Políticas das Modalidades

Trabalho Completo

1.1 Trabalho completo


Contempla artigo científico nas seguintes modalidades: ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa.


1.1.1 Formato


Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM;

  • Não deve haver identificação dos autores no trabalho;

  • O Eixo Temático deve ser explicitado;

  • Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.


Formato do texto:

  • Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados;

  • Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações finais e referências; mínimo de 2.500 palavras e máximo de 3.500 palavras, incluindo as referências;

  • Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

  • Fonte Arial, tamanho 11pt;

  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções numeradas;

  • Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

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Recursos Educacionais

1.2 Recursos Educacionais


Utiliza-se a definição de recurso educacional, baseada na concepção da Unesco, como “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia”. Eles podem “incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.


1.2.1 Formato


Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM;

  • O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.


Elementos do texto de apresentação do recurso educacional:

  • resumo com 150 palavras;

  • descrição do recurso;

  • objetivos educacionais;

  • justificativa (embasamentos teórico e prático);

  • contexto de utilização;

  • resultados e avaliação da aplicação;

  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores);

  • ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.);

  • link ou arquivo do recurso educacional anexado.


Formato do texto:

  • Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

  • Fonte Arial, tamanho 11pt;

  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

  • Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;

  • Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional. É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento.

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LabDocências

LabDocências

Contemplam relatos de práticas de ensino em caráter experimental. Tratam-se de experimentos incipientes realizados nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior que apresentam grande potencial inovador. Nesta categoria prioriza-se a iniciativa docente em experimentar novas práticas educativas que ainda estejam em desenvolvimento, ao contrário da categoria “relatos de experiência”, que pressupõe trabalhos já com resultados alcançados.


Atenção:

• Utilize o template/modelo do IV CIM;

• O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.


Elementos do texto de apresentação da categoria LabDocências:

  • resumo com 150 palavras;

  • descrição da experiência;

  • objetivos educacionais;

  • justificativa (apresentar reflexões a partir da prática);

  • contexto de utilização;

  • resultados e avaliação da aplicação ou resultados esperados;

  • apresentar as reflexões suscitadas após a prática (podem ser em formato de perguntas);

  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores).


Formato do texto:

• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

• Fonte Arial, tamanho 11pt;

• Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

• Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.  

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Portfólio

Portfólio acadêmico (trajetórias discentes e docentes)


Entende-se o portfólio acadêmico como a constituição de trabalhos que evidenciam a  trajetória acadêmica, partir de reflexões do processo de aprendizagem. O objetivo desta categoria é proporcionar reflexões em torno da constituição da docência e da discência universitária, bem como compartilhar e articular  as expectativas e interesses entre docentes e discentes.


Atenção:

  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.

  • Eixo temático desta categoria é “Portfólio”.


1.3.1 Elementos do texto de apresentação Portfólio


1.3.1.1Memorial

Apresentação do autor, expectativas, interesses pessoais e profissionais, etc.


1.3.1.2 Desenvolvimento

  1. Docentes

Demonstrar a constituição da docência por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Práticas educativas (fatos relevantes, regularidades, contradições etc.);

  • Teorias que embasam a atuação como docente;

  • Pressupostos e valores;

  • Mudanças e permanências durante a trajetória;

  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro na atuação docente).

b) Discentes

Demonstrar a trajetória estudantil por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Aprendizagem (como aprendo, o que aprendi nas disciplinas, nas atividades acadêmicas e nas atividades extracurriculares);

  • Curso (o significado do curso, sua atratividade, o mercado de trabalho, os docentes, o currículo etc.);

  • Profissão (como estou me constituindo como profissional);

  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro para atuação profissional).


1.3.1.3 Conclusão

Reflexões e considerações finais.

Formato do texto:

• O primeiro slide (capa) deve conter as logos das instituições de realização e apoio do evento.

• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Power-Point;

• Fonte Arial, tamanho 18pt;

• Apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

• Apresentação com no máximo de 30 slides;

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O portfólio deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.

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Outro

Outros

Se o seu trabalho não contempla os formatos tradicionais da academia e você o considera interessante  para apresentação no IV CIM, selecione esta opção. O Comitê Editorial irá avaliar a pertinência ou não da proposta de trabalho enviada. Alguns possíveis formatos que podem ser inscritos nesta categoria: manifesto, storytelling educacional, memorial, etc.


  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.

  • O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.

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