Visão Geral

O Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior

Na busca pela valorização da atividade docente no ensino superior, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz/PROGRAD apresenta o I Congresso de Inovação e Metodologias no ensino superior. A escolha desta temática tem como propósito possibilitar reflexões, promover a troca de experiências e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior, nas diferentes áreas do conhecimento. As ações e produtos a serem desenvolvidos objetivam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo, bem como toda comunidade da UFMG.

O Congresso está organizado em três fases:

  • Pré-congresso: compõe/contempla as ações de divulgação e sensibilização para o Congresso (abril a setembro);
  • Congresso: é composto por dois dias de encontros presenciais 14 e 15 de outubro;
  • Pós-Congresso: oferta de atividades on-line do Congresso (novembro e dezembro).

Objetivos Específicos

  • Envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação;
  • Proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;
  • Proporcionar discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação;
  • Promover reflexões sobre a formação inicial e permanente do professor do ensino superior;
  • Propiciar discussões sobre os diferentes papéis dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Fomentar o protagonismo dos estudantes;
  • Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Público alvo

  • Professores universitários
  • Estudantes de graduação e pós-graduação
  • Técnico-administrativos em Educação

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais
Pro-Reitoria de Graduação
Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – Giz

Avenida Presidente Antôno Carlos, 6627, Prédio da Biblioteca Central, 1º andar
Campus Pampulha - CEP: 31270-901
Telefone:(31) 3409-6451



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .