METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MANUAL DE APLICAÇÃO | |
Thales Reis Hannas, Andréia Almeida Mendes, José Carlos de Souza, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
VISUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: O CASO DA OFICINA INTEGRADA DE ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO - PROBLEMAS DE PARCELAMENTO DO SOLO E ASSENTAMENTOS HABITACIONAIS | |
Thiago Alfenas Fialho, Roberto Eustaáquio dos Santos |
VÍDEOS MICROBIOLÓGICOS: APRENDENDO E ENSINANDO | |
Agnes Kiesling Casali, Patrícia Silva Costa, Luísa Lemos Santos |
VIDEOTECA VIRTUAL DO PROJETO DE EXTENSÃO DE TELEODONTOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, William Soares Campos, Maria Inês Barreiros Senna, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Simone Dutra Lucas |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: AMBIENTE REALPTL | |
Daniervelin Renata Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Joyce Fettermann, Elaine Teixeira da Silva |
INDICATRIZES ÓPTICAS: REPRESENTAÇÃO DE MODELOS DE ELIPSOIDES ÓTICOS IMPRESSOS EM 3D PARA USO NO ENSINO DE MINERALOGIA ÓPTICA | |
Jefferson Ferreira Silva |
USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | |
Matheus França Perazzo, Ricardo Gomez, Carolina Gomes, Isabela Pordeus, Andrea Vargas, Maria Esperanza Cortés, Maria Inês Senna, Raquel Ferreira |
AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE/BRASIL | |
Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiago, Daniela Quadros Azevedo |
A AVALIAÇÃO POR PARES SOB A PERSPECTIVA DISCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Leidiane Jacira de Oliveira Santos, Rafael Sikva Costa, Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, Victor Daniel de Oliveira e Silva |
ENTENDIMENTOS E INCORPORAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DAS JORNADAS SÓCIO-TERRITORIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG | |
Ellen Vieira Santos, Bruno César de Resende, Márcia Maria Martins Parreiras, Maria de Fátima Almeida Martins |
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU (FACIG) | |
Andréia Almeida Mendes, Glaucio Luciano Araujo, Natalia Tomich Paiva Miranda, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura |
A REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO AO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Thaís Horta Álvares da Silva, Leiliane Coelho André, Cristina Duarte Vianna-Soares, Priscila Alves de Vasconcelos |
EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DISCUTINDO O USO DE ANIMAIS VIVOS E VIRTUAIS NO ENSINO DE PSICOLOGIA | |
Hebert Gonçalves Straehl |
A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMG CAMPUS FORMIGA | |
Lúcia Helena Costa Braz, Gustavo Teixeira de Castro, Roger Santos Ferreira |
A SOCIDEDADE DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE MINAS GERAIS (SAMMG): SUA ATUAÇÃO E SEU NOVO PROJETO DE EXTENSÃO | |
Bernardo Soares Lacchini, Larissa Martins Silva, Filipe Dias Nassar Naback, Arthur Augusto Alcântara Venturini |
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR E RESGATAR ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ | |
Cristiane Norbiato Targa, Thais Gabrielle Serafim, Patrícia Oliveira |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
Raquel Carvalho Menezes, Ana Paula Gonçalves Silva, Letícia Silva Almeida, Sérgio Zandona Freitas |
ALUNOS E PROFESSORES COMO ATORES CENTRAIS: DISCUSSÕES E DIMENSÕES DAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO | |
Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva |
EXTRAPOLAR, VIVENCIAR E APRENDER ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO SÃO FRANCISCO NORTE DE MINAS | |
Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Júlia Chaves Silva Nunes |
SALA DE AULA INVERTIDA: DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | |
Leonardo Henrique Sales, Anna Luiza Lemes Aleixo, Paula Debortoli Lages Matarelli |
PARCERIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COM O DOCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Joe Campos Costa, Beatriz Cardoso Diniz, Luciene de Macedo Gomes Viana, Marcelo Wagner de Lima Souza, Gislaine do Rosario Pereira Nonato |
COLETA, ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA | |
Alessandra Cristine Novak Sydney |
YOUTUBE APLICADO A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CANAIS EDUCATIVOS DA REDE | |
Rachel Bragança de Carvalho, Bárbara Aparecida Rocha, Allan Julio Santos, Ruan Soares Ribeiro |
AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO | |
Eloa Aguiar Gazola, Hélia Cardoso Gomes Rocha, Luiz Carlos Bianco, Maria Eliza Aguiar Silva, Suzana Schwerz Funghetto |
APLICATIVO MOVEDO – PRÁTICA MUSICAL NA PEDAGOGIA KODÁLY | |
Walênia Silva, Roque Anderson Saldanha Teixeira, Fernanda Buére |
ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES | |
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Romulo Pereira Silva |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEMATIZAÇÃO | |
Rafaela Benatti Oliveira, Isabel Cristina Chagas Barbin, Henrique Salustiano Silva, Ana Carolina Castro, Márcia Cristina Aparecida Thomaz |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE FORMADORES NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | |
Suzana Gonçalves Rodrigues, Simone Benck, Wélcio de Toledo, Daniela Silva |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | |
Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva |
MINECRAFT E INOVAÇÃO: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MINDSET CRIATIVO EM OFICINAS COM TEMÁTICAS VINDAS DOS JOGOS | |
Michel Souza, Pedro Henrique Mendonça Marques |
O QUIZ DO BIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | |
Denise Sande Santos, Danilo Sande Santos |
REFLEXÕES DE ORIENTADORES DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAE/UFMG SOBRE VIVÊNCIAS NOS TEMPOS ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR | |
Maria Márcia Martins Parreiras, Franciane Cristina Toledo Duarte, Ellen Vieira Santos, Leandro Antônio de Oliveira, Bruno César César de Resende |
COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA UFMG | |
Samuel Godinho Bastista Meira, Camila Gomes Cordeiro, Jayne Lemos da Silva, Lígia de Laurentiis Sabino, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten |
PROJETO ESPAÇO PORTA: A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A PREVENÇÃO DA FALÊNCIA HEPÁTICA | |
Iracema Luisa Quintino de Carvalho, Edel Figueiredo Barbosa-Stanciolli, Daniele da Glória de Souza Souza, Audrey Heloisa Ivanenko Salgado, Denise Carmona Cara Machado |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Brígida Dias Fernandes, Fernanda Ahnert da Silva, Yasmin Costa Barbosa Dias, Clarice Chemello |
MACROLETRAMENTOS DIGITAIS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE INGLÊS | |
Elisa Mattos de Sá |
ENSINO, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CIENTISTA POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS | |
Joscimar Souza Silva |
A PONTE E O CONCRETO COLORIDO COMO EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS | |
Wildma Mesquita Silva, Viviane Carvalho Fernandes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Anderson Caetano Gusmão |
PROGRAMA DE REFORÇO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUZIR A REPROVAÇÃO DE CALOUROS E MELHORAR OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Dione Maria Menz, Glaucia da Silva Brito, Paula Cristina Stopa, Karine Danielle Muzeka, Eduarda de Sousa Lemos |
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO ONLINE DE MESTRADO: ALGUNS PONTOS DE DISCUSSÃO | |
Elisa Mattos de Sá |
EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA E SEUS IMPACTOS, NA PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA LÓGICA DOMINADA POR SERVIÇO. | |
Rodrigo Baptista Séra, Ricardo Teixeira Veiga, Filipe Sacchetto de Castro Monteiro |
A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS ATIVIDADES PARA ALÉM DA SALA DE AULA | |
Alvaro Aparecido Alves Augsten, Cláudia Staling Bosco, Grazielle Dias da Silva |
PLÁGIO NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE A INTEGRIDADE NA PESQUISA E A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE | |
zélia Pires Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Pimenta Arruda |