Chamada para submissões

Diretrizes para Autores

Normas de submissão de trabalhos

Atenção:

  • A emissão dos certificados do IV CIM (participação, ouvinte, apresentação de trabalho e oficina) está condicionada à inscrição no evento no site da FUNDEP e ao credenciamento. Cliqsue aqui para se inscrever (http://www.fundep.ufmg.br)
  • Os certificados de apresentação serão emitidos apenas aos autores que socializarem seus respectivos trabalhos e assinarem lista de presença, conforme data divulgada pela organização do IV CIM.
  • Todas as orientações necessárias para a submissão se encontram neste arquivo, leia-o com atenção. Em caso de dúvidas, gentileza entrar em com a Comissão Editorial, via e-mail cim.submissoes@gmail.com.

 

1.      CATEGORIAS E FORMATOS

 

Orientações Gerais

Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Trabalho Completo, Recursos Educacionais, Portfólio, LabDocências e Outros.

 

    • Os trabalhos de todas as categorias deverão ser submetidos pela plataforma de inscrições https://congressos.ufmg.br. É desejável que eles sejam acompanhados de um vídeo de apresentação/divulgação. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. Grave em seu próprio celular e venda seu peixe em 2 minutos! Cada vídeo deve ser postado pelos próprios autores no YouTube ou no Vimeo, sendo informado no formulário de inscrição apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso e demais canais de comunicação do evento, para divulgação dos trabalhos entre os participantes e o público em geral.
    • Os trabalhos submetidos não poderão ter sido publicados nem se encontrar em avaliação para publicação por outra conferência.
    • Deve-se utilizar o template/modelo indicado em cada categoria, exceto para categoria “Outros” cuja formatação é livre. Os trabalhos da categoria “Portfólio” devem utilizar a folha de rosto/capa disponível.

Templates disponível em:https://www.ufmg.br/giz/congresso/?page_id=5967

    • Os arquivos devem ser submetidos sem identificação de autores e da instituição de vínculo, garantindo a avaliação cega pelos pares, exceto os arquivos da categoria “Portfólio”.
    • É imprescindível salvar o texto sem identificação dos autores e remover qualquer informação do software que identifique o autor/a -  Menu Arquivo “Propriedades do Word”.
    • Os trabalhos devem indicar o eixo temático. No caso das submissões na categoria “Portfólio”, o eixo temático deve ser obrigatoriamente “Portfólio”.
    • A revisão de Língua Portuguesa é de inteira responsabilidade do autor/autores, bem como o atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
    • Caso o trabalho contenha imagens de terceiros faz-se necessária a autorização de uso de imagens. Tal documento deve ser postado  no sistema de submissão de trabalho, como arquivo suplementar. É vedada a exibição de imagens de crianças.

 

Podem ser inscritos trabalhos nas seguintes categorias:

 

1.1 Trabalho completo

 

Contempla artigo científico nas seguintes modalidades: ensaio, relato de experiência e resultado de pesquisa.

 

1.1.1 Formato

 

Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM Trabalho Completo;
  • Não deve haver identificação dos autores no trabalho;
  • O Eixo Temático deve ser explicitado;
  • Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.

 

Formato do texto:

  • Resumo: em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados;
  • Texto: deve conter introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações finais e referências; mínimo de 2.500 palavras e máximo de 3.500 palavras, incluindo as referências;
  • Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
  • Fonte Arial, tamanho 11pt;
  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles); alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; apresentação dos títulos das seções numeradas;
  • Citações e referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

1.2 Recursos Educacionais

 

Utiliza-se a definição de recurso educacional, baseada na concepção da Unesco, como “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou mídia”. Tais recursos podem “incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”

 

1.2.1 Formato

 

Atenção:

  • Utilize o template/modelo do IV CIM Recursos educacionais.
  • O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.
  • Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.

 

Elementos do texto de apresentação do recurso educacional:

  • resumo em até 150 palavras;
  • descrição do recurso;
  • objetivos educacionais;
  • justificativa (embasamentos teórico e prático);
  • contexto de utilização;
  • resultados e avaliação da aplicação;
  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores);
  • ilustração do recurso educacional (fotos, prints, imagens etc.);
  • link ou arquivo do recurso educacional anexado.

 

Formato do texto:

  • Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;
  • Fonte Arial, tamanho 11pt;
  • Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;
  • Texto com no máximo de 1.500 palavras sem considerar as referências e o resumo;
  • Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos acompanhado pelo arquivo ou link do respectivo recurso educacional. É imprescindível a indicação dos equipamentos necessários para apresentação do recurso nos dias do evento. Os arquivos referentes aos recursos educacionais devem ser submetidos como “documentos suplementares”, na plataforma do Open Conference.

 

1.3 Portfólio acadêmico (trajetórias discentes e docentes)

 

Entende-se o portfólio acadêmico como a constituição de trabalhos que evidenciam a  trajetória acadêmica, a partir de reflexões do processo de aprendizagem. O objetivo desta categoria é proporcionar reflexões em torno da constituição da docência e da discência universitária, bem como compartilhar e articular  as expectativas e interesses entre docentes e discentes.

 

Atenção:

  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade. Deve-se utilizar a folha de rosto/capa disponível para esta categoria. Demais slides têm formatação livre.
  • Eixo temático desta categoria é “Portfólio”.
  • O tamanho do arquivo não poderá exceder 2,5 MB.

 

1.3.1 Elementos do texto de apresentação Portfólio

 

1.3.1.1Memorial

Apresentação do autor, expectativas, interesses pessoais e profissionais etc.

 

1.3.1.2 Desenvolvimento

  1. a. Docentes

Demonstrar a constituição da docência por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Práticas educativas (fatos relevantes, regularidades, contradições etc.);
  • Teorias que embasam a atuação como docente;
  • Pressupostos e valores;
  • Mudanças e permanências durante a trajetória;
  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro na atuação docente).

b) Discentes

Demonstrar a trajetória estudantil por meio de imagens, fotos e reflexões em relação:

  • Aprendizagem (como aprendo, o que aprendi nas disciplinas, nas atividades acadêmicas e nas atividades extracurriculares);
  • Curso (o significado do curso, sua atratividade, o mercado de trabalho, os docentes, o currículo etc.);
  • Profissão (como estou me constituindo como profissional);
  • Inspirações e motivações (em que e como me inspiro para atuação profissional).

 

1.3.1.3 Considerações Finais

1.3.2 Formato do texto:

 

• O primeiro slide (capa) deve conter as logos das instituições de realização e apoio do evento, conforme folha de rosto disponível no site do evento;

• Os portfólios devem ser produzidos em softwares de apresentação e convertidos em formato de arquivo PDF para submissão na plataforma Open conference;

• Tamanho mínimo 18pt e fonte de livre escolha;

• Apresentação com no máximo 20 slides;

 

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O portfólio deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.

 

1.4 LabDocências

 

Contempla relatos de práticas de ensino em caráter experimental. Trata-se de experimentos incipientes realizados nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior que apresentam grande potencial inovador. Nesta categoria prioriza-se a iniciativa docente em experimentar novas práticas educativas que ainda estejam em desenvolvimento, ao contrário da categoria “relatos de experiência”, que pressupõe trabalhos já com resultados alcançados.

 

Atenção:

• Utilize o template/modelo do IV CIM LabDocências;

• O Eixo Temático deve ser explicitado no template/modelo.

 

Elementos do texto de apresentação da categoria LabDocências:

  • resumo com no máximo 150 palavras;
  • descrição da experiência;
  • objetivos educacionais;
  • justificativa (apresentar reflexões a partir da prática);
  • contexto de utilização;
  • resultados e avaliação da aplicação ou resultados esperados;
  • apresentar as reflexões suscitadas após a prática (podem ser em formato de perguntas);
  • dimensão da inovação proposta (explicitar os elementos inovadores).

 

Formato do texto:

• Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf;

• Fonte Arial, tamanho 11pt;

• Parágrafo moderno (texto todo na margem esquerda e o parágrafo marcado por dois espaços entre eles), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, apresentação dos títulos das seções primárias e secundárias numeradas;

• Texto com no máximo 1.500 palavras sem considerar as referências e o resumo;

• Citações e referências devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O texto deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos.

 

1.5 Outros

 

Adequam-se a esta categoria trabalhos que não contemplam os formatos definidos anteriormente, mas apresentam propostas relevantes para o IV CIM. O Comitê Editorial irá avaliar a pertinência ou não do trabalho submetido. Alguns possíveis formatos que podem ser inscritos nesta categoria: manifesto, storytelling educacional, memorial etc.

 

  • Não há template/modelo específico para trabalho inscrito nesta modalidade.
  • O Eixo Temático deve ser explicitado no arquivo.

 

 

2.      EIXOS TEMÁTICOS

 

Podem ser inscritos trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

 

2.1 Avaliação da aprendizagem

Inovação nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.

 

2.2 Estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular

Iniciativas político-pedagógicas em prol da permanência dos estudantes no ensino superior. Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.

 

2.3 Recursos educacionais e laboratórios de ensino

Elaboração e utilização de materiais diversos (vídeos, sites, livros, manuais, tutoriais, softwares, curadoria etc.) em disciplinas e/ou curso. Uso inovador de laboratórios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

 

2.4 Metodologias de ensino-aprendizagem

Estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem para elaboração de planejamento, planos e registros de ação pedagógica.

 

2.5 Protagonismo do estudante

Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios. Processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno na sua formação.

 

2.6 Tecnologias digitais de informação e comunicação

Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem. Diferentes princípios e técnicas de jogos e/ou games na prática educativa do currículo do ensino superior.

 

2.7 Articulação ensino-pesquisa-extensão

Projetos de ensino-aprendizagem e reflexões teóricas que discutam a articulação entre as dimensões ensino-pesquisa-extensão.

 

2.8 Educação inclusiva

Inserção no ensino superior de grupos, historicamente, excluídos: sexo, etnia, condição social, deficiência etc. Inovação social.

 

2.9 Perspectivas complementares

Demais discussões não descritas ou categorizadas nos eixos anteriores e relevantes para reflexão no CIM 2017. A comissão organizadora irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

 

2.10 Portfólio

Apresentações de trajetórias docentes e discentes no ensino superior. Eixo temático exclusivo para os trabalhos submetidos na categoria “Portfólio”.

 

 

3.      SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

 

3.1 Categorias: Trabalho Completo, Outro e LabDocências

 

Cada trabalho deverá ser apresentado em um Grupo de Colaboração (GC), de acordo com o eixo temático escolhido pelos autores. O GC tem como objetivo favorecer reflexões e ações em torno das inovações pedagógicas no ensino de graduação, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes na construção de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior.

 

O formato da apresentação pode ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, banners, cartazes, produtos do próprio trabalho etc. Independentemente do formato escolhido pelos autores, os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 10 (dez) minutos, em data a ser divulgada pela organização do IV CIM. Os autores receberão todos os trabalhos do seu Grupo de Colaboração para leitura prévia como forma de preparação para o encontro. A apresentação do trabalho será realizada somente por um dos autores. Os demais autores receberão certificados de apresentação se permanecerem em tempo integral no GC, assinarem a lista e estiverem devidamente inscritos no IV CIM.

 

3.2 Categoria: Recursos Educacionais

 

Cada trabalho deverá ser apresentado em formato de banner, conforme template/modelo a ser disponibilizado no site do IV CIM. Os banners e os recursos educacionais deverão ser entregues na sede do Giz (Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino), Campus Pampulha, até dia 06 de março de 2019, impreterivelmente. A apresentação acontecerá em dia e horário a serem divulgado no site do evento, sendo obrigatória a presença do autor. Durante a exposição dos banners, nos demais dias do evento, a presença do autor é facultativa, uma vez que os trabalhos continuarão expostos ao público. É desejável que os autor retire o banner no último dia do evento.

 

3.3 Categoria: Portfólio

 

Os portfólios poderão ser apresentados em formatos diversos, conforme item 3.4. A socialização acontecerá em dia e horário a serem divulgados pela coordenação do IV CIM, momento em que a presença do autor/a será obrigatória. Os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 10 (dez) minutos.

 

3.4 Sugestões de formatos de socialização/apresentação:

 

3.4.1 Pechakucha

 

PechaKucha 30x20 é um formato de apresentação simples, em que o autor mostra 30 imagens e cada uma é exibida durante 20 segundos. As imagens avançam automaticamente e o autor fala junto a elas, garantindo uma apresentação de 10 minutos. A socialização deve ser feita como se estivesse contando uma história. Nos slides, deve haver predominância de imagens (fotos e figuras). O conteúdo textual deve-se limitar a palavras-chave, evitando-se o uso de frases e citações.

 

3.4.2 Banner

 

O banner deverá ter 1,20 m de altura por 0,90 m de largura e conter:

  • títulos: constar nomes dos autores suas respectivas instituições de origem e e-mail.
  • texto: introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais. Podem ser utilizados gráficos, imagens, tabelas, etc.
  • O texto deverá ser lido por pelo menos 1,5m de distância. Os banners devem seguir o template disponibilizado pelo CIM 2019, observando os dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail e instituição) e do trabalho (título, eixo temático e textos e imagens). Os autores apresentarão os banners nos GCs, juntamente com outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho etc., se for o caso. A apresentação do banner não poderá exceder a 10 minutos no GC. É necessário enviar um pdf do banner.

 

3.4.3 Vídeo/Animação

 

Neste formato, o autor deve apresentar um vídeo ou animação de até 05 minutos que apresente o resultado do trabalho. Os autores serão responsáveis por levar o arquivo do vídeo ou postá-lo no YouTube ou Vimeo e acessá-lo para apresentação no GC. O tempo restante da socialização deve ser investido na abertura e no fechamento da apresentação.

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3.4.4 Ilustração plástica-musical

 

A ilustração plástica musical refere-se à forma artística de apresentar o resultado do trabalho, por meio de: esquetes, cenas, teatro, músicas, paródias, poesias etc. A apresentação deverá ter uma duração máxima de 10 minutos no GC. Os recursos necessários são de inteira responsabilidade do autor.

 

3.4.5 Mídias e/ou tecnologias digitais

 

Neste formato procura-se incentivar que o autor apresente os recursos que utilizam como suporte a seus cursos como páginas na web, redes sociais, páginas no Moodle ou LMS equivalente, blogs etc. Os produtos serão socializados nos Grupos de Colaboração em até 10 minutos.

 

3.4.6 Editores de apresentação

 

3.4.7  Outros formatos de apresentação

 

Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Editorial do IV CIM irá avaliar a pertinência ou não da proposta. Possíveis formatos: clip musical, curta ficcional, performance, instalação etc.

 

 

4.      POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  • Os trabalhos são avaliados às cegas, isto é, os avaliadores não identificam os autores do texto devido à regra de anonimato dos trabalhos submetidos, exceto na categoria “Portfólio”.
  • Os trabalhos são avaliados por 2 (dois) avaliadores e, em caso de empate, um terceiro avaliador é convidado para emitir parecer do trabalho.
  • O Comitê Editorial realizará uma triagem dos trabalhos submetidos, antes de enviá-los aos avaliadores, utilizando, inclusive, softwares de verificação de plágio.
  • Os avaliadores têm até 10 dias para emitir o parecer. O trabalho pode ser aceito sem alterações, aceito com alterações obrigatórias e até mesmo serem rejeitados, após a avaliação. No caso de trabalhos aceitos com alterações obrigatórias, os autores terão 5 (cinco) dias para postar nova versão do trabalho na plataforma. O não cumprimento do prazo pode acarretar no arquivamento do trabalho.

 

É imprescindível atentar para os seguintes elementos, antes da submissão do(s) arquivo(s):

 

  • O trabalho contém qualquer identificação dos autores, exceto os arquivos submetidos da categoria Portfólio?
  • Existem indícios de conteúdo plagiado?
  • O trabalho apresenta aderência à temática do congresso? Isto é, faz discussões concretas sobre a inovação no ensino superior?
  • O trabalho está dentro de limite mínimo e máximo de palavras?
  • O trabalho está formatado de acordo com o template/modelo do congresso?
  • O trabalho apresenta os elementos/seções obrigatórias, de acordo com a categoria escolhida?
  • As referências no final do texto estão formatadas de acordo com as normas da ABNT NBR 6023/2002?
  • Utilização da fonte e do tamanho da letra nos títulos e no corpo do texto conforme o modelo?
  • O título do texto está formatado corretamente? (Título em letras maiúsculas e subtítulo em letras minúsculas)
  • Formatação do corpo do texto conforme especificado no modelo, seguindo o espaçamento de 1,5 e parágrafo moderno?
  • As seções encontram-se numeradas corretamente conforme o modelo?

(Ex: 3. METODOLOGIA; 3.1 Estudo de caso; 3.1.1 Sujeitos de pesquisa)

  • As citações diretas e indiretas estão corretamente formatadas no texto, segundo o padrão ABNT?
  • Tabelas, Figuras e Quadros estão corretamente formatados conforme o template/modelo? (Enumeração,Título e Fonte)

Submissões a esta conferência fecharam em 2018-10-15.