Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à SISTEMA ONLINE DE ACOMPANHAMENTO DE CONGRESSOS?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico

A comissão interinstitucional de organização do V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico torna pública as orientações gerais de submissão e apresentação de trabalhos para o evento, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2020, na Universidade Federal de Lavras – cidade de Lavras, Minas Gerais.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS


1.1 Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:

  1. Resultado de pesquisa (relato de experiência, ensaio, revisão de literatura, pesquisa empírica etc.);

  2. Recursos Educacionais;

  3. Portfólio;

  4. LabDocências;

  5. Outros.


1.2 Para a categoria “Resultado de pesquisa” podem ser submetidos artigos completos ou resumos expandidos. As demais categorias devem seguir a padronização apresentada no item 3 deste documento.


1.3 Os trabalhos de todas as categorias deverão ser submetidos pela plataforma de submissões, pelo seguinte link: https://congressos.ufmg.br.


1.4 É desejável que os trabalhos sejam acompanhados de um vídeo de apresentação/divulgação ou de um infográfico. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. Os vídeos devem ter até dois minutos e podem ser gravados com celular. Cada vídeo deve ser postado pelos próprios autores no YouTube ou no Vimeo, sendo informado no formulário de inscrição apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso e demais canais de comunicação do evento para divulgação dos trabalhos entre os participantes e o público em geral.

1.5 Os trabalhos submetidos não poderão ter sido publicados, tampouco se encontrar em avaliação para publicação por outra conferência.


1.6 Deve-se utilizar o template/modelo indicado em cada categoria, exceto para categoria “Outros”, cuja formatação é livre. Os trabalhos da categoria “Portfólio” devem utilizar a folha de rosto/capa disponível no site do evento.


1.7 Os arquivos devem ser submetidos sem identificação de autores e da instituição de vínculo, garantindo a avaliação às cegas pelos pares, exceto os arquivos da categoria “Portfólio”. Faz-se imprescindível salvar o texto sem identificação dos autores e remover qualquer informação do software que identifique o/a autor/a.


1.8 Cada autor poderá submeter até três trabalhos, sendo apenas um deles como autor principal e os demais como co-autor.


1.9 A autoria de cada trabalho é limitada a até 5 autores no total.


1.10 Os trabalhos devem indicar o eixo temático constante no item 5 deste documento. No caso das submissões na categoria “Portfólio”, o eixo temático deve ser obrigatoriamente “Portfólio”.


1.11 A revisão linguística é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), bem como o atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2. CERTIFICADOS

2.1 A emissão dos certificados do V CIM (participação, ouvinte, apresentação de trabalho e oficina) está condicionada à inscrição no evento. O endereço do site do congresso será disponibilizado em breve.

2.2 Os certificados de apresentação serão emitidos apenas aos autores que socializarem seus respectivos trabalhos e assinarem lista de presença, conforme data divulgada pela organização do V CIM.

2.3 Todas as orientações necessárias para a submissão se encontram neste arquivo, leia-o com atenção. Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato com a Comissão Editorial, via e-mail cim.submissoes@gmail.com.

3. NORMAS ÉTICAS

3.1 Estão isentos de Comitê de Ética os trabalhos desenvolvidos em sala de aula ou como resultantes de atividades didáticas. Para tanto, deve-se respeitar os princípios que regem a pesquisa científica com seres humanos e devem citar essas informações em nota de rodapé na página de introdução do trabalho. Mais detalhes nas Resolução n° 510/2016 e Resolução n° 466/2012.

3.2 Os demais trabalhos científicos que requerem para sua realização um público-alvo de seres humanos/animais devem ser avaliados por um Comitê de Ética antes de serem submetidos ao Congresso.


3.3 Os trabalhos que contenham entrevistas (exceto pesquisa de opinião pública sem identificação dos respondentes) devem apresentar como documentos suplementares o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por cada entrevistado.


3.4 Caso o trabalho contenha imagens de terceiros, faz-se necessária a autorização de uso de imagens. Tal documento deve ser postado no sistema de submissão de trabalho, como arquivo suplementar. É vedada a exibição de imagens de crianças.


3.5 O Comitê Editorial do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico adota o respeito aos aspectos éticos da pesquisa científica como um dos critérios de seleção dos trabalhos. Quando oportuno, pode solicitar novas informações e adequações nos trabalhos quanto aos aspectos éticos.


4. PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS DA CATEGORIA RESULTADOS DE PESQUISA

4.1 Resumo expandido

O que é?

Resumo expandido que contempla a categoria “Resultado de pesquisa”.

Qual formato?

Utilize o template/modelo do V CIM Resumo Expandido de Resultado de  Pesquisa.

Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados.

Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/procedimentos, análise/discussão dos resultados,  considerações finais e referências; mínimo de 1.000 e máximo de 1.500 palavras, incluindo as referências.

Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf.

Fonte Arial, tamanho 11pt.

Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles); alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; apresentação dos títulos das seções numeradas.

Citações e referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.2 Artigo completo

O que é?

Trabalho escrito que contempla artigo científico da categoria “Resultados de Pesquisa” (relato de experiência, ensaio, revisão de literatura, pesquisa empírica etc.).

Qual formato?

Utilize o template/modelo do V CIM Artigo Completo.

Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados.

Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/discussão, considerações finais e referências; mínimo de 2.500 palavras e máximo de 3.500 palavras, não incluindo as referências.

Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf.

Fonte Arial, tamanho 11pt.

Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles); alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; apresentação dos títulos das seções numeradas;

Citações e referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atenção!

  • Utilize o template/modelo do V CIM Artigo Completo (disponível no site do evento);

  • Não deve haver identificação dos autores no trabalho;

  • O Eixo Temático deve ser explicitado;

  • Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.


5. PADRONIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS DEMAIS CATEGORIAS

5.1 Recursos Educacionais

O que é?

Utiliza-se a definição de recurso educacional, baseada na concepção da Unesco, como “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia”. Tais recursos podem “incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”


Qual formato?

Utilize o template/modelo do V CIM Recursos Educacionais.

Resumo: em até 150 palavras.

Texto: deve conter introdução, descrição do recurso; objetivos educacionais; justificativa (embasamentos teórico e prático); contexto de utilização; resultados e avaliação da aplicação; dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores); ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.); link ou arquivo do recurso educacional anexado.

Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf.

Fonte Arial, tamanho 11pt.

Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas.

Texto com até 1.500  palavras, sem considerar as referências e o resumo.

Citações e referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional.

É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  4. Em caso de submissão a uma categoria com avaliação pelos pares às cegas, os nomes dos autores foram removidos em todo o documento.
  5. Em caso de submissão para avaliação pelos pares às cegas, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
  6. O resumo está bem estruturado e traduz o conteúdo do artigo. Contém introdução, fundamentação teórica, metodologia e resultados. Contém palavras-chave: até 5, e corretamente formatadas.

  7. Objetivos claros e devidamente explicitados.

  8. O texto é coeso, coerente e respeita as normas linguísticas.

  9. Fundamentação teórica-científica satisfatória:  o marco teórico foi adequadamente definido e articulado com os objetivos da pesquisa/discussão.

     

  10. Todas as citações estão devidamente referenciadas de acordo com as normas da ABNT.
  11. Estou ciente que a revisão linguística é de inteira responsabilidade do(s) autor/autores, bem como o atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  12. O trabalho apresentado respeita os princípios éticos que regem as pesquisas científicas.
  13. Todos os autores deste artigo foram cadastrados no sistema no momento da submissão do trabalho (máximo 5 autores por trabalho). Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo.
  14. O responsável pela submissão deste artigo é um dos autores do trabalho.

    É necessário que o responsável pela submissão seja um dos autores do trabalho para evitarmos problemas de comunicação durante o processo editorial.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .