Kátia Ferreira Costa Campos, Katy Diniz Karoline Santos, Claudia Renata de Paula Orlando, Fernanda Martins Sobrinho, Lucas Gomes, Jéssica Alinne Fontes Basilio, Raquel Rondow Bahia, Vanessa de Almeida Guerra
DIREITO EMPRESARIAL ATUALIZADO E ACESSÍVEL: PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET A PARTIR DE PROJETO DE EXTENSÃO
Rubia Carneiro Neves, Davi Monteiro Diniz
A interdisciplinaridade e o uso das TIC em políticas públicas: relato de experiência de metodologia acadêmica
Adilene Gonçalves Quaresma, Alexandra do Nascimento Passos, Claudio Marcio Magalhaes
Por uma imersão científica: Um relato sobre a incorporação da lógica acadêmica por discentes da Universidade Federal de Minas Gerais em Medellín, Colômbia
Lucas de Lima Fernandes Padoan, Natália Valentim Ramos
O ensino da tragédia no Teatro Universitário: Prometeu Acorrentado
Denise Araujo Pedron
METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NA DISCIPLINA DE SANEAMENTO AMBIENTAL NO CURSO ENGENHARIA CIVIL
Maria Teresa Paulino Aguilar, Dayana Keitty Carmo Gonçalves
Aprendizagem Online para professores: evidências de validade na avaliação e intervenção dos processos de compreensão e leitura em crianças
Srta. D Avila Barbosa
PFLEX: Disciplinas flexibilizadas de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da UFMG
Eduardo Mascarenhas Santos, Juliana Torres de Miranda, Mariana Macedo Ribeiro
Proposta de hibridização para a disciplina Saúde Reprodutiva
Mariana Santos Felisbino-Mendes, Cintia Maria Lima
“Problemas de Formulação Livre” – Estratégia de ensino aplicada a Laboratório Didático de Mecânica Dos Fluidos
Antônio Carlos Andrade, Julio Cesar Costa Campos, Rafael Megale de Oliveira, Luis Felipe de Oliveira Marchesine
DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROTAGONISMO DE ESTUDANTES EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DA UFMG
eneida Pereira santos, Amanda Cristina Santana, Priscilla Márcia Scarpelli Bastos, Frederico Gadelha Guimarães, Eduardo Fleury Mortimer
O Moodle como ferramenta complementar no ensino da Neuroanatomia
Davi Teixeira Urzêdo Queiroz
Ensino de Farmácia, uso seguro de medicamentos e informação científica em weblog e redes sociais
Joyce Costa Melgaço Faria, Daniela Rezende Garcia Junqueira, Raissa Carolina Fonseca Cândido, Cristiane Aparecida Menezes Pádua, Alba Valéria Souto Melo Moraes, Alessandra Caroline Montes Frade, Daniela Fernandes Silva, Érika Paz Souza Santos, Louise Cristina Oliveira Santos, Mariana Fontoura Lana Nascimento, Weverton Teixeira Silva, Edson Perini
USO DAS TDICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA
Silvia Cota Machado
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E QUALIDADE NO ENSINO DA GRADUAÇÃO - PIQEG
Adriana Goulart de Sena Orsini, Raquel Betty de Castro Pimenta, Rayhanna Fernandes de Souza Oliveira
Mediação no Espaço do Conhecimento UFMG: Caminhos, possibilidades e alternativas de inovações metodológicas
Lucas de Lima Fernandes Padoan
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Ana Cecília Estevão, Ana Paula Pais Gott, Gabriela Brandão Oliveira
VIDEOCONFERÊNCIA EM TELENFERMAGEM: DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Luiz Brant, Solange Godoy, Eliane Palhares
AÇÕES DE EXTENSÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS URBANOS, COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Ana Paula Diniz Arruda
Relato de Experiência: Aplicando o PBL no Ensino do Direito
Sayury Silva Otoni
Atrelando teoria e prática - técnicas pedagógicas nos cursos de formação docente
Miriam Roberto Marmol
Matriz de Competências Essenciais para a avaliação de estudantes de medicina
CRISTINA GONCALVES ALVIM, Eliane Gontijo, José Renan Melo, Maria Emília Lima, Luíz Megale
Estrutura cibernética para aprendizagem: o caso do Ateliê Integrado de Arquitetura
Ana Baltazar, José Cabral Filho, Mateus Stralen, Guilherme Arruda
ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS EM DESIGN DE JOGOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE JOGOS COLABORATIVOS UMA ABORDAGEM SOBRE A METODOLOGIA DE DESIGN DE JOGOS EDUCATIVOS UTILIZADA NA CONCEPÇÃO DA CRIATIVA
Jeferson Antunes, Jânio do Nascimento Lima
RECONHECIMENTO DAS DEMANDAS DE ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE CINESIOTERAPIA-F DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS
Laura de Carvalho Moreira, Igor Urbano, Aline Alvin Scianni, Christina Danielli Coelho de Morais Faria
USO DE VÍDEO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E EDUCATIVO: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG).
Laura de Carvalho Moreira, Igor Urbano, Aline Alvim Scianni, Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Caracterização teórico-pedagógica do uso de múltiplas estratégias no laboratório didático
Antônio Carlos de Andrade, Maria de Lourdes Coelho, Júlio Cesar Costa Campos
O PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO CURSO DE DIREITO DA UFMG - UM RELATO QUE TERMINA NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO
Bárbara Nogueira Cesar Martins, Guilherme Costa Leroy, Lorena Parreiras Amaral, Marcella Furtado de Magalhães Gomes, Samuel Maia
EXPERIÊNCIA CALOURA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG
Emanuella Ribeiro Halfeld Maciel, Igor Matuck de Paula Reis, Natália Santos Lopes, Túlio de Oliveira Campos, Samuel Maia, Bárbara Nogueira Cesar Martins, Marcella Furtado de Magalhães Gomes
Processo de criação e improvisação na formação de atores egressos da graduação e do curso técnico de teatro da UFMG para o teatro de rua
Mariana Lima Muniz
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE DISTÚRBIOS PSICOSSOCIAIS – EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
NAYARA ALACOQUE COELHO, ANA RAQUEL SILVA de PAULA, TERESA SILVA KURIMOTO, ANNETTE SOUZA SILVA MARTINS
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM OURO PRETO: em busca da aprendizagem eficiente no ensino superior
Ana Estevão
DEFESA DE TEMAS
Paulo Vitor Lopes Saiter Soares
Um relato de experiência O Ensino integrativo da Fisiologia Humana na graduação
Grace Schenatto Pereira Moraes, Sasha Luísa de Azevedo Nunes, Maristela de Oliveira Poletini
Ensino a distância: metodologia e aprendizagem
Varda KENDLER, Luiz Cláudio Vieira de OLIVEIRA
AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO REFLEXIVA: PERCURSO(S) NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Alessandra Junho Gama Belo
Relato de Experiencia
Nayara Andrade Lourenco
ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE UMA PROFESSORA DE PATOLOGIA
Reane Fonseca Martins
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Karla Rona da Silva
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR: protagonismo discente
Karla Rona da Silva, Morgana da Silva Filho, Arlindo de Sousa Batalha Junior, Thaís Carvalho Canavieira
Diálogos c/ Ciência: um blog laboratório de divulgação científica
Juliana Santos Botelho, Adlane Vilas-Boas Ferreira
Metodologias inclusivas para com o público deficiente visual no ensino superior
Vinícius Soares Garcia, Matheus Rocha Moreira
Percepção Dos Alunos De Fisioterapia E Terapia Ocupacional Sobre A Metodologia Mapas Conceituais No Estudo Da Anatomia Humana
Sherindan Ferreira Brito, Carolina Vieira Barros, Marcos Augusto Sá, Giselle Foureaux, Camila Almeida Leite, Leonor Bezerra Guerra, Janice Henriques Silva

Resultado de Pesquisas

Mapas conceituais: uma valiosa ferramenta didática para o ensino da disciplina de Neuroanatomia Humana
Giselle Foureaux, Deijanira Rocco de Souza, Leonor Bezerra Guerra, Paula Luciana Scalzo, Janice Henriques da Silva
Estudo de métodos alternativos às aulas práticas com modelos animais vertebrados, para o ensino em Neurofisiologia
Sasha Luísa de Azevedo Nunes, Grace Schenatto Pereira Moraes, André Ricardo Massensini, Letícia Lobato Maciel, Rafaela Pinto Coelho Santos
A performance de um grupo de professores do Ensino Superior ao fazer conexões de conteúdo
Ariane Suelen Freitas Silva, Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza de Quadros, Reane Fonseca Martins
COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICAS UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CORTE LONGITUDINAL COM PROFESSORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Silvino Paulino dos Santos Neto, Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant'Anna
As ferramentas do Telenfermagem para equipe de enfermagem na atenção em saúde
Driely Suzy Soares Assis, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Eliane Marina Palhares Guimarães, Lenice Castro Mendes Villela
COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICA UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CORTE LONGITUDINAL COM PROFESSORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Silvino Paulino dos Santos Neto, Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant'Anna
Ensino-aprendizagem no ateliê de projeto sob a ótica dos estudantes: uma pesquisa exploratória
Paula Barros
Contribuição de gestos para a materialização de conceitos abstratos em aulas de ensino superior
Luciana Moro, Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luíza Quadros, Renata Reis Pereira, Eliane Ferreira Sá, Reane Ferreira Martins
Metodologia dos Mapas Conceituais aplicada à disciplina de Biologia Celular
Iasmin Rabelo de Queiroz, Nathália Ferreira Mendes, Janice Henriques da Silva, Luciana de Oliveira Andrade, Daniel Galdino
Os gestos recorrentes e sua interação com outros modos semióticos em aulas de Química Orgânica do Ensino Superior
Renata Reis Pereira
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Camila Sanches Gomes, Eucídio Pimenta Arruda, Mariana Novais Vieira
A Prosódia em um professor de Ensino Superior e as interações com outros modos de comunicação
Willian Hote Scanferla, Ana Ana Luiza de Quadros, Eliane Ferreira de Sá, Luciana Moro, Eduardo Fleury Mortimer
CARACTERIZAÇÃO DE AULAS DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES
Leandro Antonio Oliveira, Eduardo Fleury Mortimer, Julia Campos Freitas, Ariane Suelen Freitas Silva, Fernanda Costa Santos, Willian Hote Scanferla
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO VERSUS AUSTRALIANO: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES
Daniela Alves da Silveira Moura, Geraldo Fernandes Fonte Boa
USO DE RECURSOS DIGITAIS PORESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: RESULTADOS PRELIMINARES.
Regina Maria De Marco Turchetti Maia, Janetti Nogueira de Francischi
História e memória do Labepeh: reflexões sobre o ensino de História
Paula Miranda Oliveira, Eucidio Pimenta
ESTUDO, CRÍTICA E DIFUSÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA POR MEIO DIGITAL
Vanessa Borges Brasileiro, André Guilherme Dornelles Dangelo, Daniele Nunes Caetano de Sá, Mateus Pontes
Avaliação da Performance de Médicos Residentes de Obstetrícia Através de um Sistema de Pontuação Informatizado, em um Hospital Universitário
Juliano de Souza Gaspar

Materiais Didáticos

MOE, TAS e COM: materiais didáticos virtuais em Anatomia para o Movimento
Siane Paula de Araújo, Luhan Dias Souza, Maurício Silva Gino, Gabriela Córdova Christófaro
Desenvolvimento de um material didático para o ensino-aprendizagem do processo de soldagem GMAW
Juan Sebastián Restrepo
O USO DO BISCUIT COMO INSTRUMENTO PARA A PRÁTICA NO ENSINO DA NEUROANATOMIA
mayra Aparecida Côrtes, FLAVIO CESAR VALENTIM, RICARDO SHIROTEAU JACOB, LOHAN AFFONSO CAMPOS
Série Professor Artista
Geraldo Freire Loyola
Proposta de metodologia de planejamento e avaliação de cardápios para o ensino na graduação em Nutrição
Rita de Cássia Ribeiro

Outros

Narrativa da Imaginação e a metodologia role playing
Senhor Rocha
Doutorado
Carla Viana Coscarelli, Fernanda S. Costa, Mislene da Silva, Marília Martins, Hanna Fergus, Carlos Alexandre Oliveira, Maikel Fontes
Seminário Andragógico: Por uma abordagem andragógica da produção do conhecimento do ensino superior
Andreza Santos Xavier, Roanjali Auxiliadora Salviano Araújo
Simulador de casos clínicos como ferramenta de apoio ao ensino médico
Juliano de Souza Gaspar


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .