Trabalho Completo
1.1 Trabalho completo
Contempla artigo científico nas seguintes modalidades: ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa.
1.1.1 Formato
Atenção:
Utilize o template/modelo do IV CIM;
Não deve haver identificação dos autores no trabalho;
O Eixo Temático deve ser explicitado;
Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.
Formato do texto:
Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados;
Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações finais e referências; mínimo de 2.500 palavras e máximo de 3.500 palavras, incluindo as referências;
Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
Fonte Arial, tamanho 11pt;
Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções numeradas;
Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
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Recursos Educacionais
1.2 Recursos Educacionais
Utiliza-se a definição de recurso educacional, baseada na concepção da Unesco, como “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia”. Eles podem “incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”
1.2.1 Formato
Atenção:
Utilize o template/modelo do IV CIM;
O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.
Elementos do texto de apresentação do recurso educacional:
resumo com 150 palavras;
descrição do recurso;
objetivos educacionais;
justificativa (embasamentos teórico e prático);
contexto de utilização;
resultados e avaliação da aplicação;
dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores);
ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.);
link ou arquivo do recurso educacional anexado.
Formato do texto:
Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
Fonte Arial, tamanho 11pt;
Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;
Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;
Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional. É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento.
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LabDocências
LabDocências
Contemplam relatos de práticas de ensino em caráter experimental. Tratam-se de experimentos incipientes realizados nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior que apresentam grande potencial inovador. Nesta categoria prioriza-se a iniciativa docente em experimentar novas práticas educativas que ainda estejam em desenvolvimento, ao contrário da categoria “relatos de experiência”, que pressupõe trabalhos já com resultados alcançados.
Atenção:
• Utilize o template/modelo do IV CIM;
• O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.
Elementos do texto de apresentação da categoria LabDocências:
resumo com 150 palavras;
descrição da experiência;
objetivos educacionais;
justificativa (apresentar reflexões a partir da prática);
contexto de utilização;
resultados e avaliação da aplicação ou resultados esperados;
apresentar as reflexões suscitadas após a prática (podem ser em formato de perguntas);
dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores).
Formato do texto:
• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
• Fonte Arial, tamanho 11pt;
• Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;
• Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;
• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.
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Portfólio
Portfólio acadêmico (trajetórias discentes e docentes)
Entende-se o portfólio acadêmico como a constituição de trabalhos que evidenciam a trajetória acadêmica, partir de reflexões do processo de aprendizagem. O objetivo desta categoria é proporcionar reflexões em torno da constituição da docência e da discência universitária, bem como compartilhar e articular as expectativas e interesses entre docentes e discentes.
Atenção:
Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.
Eixo temático desta categoria é “Portfólio”.
1.3.1 Elementos do texto de apresentação Portfólio
1.3.1.1Memorial
Apresentação do autor, expectativas, interesses pessoais e profissionais, etc.
1.3.1.2 Desenvolvimento
Docentes
Demonstrar a constituição da docência por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:
Práticas educativas (fatos relevantes, regularidades, contradições etc.);
Teorias que embasam a atuação como docente;
Pressupostos e valores;
Mudanças e permanências durante a trajetória;
Inspirações e motivações (em que e como me inspiro na atuação docente).
b) Discentes
Demonstrar a trajetória estudantil por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:
Aprendizagem (como aprendo, o que aprendi nas disciplinas, nas atividades acadêmicas e nas atividades extracurriculares);
Curso (o significado do curso, sua atratividade, o mercado de trabalho, os docentes, o currículo etc.);
Profissão (como estou me constituindo como profissional);
Inspirações e motivações (em que e como me inspiro para atuação profissional).
1.3.1.3 Conclusão
Reflexões e considerações finais.
Formato do texto:
• O primeiro slide (capa) deve conter as logos das instituições de realização e apoio do evento.
• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Power-Point;
• Fonte Arial, tamanho 18pt;
• Apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;
• Apresentação com no máximo de 30 slides;
• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O portfólio deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.
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Outro
Outros
Se o seu trabalho não contempla os formatos tradicionais da academia e você o considera interessante para apresentação no IV CIM, selecione esta opção. O Comitê Editorial irá avaliar a pertinência ou não da proposta de trabalho enviada. Alguns possíveis formatos que podem ser inscritos nesta categoria: manifesto, storytelling educacional, memorial, etc.
Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.
O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.
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