Ensaio
WIKIPÉDIA. Uma ferramenta contemporânea de ensino? | |
Amanda Tolomelli Brescia, Sérgio Dias Cirino, Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição, Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos |
Plágio Acadêmico e a Qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior | |
Alessandra Junho Gama Belo |
IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL A DISTÂNCIA PARA O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAB/UFMG | |
Caroline Mendes de Oliveira |
Simulação e modelagem computacional de museus históricos orientados ao visitante: perspectivas para o ensino e a formação de professores | |
Douglas Sales Silva, Eucidio Pimenta Arruda |
POSSIBILIDADES PERFORMATIVAS NO ENSINO TEATRAL | |
Marcelo Eduardo RoccoGasperi, Glênio Araujo Villela |
Cinco Ideias para a Reforma da Educação Jurídica na UFMG | |
Giordano Bruno Soares Roberto |
A mediação como modo pedagógico no uso didático voltado ao público deficiente visual e vidente | |
Matheus Rocha Moreira, Vinícius Soares Garcia |
Relato de Experiência
Utilização do texto colaborativo (Wiki) em uma disciplina do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais: Relato de experiência. | |
Rayane Oliveira Vitoria, Christina Danielli Coelho de Morais Faria |
Portfólio como ferramenta de avaliação: contribuindo para a formação de acadêmicos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia – um relato de experiência | |
Tania Afonso Chaves, Angela Scarparo, Priscila Starosky |
PERCEPÇÕES ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES SEMIPRESENCIAIS USANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA | |
Inge Renate Frose Suhr |
Aplicação do Planejamento Estratégico Situacional no Laboratório de Planejamento e Gestão “LAPLANGE”: Um relato de Experiência de ensino-aprendizagem | |
Kátia Ferreira Costa Campos, Katy Diniz Karoline Santos, Claudia Renata de Paula Orlando, Fernanda Martins Sobrinho, Lucas Gomes, Jéssica Alinne Fontes Basilio, Raquel Rondow Bahia, Vanessa de Almeida Guerra |
DIREITO EMPRESARIAL ATUALIZADO E ACESSÍVEL: PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET A PARTIR DE PROJETO DE EXTENSÃO | |
Rubia Carneiro Neves, Davi Monteiro Diniz |
A interdisciplinaridade e o uso das TIC em políticas públicas: relato de experiência de metodologia acadêmica | |
Adilene Gonçalves Quaresma, Alexandra do Nascimento Passos, Claudio Marcio Magalhaes |
Por uma imersão científica: Um relato sobre a incorporação da lógica acadêmica por discentes da Universidade Federal de Minas Gerais em Medellín, Colômbia | |
Lucas de Lima Fernandes Padoan, Natália Valentim Ramos |
O ensino da tragédia no Teatro Universitário: Prometeu Acorrentado | |
Denise Araujo Pedron |
METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NA DISCIPLINA DE SANEAMENTO AMBIENTAL NO CURSO ENGENHARIA CIVIL | |
Maria Teresa Paulino Aguilar, Dayana Keitty Carmo Gonçalves |
Aprendizagem Online para professores: evidências de validade na avaliação e intervenção dos processos de compreensão e leitura em crianças | |
Srta. D Avila Barbosa |
PFLEX: Disciplinas flexibilizadas de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da UFMG | |
Eduardo Mascarenhas Santos, Juliana Torres de Miranda, Mariana Macedo Ribeiro |
Proposta de hibridização para a disciplina Saúde Reprodutiva | |
Mariana Santos Felisbino-Mendes, Cintia Maria Lima |
“Problemas de Formulação Livre” – Estratégia de ensino aplicada a Laboratório Didático de Mecânica Dos Fluidos | |
Antônio Carlos Andrade, Julio Cesar Costa Campos, Rafael Megale de Oliveira, Luis Felipe de Oliveira Marchesine |
DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E NO PROTAGONISMO DE ESTUDANTES EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DA UFMG | |
eneida Pereira santos, Amanda Cristina Santana, Priscilla Márcia Scarpelli Bastos, Frederico Gadelha Guimarães, Eduardo Fleury Mortimer |
O Moodle como ferramenta complementar no ensino da Neuroanatomia | |
Davi Teixeira Urzêdo Queiroz |
Ensino de Farmácia, uso seguro de medicamentos e informação científica em weblog e redes sociais | |
Joyce Costa Melgaço Faria, Daniela Rezende Garcia Junqueira, Raissa Carolina Fonseca Cândido, Cristiane Aparecida Menezes Pádua, Alba Valéria Souto Melo Moraes, Alessandra Caroline Montes Frade, Daniela Fernandes Silva, Érika Paz Souza Santos, Louise Cristina Oliveira Santos, Mariana Fontoura Lana Nascimento, Weverton Teixeira Silva, Edson Perini |
USO DAS TDICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA | |
Silvia Cota Machado |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E QUALIDADE NO ENSINO DA GRADUAÇÃO - PIQEG | |
Adriana Goulart de Sena Orsini, Raquel Betty de Castro Pimenta, Rayhanna Fernandes de Souza Oliveira |
Mediação no Espaço do Conhecimento UFMG: Caminhos, possibilidades e alternativas de inovações metodológicas | |
Lucas de Lima Fernandes Padoan |
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO | |
Ana Cecília Estevão, Ana Paula Pais Gott, Gabriela Brandão Oliveira |
VIDEOCONFERÊNCIA EM TELENFERMAGEM: DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE | |
Luiz Brant, Solange Godoy, Eliane Palhares |
AÇÕES DE EXTENSÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS URBANOS, COMO FERRAMENTA DE ENSINO | |
Ana Paula Diniz Arruda |
Relato de Experiência: Aplicando o PBL no Ensino do Direito | |
Sayury Silva Otoni |
Atrelando teoria e prática - técnicas pedagógicas nos cursos de formação docente | |
Miriam Roberto Marmol |
Matriz de Competências Essenciais para a avaliação de estudantes de medicina | |
CRISTINA GONCALVES ALVIM, Eliane Gontijo, José Renan Melo, Maria Emília Lima, Luíz Megale |
Estrutura cibernética para aprendizagem: o caso do Ateliê Integrado de Arquitetura | |
Ana Baltazar, José Cabral Filho, Mateus Stralen, Guilherme Arruda |
RECONHECIMENTO DAS DEMANDAS DE ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE CINESIOTERAPIA-F DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS | |
Laura de Carvalho Moreira, Igor Urbano, Aline Alvin Scianni, Christina Danielli Coelho de Morais Faria |
USO DE VÍDEO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E EDUCATIVO: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). | |
Laura de Carvalho Moreira, Igor Urbano, Aline Alvim Scianni, Christina Danielli Coelho de Morais Faria |
Caracterização teórico-pedagógica do uso de múltiplas estratégias no laboratório didático | |
Antônio Carlos de Andrade, Maria de Lourdes Coelho, Júlio Cesar Costa Campos |
O PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO CURSO DE DIREITO DA UFMG - UM RELATO QUE TERMINA NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO | |
Bárbara Nogueira Cesar Martins, Guilherme Costa Leroy, Lorena Parreiras Amaral, Marcella Furtado de Magalhães Gomes, Samuel Maia |
EXPERIÊNCIA CALOURA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG | |
Emanuella Ribeiro Halfeld Maciel, Igor Matuck de Paula Reis, Natália Santos Lopes, Túlio de Oliveira Campos, Samuel Maia, Bárbara Nogueira Cesar Martins, Marcella Furtado de Magalhães Gomes |
Processo de criação e improvisação na formação de atores egressos da graduação e do curso técnico de teatro da UFMG para o teatro de rua | |
Mariana Lima Muniz |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE DISTÚRBIOS PSICOSSOCIAIS – EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | |
NAYARA ALACOQUE COELHO, ANA RAQUEL SILVA de PAULA, TERESA SILVA KURIMOTO, ANNETTE SOUZA SILVA MARTINS |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM OURO PRETO: em busca da aprendizagem eficiente no ensino superior | |
Ana Estevão |
DEFESA DE TEMAS | |
Paulo Vitor Lopes Saiter Soares |
Um relato de experiência O Ensino integrativo da Fisiologia Humana na graduação | |
Grace Schenatto Pereira Moraes, Sasha Luísa de Azevedo Nunes, Maristela de Oliveira Poletini |
Ensino a distância: metodologia e aprendizagem | |
Varda KENDLER, Luiz Cláudio Vieira de OLIVEIRA |
AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO REFLEXIVA: PERCURSO(S) NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA | |
Alessandra Junho Gama Belo |
Relato de Experiencia | |
Nayara Andrade Lourenco |
ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE UMA PROFESSORA DE PATOLOGIA | |
Reane Fonseca Martins |
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Karla Rona da Silva |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR: protagonismo discente | |
Karla Rona da Silva, Morgana da Silva Filho, Arlindo de Sousa Batalha Junior, Thaís Carvalho Canavieira |
Diálogos c/ Ciência: um blog laboratório de divulgação científica | |
Juliana Santos Botelho, Adlane Vilas-Boas Ferreira |
Metodologias inclusivas para com o público deficiente visual no ensino superior | |
Vinícius Soares Garcia, Matheus Rocha Moreira |
Percepção Dos Alunos De Fisioterapia E Terapia Ocupacional Sobre A Metodologia Mapas Conceituais No Estudo Da Anatomia Humana | |
Sherindan Ferreira Brito, Carolina Vieira Barros, Marcos Augusto Sá, Giselle Foureaux, Camila Almeida Leite, Leonor Bezerra Guerra, Janice Henriques Silva |
Resultado de Pesquisas
Mapas conceituais: uma valiosa ferramenta didática para o ensino da disciplina de Neuroanatomia Humana | |
Giselle Foureaux, Deijanira Rocco de Souza, Leonor Bezerra Guerra, Paula Luciana Scalzo, Janice Henriques da Silva |
Estudo de métodos alternativos às aulas práticas com modelos animais vertebrados, para o ensino em Neurofisiologia | |
Sasha Luísa de Azevedo Nunes, Grace Schenatto Pereira Moraes, André Ricardo Massensini, Letícia Lobato Maciel, Rafaela Pinto Coelho Santos |
A performance de um grupo de professores do Ensino Superior ao fazer conexões de conteúdo | |
Ariane Suelen Freitas Silva, Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza de Quadros, Reane Fonseca Martins |
COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICAS UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CORTE LONGITUDINAL COM PROFESSORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO | |
Silvino Paulino dos Santos Neto, Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant'Anna |
As ferramentas do Telenfermagem para equipe de enfermagem na atenção em saúde | |
Driely Suzy Soares Assis, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Eliane Marina Palhares Guimarães, Lenice Castro Mendes Villela |
COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICA UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CORTE LONGITUDINAL COM PROFESSORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO | |
Silvino Paulino dos Santos Neto, Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant'Anna |
Ensino-aprendizagem no ateliê de projeto sob a ótica dos estudantes: uma pesquisa exploratória | |
Paula Barros |
Contribuição de gestos para a materialização de conceitos abstratos em aulas de ensino superior | |
Luciana Moro, Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luíza Quadros, Renata Reis Pereira, Eliane Ferreira Sá, Reane Ferreira Martins |
Metodologia dos Mapas Conceituais aplicada à disciplina de Biologia Celular | |
Iasmin Rabelo de Queiroz, Nathália Ferreira Mendes, Janice Henriques da Silva, Luciana de Oliveira Andrade, Daniel Galdino |
Os gestos recorrentes e sua interação com outros modos semióticos em aulas de Química Orgânica do Ensino Superior | |
Renata Reis Pereira |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Camila Sanches Gomes, Eucídio Pimenta Arruda, Mariana Novais Vieira |
A Prosódia em um professor de Ensino Superior e as interações com outros modos de comunicação | |
Willian Hote Scanferla, Ana Ana Luiza de Quadros, Eliane Ferreira de Sá, Luciana Moro, Eduardo Fleury Mortimer |
CARACTERIZAÇÃO DE AULAS DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES | |
Leandro Antonio Oliveira, Eduardo Fleury Mortimer, Julia Campos Freitas, Ariane Suelen Freitas Silva, Fernanda Costa Santos, Willian Hote Scanferla |
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO VERSUS AUSTRALIANO: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES | |
Daniela Alves da Silveira Moura, Geraldo Fernandes Fonte Boa |
USO DE RECURSOS DIGITAIS PORESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: RESULTADOS PRELIMINARES. | |
Regina Maria De Marco Turchetti Maia, Janetti Nogueira de Francischi |
História e memória do Labepeh: reflexões sobre o ensino de História | |
Paula Miranda Oliveira, Eucidio Pimenta |
ESTUDO, CRÍTICA E DIFUSÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA POR MEIO DIGITAL | |
Vanessa Borges Brasileiro, André Guilherme Dornelles Dangelo, Daniele Nunes Caetano de Sá, Mateus Pontes |
Avaliação da Performance de Médicos Residentes de Obstetrícia Através de um Sistema de Pontuação Informatizado, em um Hospital Universitário | |
Juliano de Souza Gaspar |
Materiais Didáticos
MOE, TAS e COM: materiais didáticos virtuais em Anatomia para o Movimento | |
Siane Paula de Araújo, Luhan Dias Souza, Maurício Silva Gino, Gabriela Córdova Christófaro |
Desenvolvimento de um material didático para o ensino-aprendizagem do processo de soldagem GMAW | |
Juan Sebastián Restrepo |
O USO DO BISCUIT COMO INSTRUMENTO PARA A PRÁTICA NO ENSINO DA NEUROANATOMIA | |
mayra Aparecida Côrtes, FLAVIO CESAR VALENTIM, RICARDO SHIROTEAU JACOB, LOHAN AFFONSO CAMPOS |
Série Professor Artista | |
Geraldo Freire Loyola |
Proposta de metodologia de planejamento e avaliação de cardápios para o ensino na graduação em Nutrição | |
Rita de Cássia Ribeiro |
Outros
Narrativa da Imaginação e a metodologia role playing | |
Senhor Rocha |
Doutorado | |
Carla Viana Coscarelli, Fernanda S. Costa, Mislene da Silva, Marília Martins, Hanna Fergus, Carlos Alexandre Oliveira, Maikel Fontes |
Seminário Andragógico: Por uma abordagem andragógica da produção do conhecimento do ensino superior | |
Andreza Santos Xavier, Roanjali Auxiliadora Salviano Araújo |
Simulador de casos clínicos como ferramenta de apoio ao ensino médico | |
Juliano de Souza Gaspar |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .