Visão Geral

Ensino-aprendizagem em tempos digitais é o tema desta quarta edição no período 2018-2019, que visa debater as implicações e efeitos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior. “Tempos digitais” remete-nos ao imperativo da digitalização (convergência digital e tecnológica, computação móvel e inteligência artificial)  nas dimensões culturais, educacionais, sociais e econômicas. Tais tecnologias alteram e ao mesmo tempo são alteradas pelas relações humanas, modo de produção e maneiras de pensar e agir. Incidem fortemente nos processos educacionais, especialmente no que se refere às formas de ensinar e aprender. Diante desse contexto, o IV CIM tem como objetivo abrir  espaços de reflexões, diálogos e produções acerca dos processos de ensino-aprendizagem, nas diferentes áreas do conhecimento, nesse contexto histórico.


O Congresso está organizado em três fases e articulado às demais ações do Giz:

Pré-congresso: contempla programação permanente com encontros, palestras, oficinas e minicursos relacionados ao tema "Ensino-aprendizagem em tempos digitais" (março a dezembro de 2018);

Congresso: é composto pelos encontros presenciais de 02 a 05 de abril de 2019

Pós-Congresso: reflexões e avaliação (abril de 2019).


O evento tem como objetivos:


  • Valorizar a produção educacional de docentes do ensino superior;

  • Divulgar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;

  • Discutir acerca dos processos de ensino-aprendizagem em tempos digitais em cada área do conhecimento;

  • Contribuir na integração entre ensino, pesquisa e extensão;

  • Produzir saberes em relação à docência do ensino superior;

  • Constituir uma Rede de Desenvolvimento de Saberes e Práticas Educativas.