METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO | |
Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
METALINGUAGEM GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ON-LINE "OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS" | |
Ana Paula Cordeiro Pereira, Francine Souza Andrade, Luana Lopes Amaral, Marilane de Abreu Lima Miranda, Shirlene Ferreira Coelho |
METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: INOVAÇÃO NAS MONITORIAS | |
Caíque Constancio Miranda, Renato Guimarães Varges, Tânia Afonso Chaves, Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa, Natália Lopes Pontes Póvoa Iorio |
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EM NUVEM: UMA EXPERIÊNCIA COM NUVENS DE PALAVRAS NO ESTUDO DO DIREITO AMBIENTAL | |
Arthur Emanuel Leal Abreu, Flávia de Sousa Marchezini |
O ENTUSIASMO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS | |
Sonia Carvalho Leme Moura Véras, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Simone Maria Araújo Monteiro |
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA | |
Nathalia Monique Mesquita Mendes, Claudia Naves David Amorim |
JOGO DO MAPA METABÓLICO: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOQÚIMICA | |
Natália Tomich Paiva Miranda, Roberta Mendes von Randow, Andréia Almeida Mendes |
A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DO DIRETÓRIO CIENTÍFICO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DENTRO DO CAMPO ACADÊMICO | |
Yuri de Castro Machado, Bernardo Soares Lacchini, Pedro Henrique Rocha Caldeira, Carmem Lage Vieira |
ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG | |
Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins |
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG) | |
Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas |
PROPOSTA DE INOVAÇÕES E MELHORIAS DE ENSINO AO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS | |
Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes |
METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE COMPONENTES PARA FINS FILANTRÓPICOS EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE SOLDADORES LECIONADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO | |
Gabriel Mendes Carvalho, Rafael Megale Oliveira, Bruno Silva Lima, Arthur Ferreira Rezende Delfim, Bernardo Murta |
FILOSOFIAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS: procedimentos de avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem | |
Fernanda Cilene Moreira de Meira |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG | |
Nathany Kassia Morais, Natália Lelis Bittencourt, Gínia Cesar Bontempo, Isabela Berbert da Guia |
DA SALA À PRAÇA: A MOTIVAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | |
Cláudio Márcio Magalhães |
JOGOS METABÓLICOS | |
Andreia Laura Prates Rodrigues, Ana Paula Moreira, Paula Rhana, Jader dos Santos Cruz, Andrea Mara Macedo |
MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS | |
Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO MODELO DE ENSINO | |
Silvia Cota Machado, Ivo Ramos |
A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Loyane Cristine Cafieiro Monteiro, Weslei Antonio Vilela |
COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG | |
Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten |
MUDANÇA NO PERFIL DOS ESTUDANTES DE CURSOS SELETIVOS DA UFMG E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: INDICAÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA | |
Cláudio Marques Martins Nogueira, Bréscia França Nonato, Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Shirley Torres de Lima Otoni |
PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA | |
Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado |
NORTEANDO PERCURSOS DE APRENDIZAGEM COM GUIAS DIDÁTICOS PARA EAD: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Rayanne Angela Albuquerque dos Santos, Patricia Carvalho Matias, Haíra Menezes Lopes, Maria Auxiliadora Soares Padilha |
USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS DISCIPLINAS CDD E CDU DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA | |
Celsiane Aline Vieira Araújo, Maria de Fátima Ferreira Alves, Cíntia de Azevedo Lourenço, Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan |
PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos |
ENSINO DE LÓGICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage, Ana Paula Diniz Arruda, André Luiz Moura Júnior |
O GRUPO DE PESQUISA LATACI®: PESQUISA-EXTENSÃO-ENSINO | |
Max Cirino de Mattos, Mário Sérgio Teixeira Marques, Íris Barbosa Goulart, Rafael Oliveira de Ávila |