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Diretrizes para Autores

Normas de submissão de trabalhos

II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino: o estudante como agente de mudanças em comunidade


Podem ser inscritos os seguintes tipos de trabalhos:

  • Ensaio
  • Relato de experiência
  • Resultado de pesquisa
  • Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
  • Outro:

Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos tipos de trabalho acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta de um novo tipo de trabalho.


Os trabalhos serão submetidos de acordo com o Eixo Temático que o autor/a considerar mais pertinente:

EIXOS TEMÁTICOS:

1- Avaliação da aprendizagem

Tendências atuais nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.

2- Flexibilidade curricular

Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.

3- Recursos Educacionais

Construção e/ou apropriação de materiais diversos – vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, curadoria e etc.

4- Metodologias de ensino-aprendizagem

Planejamento, planos e registros de ação pedagógica. Estratégias de ensino. Processos e produtos da prática docente.

5- Protagonismo do estudante

Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios, processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno.

6- Tecnologias digitais

Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem.

7. Gamificação

Diferentes princípios de jogos na prática educativa do ensino superior.

8. Educação inclusiva

Inclusão no ensino superior de grupos historicamente excluídos: sexo, etnia, gênero, condição social, deficiência e etc.

Outros

Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos eixos acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.


FORMATO DO TEXTO
Sugestão de formato do texto para todos os tipos de trabalhos:
Resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.
Palavras-chave: até 5 palavras separadas por ponto.

Texto (introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações).
Até 3000 palavras, incluindo as referências bibliográficas; Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, ; usar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Devem ser escritos de acordo com a norma culta e nova ortografia de Língua Portuguesa.
Além da  formatação indicada acima, os trabalhos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do autor.
NÃO DEVE HAVER IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES NO CORPO DO TRABALHO
O EIXO TEMÁTICO DEVE SER EXPLICITADO


Os trabalhos poderão ser enviados na plataforma junto a um vídeo de apresentação/divulgação com o seguinte formato:

Vídeo de apresentação/divulgação ou outros recursos audiovisuais de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e divulgue seu trabalho em 2 minutos!

Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube ou Vimeo, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.


FORMATO DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Socialização nos Grupos de Colaboração

Cada trabalho deverá ser apresentado em um Grupo de Colaboração (GC) de acordo com o eixo temático escolhido pelos autores. O GC tem como objetivo favorecer reflexões e ações  em torno das inovações pedagógicas no ensino de graduação, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes na construção de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior.

O formato da apresentação pode também ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, pôsteres, cartazes, produtos do próprio trabalho, etc. Independente do formato, os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 5 (cinco) minutos.

  • PECHAKUCHA

PechaKucha 15x20 é um formato de apresentação simples, em que o autor mostra 15 imagens e cada uma é mostrada durante 20 segundos. As imagens avançam automaticamente e autor fala junto a elas, garantindo uma apresentação de 5 minutos.

A apresentação deve ser feita como se estivesse contando uma história. Nos slides de apresentação há a predominância de imagens (fotos e figuras). As palavras devem se limitar a palavras-chaves. Evita-se o uso de frases e citações, que se forem importantes devem ser datas pelo autor, mas não devem ser citadas no slide.

  • PÔSTER

Nesta categoria deve ser apresentado o pôster no seguinte formato:

O pôster deverá ter 1,20 m de altura por 0,90 m de largura e conter:

Títulos – Deve constar nomes dos autores suas respectivas instituições de origem e email.

Texto: Introdução / Objetivos / Metodologia / Resultados / Conclusões. Podem ser utilizados gráficos, imagens, tabelas, etc. O texto deverá ser lido por pelo menos 1,5m de distancia. Os pôsteres devem conter dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail, instituição) e do trabalho (Título, eixo temático, textos e imagens). Os autores apresentarão os pôsteres nos Grupos de Colaboração. Junto ao pôster podem ser apresentados outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc. A apresentação do pôster não poderá exceder a 5 minutos no Grupo de Colaboração.

Os pôsteres ficarão expostos em um saguão, logo após as apresentações no GC.

  • VÍDEO / ANIMAÇÃO

Nesta categoria, deve ser apresentado um vídeo ou animação de até 05 minutos que apresente o resultado do trabalho.

Os autores serão responsáveis por levar o arquivo do vídeo ou postá-lo no Youtube ou Vimeo e acessá-lo para apresentação no Grupo de Colaboração.

  • ILUSTRAÇÃO PLÁSTICA-MUSICAL

A ilustração plástica musical refere-se à forma artística de apresentar o resultado do trabalho, por meio de: esquetes, cenas, teatro, músicas, paródias, poesias e etc.

A apresentação deverá ocorrer em 5 minutos no Grupo de Colaboração. Os recursos necessários são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

  • MIDIAS E/OU TECNOLOGIAS DIGITAIS

Neste formato procura-se incentivar que os autores apresentem os recursos que utilizam como suporte a seus cursos como páginas na web, redes sociais, páginas no Moodle ou LMS equivalente, blogs, etc.

Os produtos serão socializados nos Grupos de Colaboração em até 05 minutos.

  • Outras formas de apresentação

Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. Para padronizar os trabalhos, utilizou-se o template da conferência, disponível no link https://goo.gl/AhLZ0j
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado e margens 2,5cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. O arquivo segue sem os nomes dos autores e da instituição de filiação, o que garante a avaliação cega pelos pares.

  7. O arquivo segue com a indicação do eixo temático.
  8. A revisão de língua portuguesa é de inteira responsabilidade do autor/autores, bem como o atendimento às normas da ABNT.
  9. Desejável vídeo de apresentação/divulgação de até 2 minutos, criado e postado pelos próprios autores no youtube. O link para acesso ao vídeo deve ser informado no campo  Comentários ao Diretor da Conferência. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.