Políticas das Modalidades

Trabalho Completo

1.1 Trabalho completo


Contempla artigo científico nas seguintes modalidades: ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa.


1.1.1 Formato


Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM;

  • Não deve haver identificação dos autores no trabalho;

  • O Eixo Temático deve ser explicitado;

  • Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.


Formato do texto:

  • Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados;

  • Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações finais e referências; mínimo de 2.500 palavras e máximo de 3.500 palavras, incluindo as referências;

  • Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

  • Fonte Arial, tamanho 11pt;

  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções numeradas;

  • Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Recursos Educacionais

1.2 Recursos Educacionais


Utiliza-se a definição de recurso educacional, baseada na concepção da Unesco, como “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia”. Eles podem “incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.


1.2.1 Formato


Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM;

  • O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.


Elementos do texto de apresentação do recurso educacional:

  • resumo com 150 palavras;

  • descrição do recurso;

  • objetivos educacionais;

  • justificativa (embasamentos teórico e prático);

  • contexto de utilização;

  • resultados e avaliação da aplicação;

  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores);

  • ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.);

  • link ou arquivo do recurso educacional anexado.


Formato do texto:

  • Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

  • Fonte Arial, tamanho 11pt;

  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

  • Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;

  • Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional. É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

LabDocências

LabDocências

Contemplam relatos de práticas de ensino em caráter experimental. Tratam-se de experimentos incipientes realizados nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior que apresentam grande potencial inovador. Nesta categoria prioriza-se a iniciativa docente em experimentar novas práticas educativas que ainda estejam em desenvolvimento, ao contrário da categoria “relatos de experiência”, que pressupõe trabalhos já com resultados alcançados.


Atenção:

• Utilize o template/modelo do IV CIM;

• O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.


Elementos do texto de apresentação da categoria LabDocências:

  • resumo com 150 palavras;

  • descrição da experiência;

  • objetivos educacionais;

  • justificativa (apresentar reflexões a partir da prática);

  • contexto de utilização;

  • resultados e avaliação da aplicação ou resultados esperados;

  • apresentar as reflexões suscitadas após a prática (podem ser em formato de perguntas);

  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores).


Formato do texto:

• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

• Fonte Arial, tamanho 11pt;

• Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

• Texto com no máximo de 1.500 palavras sem contabilizar as referências e o resumo;

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.  

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Portfólio

Portfólio acadêmico (trajetórias discentes e docentes)


Entende-se o portfólio acadêmico como a constituição de trabalhos que evidenciam a  trajetória acadêmica, partir de reflexões do processo de aprendizagem. O objetivo desta categoria é proporcionar reflexões em torno da constituição da docência e da discência universitária, bem como compartilhar e articular  as expectativas e interesses entre docentes e discentes.


Atenção:

  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.

  • Eixo temático desta categoria é “Portfólio”.


1.3.1 Elementos do texto de apresentação Portfólio


1.3.1.1Memorial

Apresentação do autor, expectativas, interesses pessoais e profissionais, etc.


1.3.1.2 Desenvolvimento

  1. Docentes

Demonstrar a constituição da docência por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Práticas educativas (fatos relevantes, regularidades, contradições etc.);

  • Teorias que embasam a atuação como docente;

  • Pressupostos e valores;

  • Mudanças e permanências durante a trajetória;

  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro na atuação docente).

b) Discentes

Demonstrar a trajetória estudantil por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Aprendizagem (como aprendo, o que aprendi nas disciplinas, nas atividades acadêmicas e nas atividades extracurriculares);

  • Curso (o significado do curso, sua atratividade, o mercado de trabalho, os docentes, o currículo etc.);

  • Profissão (como estou me constituindo como profissional);

  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro para atuação profissional).


1.3.1.3 Conclusão

Reflexões e considerações finais.

Formato do texto:

• O primeiro slide (capa) deve conter as logos das instituições de realização e apoio do evento.

• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Power-Point;

• Fonte Arial, tamanho 18pt;

• Apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

• Apresentação com no máximo de 30 slides;

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O portfólio deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Outro

Outros

Se o seu trabalho não contempla os formatos tradicionais da academia e você o considera interessante  para apresentação no IV CIM, selecione esta opção. O Comitê Editorial irá avaliar a pertinência ou não da proposta de trabalho enviada. Alguns possíveis formatos que podem ser inscritos nesta categoria: manifesto, storytelling educacional, memorial, etc.


  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.

  • O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares