Recursos Educacionais
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO | |
Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
AS CARTAS DE TSUJI: UM ROMANCE PARA INSPIRAR O EMPREENDEDORISMO | |
Rochel Montero Lago, Lílian Barros Pereira Campos |
A RADIOFUSÃO COMO ELEMENTO DE AVALIAÇÃO EM DISCIPLINA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Bruna Antonia Melchiades Bretz, Bruna Ferreira Pereira, Ranier Chaves Figueiredo, Matheus Anchieta Ramirez |
ELABORAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO SUPERIOR SOBRE MATEMÁTICA E ARTE | |
Edilson dos Passos Neri Junior, Cristina Lúcia Dias Vaz |
ESCAMBO DE HABILIDADES | |
Renata Loyola |
METALINGUAGEM GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ON-LINE "OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS" | |
Ana Paula Cordeiro Pereira, Francine Souza Andrade, Luana Lopes Amaral, Marilane de Abreu Lima Miranda, Shirlene Ferreira Coelho |
VISUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: O CASO DA OFICINA INTEGRADA DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO - PROBLEMAS DE PARCELAMENTO DO SOLO E ASSENTAMENTOS HABITACIONAIS | |
Thiago Alfenas Fialho, Roberto Eustaáquio dos Santos |
VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: APRENDENDO E ENSINANDO | |
Agnes Kiesling Casali, Patrícia Silva Costa, Luísa Lemos Santos |
VIDEOTECA VIRTUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DE TELEODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, William Soares Campos, Maria Inês Barreiros Senna, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Simone Dutra Lucas |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: AMBIENTE REALPTL | |
Daniervelin Renata Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Joyce Fettermann, Elaine Teixeira da Silva |
INDICATRIZES ÓPTICAS: REPRESENTAÇÃO DE MODELOS DE ELIPSOIDES ÓTICOS IMPRESSOS EM 3D PARA USO NO ENSINO DE MINERALOGIA ÓPTICA | |
Jefferson Ferreira Silva |
PROPOSTA DE UMA DISCIPLINA DINÂMICA OPTATIVA “PRATICANDO CIÊNCIAS” PARA OS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA UFMG | |
Renata Labanca |
INTERAÇÕES DIDÁTICAS E MULTIDISCIPLINARES NA AUTOMAÇÃO DE PLANTAS DIDÁTICAS COMO ENGAJAMENTO DE ALUNOS NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO | |
Márcio Luiz Assunção, Matheus Bonavite dos Reis Cardoso, Mateus Talouis Braga |
APRENDIZAGEM POR DESAFIOS | |
Maick Heris Amaral Ferreira, Isabel Cristiane Kuniyoshi, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Eloá Aguiar Gazola |
USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | |
Matheus França Perazzo, Ricardo Gomez, Carolina Gomes, Isabela Pordeus, Andrea Vargas, Maria Esperanza Cortés, Maria Inês Senna, Raquel Ferreira |
KIT ÁGUAS NA CIDADE: GUIA PARA INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA ÁGUA NUMA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DE SEU RELEVO | |
Roberto Eustaaquio dos Santos, Juliana de Barros Alves, Marina Moraes Fusco Nogueira |
ENSINANDO PARA APRENDER: PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE | |
Pollyana Ruggio Tristão Borges, Carolina Marques Andrade, Daniela Virgínia Vaz |
METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: INOVAÇÃO NAS MONITORIAS | |
Caíque Constancio Miranda, Renato Guimarães Varges, Tânia Afonso Chaves, Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa, Natália Lopes Pontes Póvoa Iorio |
UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA | |
André Demambre Bacchi |
UTILIZAÇÃO DE ENIGMAS DE RACIOCÍNIO LATERAL NO ENSINO DE FARMACOLOGIA | |
André Demambre Bacchi |
Trabalho completo
PRÁTICAS DECLARADAS INOVADORAS POR PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Rayanne Angela Albuquerque dos Santos |
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EM NUVEM: UMA EXPERIÊNCIA COM NUVENS DE PALAVRAS NO ESTUDO DO DIREITO AMBIENTAL | |
Arthur Emanuel Leal Abreu, Flávia de Sousa Marchezini |
INOVAÇÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMG: RELATOS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA | |
Durcelina Ereni ereni arruda, Márcia dos Santos Pereira |
O ENTUSIASMO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS | |
Sonia Carvalho Leme Moura Véras, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Simone Maria Araújo Monteiro |
AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/BRASIL | |
Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiago, Daniela Quadros Azevedo |
POSSIBILIDADES DE USO DAS TDICs NO ENSINO SUPERIOR: DOCENTE É SÓ IMIGRANTE DIGITAL E ESTUDANTE É SÓ NATIVO DIGITAL? | |
Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni, Simone Torres de Lima Bernardino, Maria José Batista Pinto Flores |
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA | |
Nathalia Monique Mesquita Mendes, Claudia Naves David Amorim |
JOGO DO MAPA METABÓLICO: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOQÚIMICA | |
Natália Tomich Paiva Miranda, Roberta Mendes von Randow, Andréia Almeida Mendes |
A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DO DIRETÓRIO CIENTÍFICO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DENTRO DO CAMPO ACADÊMICO | |
Yuri de Castro Machado, Bernardo Soares Lacchini, Pedro Henrique Rocha Caldeira, Carmem Lage Vieira |
NEUROCIÊNCIAS NA ESCOLA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | |
Raphael Júnio De Carvalho Ferraz, Juliana Carvalho Tavares |
A AVALIAÇÃO POR PARES SOB A PERSPECTIVA DISCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Leidiane Jacira de Oliveira Santos, Rafael Sikva Costa, Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, Victor Daniel de Oliveira e Silva |
EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO PRESENCIAL DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. | |
Alessandro Caldeira Alves |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR SOBRE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Daniel Zonzini Voltan |
O ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE | |
Karina de Oliveira Santos Cordeiro |
CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Keli Cristina Conti, Nayara Katherine Duarte Pinto, Mariana Lima Vilela |
CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO TÓPICOS EM EPILEPSIA PARA A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EPILEPSIA | |
Juliana Carvalho Tavares, Maura Regina Vilela, Lediane de Almeida Costa |
METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA | |
Elizandra Cananéa Elias, Ana Lúcia Guimarães, Vinicius Machado de Oliveira |
ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG | |
Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins |
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG) | |
Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
A REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO AO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Thaís Horta Álvares da Silva, Leiliane Coelho André, Cristina Duarte Vianna-Soares, Priscila Alves de Vasconcelos |
EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DISCUTINDO O USO DE ANIMAIS VIVOS E VIRTUAIS NO ENSINO DE PSICOLOGIA | |
Hebert Gonçalves Straehl |
CONHECIMENTO, COGNIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES ONTOLÓGICAS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO CIENTÍFICO | |
Túlio Silva de Paula |
VIVÊNCIA DE GRADUANDOS DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE E SUAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA ATUAR NA SAÚDE | |
André Luiz Almeida Damaso, Pedro Henrique Paschoal dos Santos, Maíra Pinto Laporte, Juliana do Carmo Reis, Pricila Cristina Correa Ribeiro |
A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA | |
Lúcia Helena Costa Braz, Gustavo Teixeira de Castro, Roger Santos Ferreira |
LITERATURA SOB A INTERFACE DIGITAL: EBOOK LITERÁRIO | |
Luciano Magno Rocha, Leticia da Silva Zarbietti, Lidia Maria Nazare Alves |
CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR ALIADA À SALA DE AULA INVERTIDA E AO PBL | |
Bruna Lyra Duque, Arthur Emanuel Leal Abreu |
A SOCIDEDADE DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG): SUA ATUAÇÃO E SEU NOVO PROJETO DE EXTENSÃO | |
Bernardo Soares Lacchini, Larissa Martins Silva, Filipe Dias Nassar Naback, Arthur Augusto Alcântara Venturini |
A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS COM 100% DAS ATIVIDADES EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Thales Reis Hannas, Anandy Kassis de Faria Alvim Hannas |
Feira GastroUna - Metodologias Inovadoras no Ensino Superior | |
Rosilene Lima Campolina, Maria Marta Amancio Amorim |
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR E RESGATAR ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ | |
Cristiane Norbiato Targa, Thais Gabrielle Serafim, Patrícia Oliveira |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas |
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO DA UFMG | |
Giordano Bruno Soares Roberto, Gustavo Duarte Vieira, Rafael Gonçalves Brandão de Almeida |
SERELEPE: BRINQEDORIAS SONORAS E CÊNICAS | |
Eugênio Tadeu Pereira |
O PAPEL DO PROFESSOR E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO JURÍDICO | |
Ana Paula Gonçalves da Silva, Raquel Carvalho Menezes de Castro, Letícia da Silva Almeida, Michele Rocha Cortes Hazar, Tatiane Albuquerque de Oliveira Ferreira |
PROPOSTA DE INOVAÇÕES E MELHORIAS DE ENSINO AO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
ALUNOS E PROFESSORES COMO ATORES CENTRAIS: DISCUSSÕES E DIMENSÕES DAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO | |
Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Construção e apresentação do gênero artigo acadêmico para o ensino de gêneros textuais no ensino-aprendizagem | |
Cristina Mara França Pinto Fonseca, Vanessa Faria Viana, Ana Clara Vital da Silva |
ENSINO EM PESQUISA: COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DE ENGENHARIA MECÂNICA | |
Fernando Coelho, Gilberto de Magalhães Bento Gonçalves |
AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE DIREITO: UM ESTUDO À LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA E DA TAXONOMIA DE BLOOM | |
Priscila Frances Rios, Adriana Goulart de Sena Orsini |
GLICODOMINANDO: MEMORIZANDO A GLICÓLISE BRINCANDO | |
Gabriella Candian Felix Teixeira, Silvia Carvalho, Paula Caputo Dutra de Oliveira, Igor Visconte Gonçalves, Andréia Laura Prates Rodrigues |
EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS | |
Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes |
SALA DE AULA INVERTIDA: DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | |
Leonardo Henrique Sales, Anna Luiza Lemes Aleixo, Paula Debortoli Lages Matarelli |
A FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO CURSO DE PÓS EM MÍDIAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DO CAMPUS IFTM UBERLANDIA CENTRO | |
Mara Rubia Aparecida da Silva |
ENTRE LÍNGUA E CULTURA DE UM POVO ÉTNICO: O ENSINO DE YORUBÁ E UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
Luana Carla Martins Campos Akinruli, Samuel Ayobami Akinruli |
INTERFACES ENTRE O PROJETAR E O ENSINAR-APRENDER | |
Paula Barros |
METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE COMPONENTES PARA FINS FILANTRÓPICOS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SOLDADORES LECIONADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO | |
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
FILOSOFIAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS: procedimentos de avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem | |
Fernanda Cilene Moreira de Meira |
PARCERIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COM O DOCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Joe Campos Costa, Beatriz Cardoso Diniz, Luciene de Macedo Gomes Viana, Marcelo Wagner de Lima Souza, Gislaine do Rosario Pereira Nonato |
CARTOGRAFIAS (AUTO)ETNOGRÁFICAS: MAPAS E MEMÓRIA(S) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO | |
Vinicius da Silva Lirio |
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS GESTORES | |
Corina Alves Farinha |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE SALAS VIRTUAIS | |
Maria Auxiliadora Soares Padilha |
CURTA O MINUTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO E INCLUSÃO CULTURAL ATRAVÉS DO CINEMA NA UNIVERSIDADE NOTURNA | |
Rodolfo Nazareth Junqueira Fonseca |
COLETA, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA | |
Alessandra Cristine Novak Sydney |
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA OFICINA INTEGRADORA DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS COM A CIÊNCIA DE ALIMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFMG | |
Renata Labanca |
YOUTUBE APLICADO A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CANAIS EDUCATIVOS DA REDE | |
Rachel Bragança de Carvalho, Bárbara Aparecida Rocha, Allan Julio Santos, Ruan Soares Ribeiro |
EXPERIÊNCIAS, RELAÇÕES: UMA ARTICULAÇÃO ENSINO-PESQUISA NA DISCIPLINA 'EDUCAÇÃO SUPERIOR' EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA | |
Igor Vinicius Lima Valentim, Simone Torres Evangelista |
ENSINO, DIDÁTICA E DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO EXTENSIONISTA NO DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA | |
Karina Regalio Campagnoli, Denise Puglia Zanon, Viviane Aparecida Bagio |
A LEITURA, A ESCRITA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NAS CIÊNCIAS EXATAS | |
Mário Fernandes Rodrigues, Jordan Wellington Rodrigues dos Santos, Rafaella Azevedo Aguiar, Ana Flávia Santos da Costa, Bianca Magalhães Benevides |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG | |
Nathany Kassia Morais, Natália Lelis Bittencourt, Gínia Cesar Bontempo, Isabela Berbert da Guia |
INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOHISTÓRIA: O USO DO OBJETO GERADOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO EM SALA DE AULA | |
Gláucia Soares Barbosa, Luisa Teixeira Andrade Pinho |
AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO | |
Eloa Aguiar Gazola, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Luiz Carlos Bianco, Maria Eliza Aguiar Silva, Suzana Schwerz Funghetto |
APLICATIVO MOVEDO – PRÁTICA MUSICAL NA PEDAGOGIA KODÁLY | |
Walênia Silva, Roque Anderson Saldanha Teixeira, Fernanda Buére |
A PARTICIPAÇÃO NO PIBID COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO | |
Karina de Oliveira Santos CORDEIRO |
DA SALA À PRAÇA: A MOTIVAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | |
Cláudio Márcio Magalhães |
A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCIPLINA PESQUISA DE MERCADO | |
Marcos Silva Araújo, Akemi Alessi Ishihara, Júlio Alessi |
ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES | |
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Romulo Pereira Silva |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEMATIZAÇÃO | |
Rafaela Benatti Oliveira, Isabel Cristina Chagas Barbin, Henrique Salustiano Silva, Ana Carolina Castro, Márcia Cristina Aparecida Thomaz |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE: A FEIRA AGROECOLÓGICA RAÍZES DO CAMPO | |
Matheus Rodrigues Moreira, Vírginia de Lima Palhares |
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS/AS ESTUDANTES | |
Vanessa Cappelle, Symaira Poliana Nonato, Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Emanuelle Arruda Narcizo |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE FORMADORES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | |
Suzana Gonçalves Rodrigues, Simone Benck, Wélcio de Toledo, Daniela Silva |
JOGOS METABÓLICOS | |
Andreia Laura Prates Rodrigues, Ana Paula Moreira, Paula Rhana, Jader dos Santos Cruz, Andrea Mara Macedo |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | |
Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva |
MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS | |
Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MODELO DE ENSINO | |
Silvia Cota Machado, Ivo Ramos |
A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Loyane Cristine Cafieiro Monteiro, Weslei Antonio Vilela |
O QUIZ DO BIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | |
Denise Sande Santos, Danilo Sande Santos |
REFLEXÕES DE ORIENTADORES DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG SOBRE VIVÊNCIAS NOS TEMPOS ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR | |
Maria Márcia Martins Parreiras, Franciane Cristina Toledo Duarte, Ellen Vieira Santos, Leandro Antônio de Oliveira, Bruno César César de Resende |
COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG | |
Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten |
MUDANÇA NO PERFIL DOS ESTUDANTES DE CURSOS SELETIVOS DA UFMG E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: INDICAÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA | |
Cláudio Marques Martins Nogueira, Bréscia França Nonato, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni |
PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA | |
Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Brígida Dias Fernandes, Fernanda Ahnert da Silva, Yasmin Costa Barbosa Dias, Clarice Chemello |
NORTEANDO PERCURSOS DE APRENDIZAGEM COM GUIAS DIDÁTICOS PARA EAD: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Rayanne Angela Albuquerque dos Santos, Patricia Carvalho Matias, Haíra Menezes Lopes, Maria Auxiliadora Soares Padilha |
USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS DISCIPLINAS CDD E CDU DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA | |
Celsiane Aline Vieira Araújo, Maria de Fátima Ferreira Alves, Cíntia de Azevedo Lourenço, Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
O APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO MULTIMODAL NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DOS ALUNOS SURDOS EM UM CURSO EAD | |
Eva dos Reis Araújo Barbosa |
QUO VADIS? OS DILEMAS DO ENSINO E DA PESQUISA RETRATADOS PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG | |
Bruna Pereira, Matheus Ramirez, Cláudio Paixão Anastácio de Paula |
“NÃO ME PREOCUPA A NOTA, MAS O QUE APRENDO!!” ESTRATÉGIA COLABORATIVA DE VALORIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Carolina Calomeno |
MACROLETRAMENTOS DIGITAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE INGLÊS | |
Elisa Mattos de Sá |
ENSINO, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CIENTISTA POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS | |
Joscimar Souza Silva |
A PONTE E O CONCRETO COLORIDO COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS | |
Wildma Mesquita Silva, Viviane Carvalho Fernandes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Anderson Caetano Gusmão |
PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos |
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO ONLINE DE MESTRADO: ALGUNS PONTOS DE DISCUSSÃO | |
Elisa Mattos de Sá |
ENSINO DE LÓGICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage, Ana Paula Diniz Arruda, André Luiz Moura Júnior |
EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA E SEUS IMPACTOS, NA PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO. | |
Rodrigo Baptista Séra, Ricardo Teixeira Veiga, Filipe Sacchetto de Castro Monteiro |
O MAPA CONCEITUAL COMO UMA ATIVIDADE DIDÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR | |
Graciane Silva Bruzinga Borges, Eliúde Oliveira Leal, Célia da Consolação Dias, Gercina Ângela de Lima |
FONOAUDICIONÁRIO: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO DE VOCÁBULOS TÉCNICOS PARA A FONOAUDIOLOGIA | |
Márcia Emília da Rocha Assis Eloi |
A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS ATIVIDADES PARA ALÉM DA SALA DE AULA | |
Alvaro Aparecido Alves Augsten, Cláudia Staling Bosco, Grazielle Dias da Silva |
Outro
PLÁGIO NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE A INTEGRIDADE NA PESQUISA E A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE | |
zélia Pires Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Pimenta Arruda |
O GRUPO DE PESQUISA LATACI®: PESQUISA-EXTENSÃO-ENSINO | |
Max Cirino de Mattos, Mário Sérgio Teixeira Marques, Íris Barbosa Goulart, Rafael Oliveira de Ávila |
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MONITORIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG: RELATÓRIO PRELIMINAR E PROPOSTA DE TRABALHO | |
André Almeida Gonçalves, Lucas Martins da Silva, Luiz Filipe da Silva, Victória Veloso Faraco |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .